quarta-feira, 10 de maio de 2017

Memória da Crise

Daniel Casal c/ vários escritores
Turbina; 2017

Saiu no FCBD/ MiniZineFEstPt este livro impresso em risografia - sempre com a qualidade DuoDesign! - que reúne várias BDs do espanhol residente no Porto Daniel Casal com argumentos de vários escritores, profissionais e amadores, sob o tema da "Crise" que atingiu os PIGS da Europa...
Cada argumento foi desenhado por Casal, no âmbito de um estágio na Turbina (tal como nos está a acontecer com o Marco Gomes) sendo difícil perceber se a coerência destas BDs aqui compiladas se deve ao tema ou se ao estilo de Casal.
Apesar dos textos dispararem para vários lados, transformadas em BDs lembram os episódios slice-of-life de Miguelanxo Prado sem o erotismo bacoco de Tangências nem o exagero do Quotidiano Delirante. Algo no meio se possível. Talvez seja pelos diálogos encenados de um mundo que já não se ouve a si mesmo, desumanizando-se de forma mundana e o ritmo narrativo esparso que a comparação surja. Domínio técnico não falta!
Graficamente é muito próximo à Escola de Desenho do Porto, o que poderia soar a uma pretensão qualquer se não existisse mesmo o Clube de Desenho! A influência sente-se a milhas, um bocado de Marco Mendes, um coche de Nuno Sousa e uns pózinhos de Carlos Pinheiro. Mais bem acompanhado não podia estar. Todos os estágios deveriam ser assim, em tempo de crise ou não!

Sem comentários: