sábado, 30 de outubro de 2004

Terminal #15

Dr. Makete; Nov'04

E lá tem saido o fanzine algarvio Terminal... numa base anual lá se vai monstrando ao mundo o que se produz de bd/ilustração/design/contos por aquelas terras e outras - é notória a participação internacional nas suas páginas. Um número dedicado à "gravidade, levitação, meditação, explosão" (como disse?) em que mais uma vez a maior parte dos trabalhos não sai da mediocridade de ideias. A nível gráfico alguns autores surpreendem à primeira vista (sobretudo os estrangeiros) mas depois ficamos com uma sensação de desilusão...
Bom arranjo gráfico como sempre mas ficamos por aqui como sempre...

2,5

sexta-feira, 29 de outubro de 2004

C'est Bon Anthology #1

C'est Bon Kultur; 2004

Antologia internacional de bd produzida por um colectivo sueco e felizmente a língua oficial da revista é o inglês. Destaque para as participações do finlandês Tommi Musturi (recentemente estreado em Portugal, no Quadrado #5) e a alemã Anke Feuchtenberger. Boa apresentação, apesar da "mattotiana" capa de Teddy Kristiansen. Um projecto que tem como "irmãos de luta" a Stripburger da Eslovénia, a Crica da Chili Com Carne, ou a Inguine Mah!zine ou o Sturgeon White Moss da Inglaterra.

3,5

quinta-feira, 28 de outubro de 2004

Succedâneo #29

João Bragança; Mai'03

A vida é complicada de vez enquando. Só agora é que reparei que nunca falei do Succedâneo número 29. Espero que o público deste blog e o seu editor, João Bragança, me perdoem esta falha. Seja como for, tenho na mão uma luva de jardinagem para dar mote ao tema sobre o "trabalho", e dentro dela estão dois zines e um CD-Rom. Ao folhear um dos zines encontro um saco de sementes de Oliveira Milenária que podia plantar até Outubro do ano passado... Raios! Mais frustrante torna-se abordar esta edição que ainda faz parte de uma fase do Succedâneo que é sempre acompanhado ou fazendo parte de um objecto - números anteriores incluiram cadernos escolares de putos, a revista Flama, carteira Digimon.
As críticas sociais dos trabalhos publicados são duras . As intervenções fazem uma espécie de reportagem do que é este país - na cidade ou no campo - no novo milénio, de envergonhar o Eça.
Fica assim um pequeno lembrete para outros ainda mais esquecidos do que eu. Não sabem que o Succedâneo é o melhor zine dos últimos tempos?

4

www.succedaneo.com

quarta-feira, 13 de outubro de 2004

Napa box

Napa; 2004

O colectivo finlandês Napa editou uma caixinha (no formato de uma caixa de cigarros) com 60 autocolantes feitos por 6 dos autores ligados ao colectivo. Cada um dos autores criou sequências não necessariamente narrativas uma vez que cada autocolante pode ser lido isoladamente. Destaque para a "série" de Jenni Rope, autora que continua a desenvolver trabalhos intitulados com os dias da semana - ver http://gentebruta.blogspot.com/2004_04_01_gentebruta_archive.html">Arquivo - desta vez é "(as pessoas que conheci numa) Quinta-Feira".
Ideia porreira. Bem produzido.

4,5

Bonus Striper limited edition

Kosmoplovci; 2003?

Ainda ontem fui ver o último do Kusturica, uma desilusão de filme apesar do espírito caótico balcânico estar todo lá. Se procuram isso, e neste caso num misto de web-design, bd, ilustração, animação, músicos (de Electrónica) em que depois já se torna difícil perceber onde estão os limites de cada área, visitem os sítios www.kosmoplovci.net e www.crsn.com/striper em que a loucura é tal que se percebe por aqueles lados há autores furiosos, hipertensos e sedentos de acção.
O zine que evocou este artigo, é um daqueles zines que nem se sabe bem por onde pegar com medo que ele se estatele todo tal é a quantidade de "suplementos" que estão todos presos a um cartão. Há 4 livrinhos e um CD-Rom cheio de caos gráfico, algumas bd's em inglês e outras em sérvios que nunca percebo nada.
Harmonia, aqui, só se for o espírito dos Balcãs com o dos fanzines. Na Europa pacificada de cá já não há zines assim!

3,5

New Thing #1: Identity

New Suit; 2001

Antologia de bd dirigida por Jim Higgins, que trabalha como editor para "majors". Este editor sentiu que faltava uma antologia de bd alternativa, ou se preferirmos de autor, com estórias bem-feitas, o quer dizer - para ele - bem narradas, com principio, meio e fim, sem delírios puramente gráficos.
À sua conta e risco meteu-se à obra e pegou em gente tão diferente como Nick Bertozzi, Tomer Hanuka, Pauline Martin, Katja Tukiainen ou... Yuko Shimizu. Entre eles destaco os dois primeiros com estórias de múltiplas leituras bem interessantes. Os restantes trabalhos também tem uma qualidade acima da média. O que é estranho é a inclusão de uma bd de espionagem escrita pelo próprio editor e desenhada por Landgdon Foss, esteticamente foleira, na linha do "realismo" super-heróico/aventura/acção norte-americana.

4,4

sábado, 2 de outubro de 2004

Hyena Book ; Kylmä Liha

J. Rojola, T.K.; 2004

Dois graf'zines finlandeses. O primeiro feito por 3 raparigas e um rapaz, deles destaca-se Johanna Rojola por ser mais conhecida. Este grupo abusam da serigrafia para fazer um livro-objecto caótico, histérico e com o período, tal é a quantidade aberrante de vermelho e cor-de-rosa que abundam nas páginas... o livro é atraente logo ao primeiro toque mas o conteúdo parece inócuo passada a euforia do tacto, é a paixão momentânea do "fogo-de-vista".
O segundo, é "thanatos" puro: imagens da destruição do corpo humano visto pela óptica da banalidade do quotidiano. Estilisticamente as ilustrações fazem-me lembrar um misto de David Soares e João Cabaço. Há texto, em finlandês, por isso creio que perco algo, sem dúvida...

roju@kaapeli.fi ; tieto-kon3@luukku.com

3; 3,4 respectivamente

sexta-feira, 1 de outubro de 2004

Inguine MAH!gazine #1/4

Coniglio; Mai'03/Jun'04

Revista de bd produzida pelo colectivo Inguine, grupo de autores de bd e webdesigners italianos que compoem, também, a Associação Mirada. Editada pela Coniglio (a mesma de L'Ostile, ver Arquivo em Bruto), parece uma boa forma de se redimir da péssima revista que é L'Ostile. Esta MAH!gazine é mesmo alternativa, com autores alternativos, etc... Dedica-se sobretudo à bd e também ao Design. No conteúdo é espécie de revista-irmã da CanibalCrica Ilustrada da Ass. Chili Com Carne. Alguns colaboradores são conhecidos como Aleksandar Zograf, Gianluca Constantini (que faz o barroco mas bonito Design da revista!), Julie Doucet, Chris Lanier, Max Andersson & Lars Sjunnesson (com o "Cão Capacho Bósnio" recentemente publicado na Quadrado), James Kochalka, Renée French e justamente porque maior parte deste trabalhos são reedições de outras revistas (como a Stripburger) e já serem autores que conhecemos, quem nos supreende é o trabalho de Paper Resistance. É uma série de ilustrações (que existem também em versão autocolante!) politicamente engajadas, embora de uma forma um quanto estranha. São imagens de figuras conhecidas com as suas biografias a acompanhar, a selecção fica à vossa opinião: Ian Mackaye (criador do Straight Edge), Kingpin (vilão das bd's de super-heróis), Phil Spector (o grande produtor musical), GG Allin (sem comentários), Linda Lovelace (lenda do porno), Ulrike Meinhof (terrorista alemã) são os mais famosos...
O número 3 é um especial E.U.A., interrompe o "Cão Capacho Bósnio" mas publica Peter Kuper, Winston Smith e os habituais autores italianos...

4

www.inguine.net