Bedeteca de Beja; Abr'05
E no Sul tudo de novo! Em Beja abriu uma Bedeteca, e com ela um modelo idêntico à de Lisboa, nomeadamente na publicação de novos autores. Tanto que a cópia à Lx Comics é descarada - e ainda bem que hajam mais iniciativas assim, mais vale um bom modelo bem copiado que algo completamente "original" mas mal feito ou uma cópia mal feita. Assim, agora também há uma colecção para novos autores em formato comic-book, chamada Toupeira, que se estreia com a bd "Bófias" de
Véte. Chama-se Toupeira em jeito de homenagem ao Atelier Toupeira que desde 1996 tem feito um bom trabalho com jovens autores (locais), editado fanzines vários e foi a semente para a inauguração da Bedeteca de Beja. Sobre "Bófias" pouco de bom a dizer, história confusa e sem piada (embora tenha pretensões a isso), grafismo seguro de si mas paradoxalmente amador e "copiador" a várias imagens... É um policial em volta de um assassínio mas sem qualquer tipo de emoção, vontade de deixar uma marca pessoal e perfeitamente "anti-clímax" do princípio até ao fim. Um bocado triste, até! A iniciativa da nova colecção é de louvar no entanto, esperamos mais autores para os próximos tempos!
Quanto à "Venham +5" é uma revista em formato A4 cheia de autores bejenses que para o mal e para o pior, matam umas árvores para projectarem as suas experiências na bd. Destacam-se Lam e Susa Monteiro pela maturidade gráfica e originalidade dos textos, o resto é amador até dizer chega. É uma faca de dois gumes, por um lado, não percebo porque os editores e autores não tem olhos para perceber que ainda estão verdes e que meia-dúzia de fotocópias seriam suficientes para divulgar o trabalho deles, por outro lado, havendo uma nova revista, abre-se mais portas/estruturas com trato semi-profissional para novas colaborações/autores/bd's - venham elas para melhorar a "coisa"!
Como apontamento final, é de distinguir o design das duas publicações, moderno e bonito q.b. É engraçado, que apesar destas minhas criticas negativas, achei a "Venham +5" mais arrojada e à vontade nas suas bd's publicadas que por exemplo a recente Blastmagazine, editada na "cosmopolita" Lisboa pelos seus "artistas" das Belas-Artes. Contrapondo ao isolamento e/ou esquecimento da interioridade que o Alentejo sofre, os últimos estão bem melhores do que os resultados pretensiosos e falhados da Blastmagazine.
A Toupeira está de parabéns, mesmo!
2,1 ; 3 respectivamente