sexta-feira, 30 de dezembro de 2005
Canicola numero due
Revista italiana de bd de autor, Canicola no seu segundo número - em continuo programa de publicação das novas tendências do "fumetti". Para evitar repetições descritivas leiam este post.
Destaque para a bd de Andrea Bruno - o autor que sobressai da estética "naif" que a revista tem cunhada nas suas belas páginas - que se encontra a desenvolver uma estranha história (de continuação) pós-apocalíptica em que mete militares-padres e dramas familiares com prostitutas. Uma revista que provoca calor insuportável mesmo no frio do Outono... ou no Inverno.
4,5
sábado, 17 de dezembro de 2005
Mais um brainstorm underground na Caixa Económica Operária
Mais electro break’n’noise strange electrónica na Caixa Económica Operária [R. Voz do Operário 64, Lisboa] HOJE, às 22h30 com as actuações live de shhh... e Mikroben Krieg, as bancas das associações Thisco e Chili Com Carne e DJing com representantes da Connexion Bizarre.
Entrada gratuita. Oferta do split "Give me ambiguity or give me something else" às 50 primeiras entradas.
shhh... é para escrever sempre em minúsculas, mas o silêncio que resulta do pedido é quebrado por batidas agulares em ambientes cinzentos, um modo muito particular de brokenbeat. shhh... terá para muito breve edição própria pela Thisco, após inclusões nas compilações "Thiscotronica", "Thiscology" e no split "Give me ambiguity or give me something else" com Mikroben Krieg e Sciencia, de que resultaram elogiosas críticas nacionais e internacionais. Representou a editora Thisco na compilação do Número Festival, edição de 2005.
Mikroben Krieg é um projecto de Leiria que se encontra perfeitamente ambientado no seio do electro-industrial europeu, de onde vieram as mais elogiosas palavras da crítica especializada. Na sua música os elementos rítmicos variam entre um possante techno beat e exóticos loops étnicos.
Enquanto trabalha para novas edições para a Thisco, comemora 10 anos de existencia do projecto nesta apresentação ao vivo. Temas nos discos "Thiscotronica", "Thiscology" e no split "Give me ambiguity or give me something else".
O webzine Connexion Bizarre lida com música electrónica alternativa e underground, mantendo-se a par dos mais recentes desenvolvimentos em campos que vão de Industrial a Electro e IDM, de Power Noise e Experimental a Synthpop, Ambiente, Breakcore e Mash-ups. Esta webzine organiza também o Connexion Bizarre Club, um evento mensal regular no Porto, dedicado a música electrónica dançável, com selecção musical a cargo de uma equipa com conhecimento e prática neste campo e parcialmente responsável pelos webcasts semanais em www.connexionbizarre.net, e colabora com outras organizações. Para este evento, em colaboração com a editora Thisco, a equipa Connexion Bizarre será constituida por M. e :JW:
Organização: C.E.O. + Thisco + Sindicato + Alquimia + Chili Com Carne + Connexion Bizarre + Phono + Base.
quinta-feira, 15 de dezembro de 2005
Xmas Étable Destructive
presépios em plasticina facilmente destrutíveis
no Mercado do Cavalo já no próximo sábado!
tu que és cristão ou judeu,muçulmano ou agnóstico, satânico ou apenas parvo,
surpreende a tua familía!
substitui a maria por um t-rex,o menino jesus por um coelhinho,
josé por um macaco! e ainda te habilitas a ganhar a mini-prisão
cheia de pinipons cristãos.
sexta-feira, 9 de dezembro de 2005
The Last Hurrah
É incrível o que se pode fazer numa hora... bem, pode-se fazer um zine de bd por exemplo. Joana Figueiredo lançou na exposição Zurzir o Gigante (na semana passada) um dois-em-um. Dois zines prometidos há muito, Everybody Codfish e We have barnacles, foram esborrachados neste The Last Hurrah para ver se finalmente saía cá para fora. Com desenhos de André Lemos, José Feitor, bd's de Rafael Gouveia, Pitchu, Piggy e Joana Figueiredo e textos de Axima Bruta, um mini-cd (pirata!) como extra é feito um zine em formato A5, montado e fotocopiado numa hora. Zine mais zine não há.
A capa é bem fixe!
3,5
http://www.crime-creme.blogspot.com/
[brevemente haverá uma versão revista e melhorada - vamos esperar]
Qwert #10: "Low Density" ; #11: "wien, ein mensch stirbt"
O amigo alemão Dice Industries enviou as suas novas coisas! Dois números do seu zine Qwert desta vez em formato livro.
O primeiro, Low Density, é um catálogo do trabalho de artes plásticas do autor. Usando - abusando - imagens dos «tios patinhas» (a font do título não deixa dúvidas) e outras bd's/imagens populares, elas são manipuladas ao ponto de ruptura sendo recriadas em ruído abstracto. A deformação é impressionante, o efeito estranho do texto que as acompanha (diálogos "ready-made" sacados também dos "tios patinhas e afins") cria uma espécie de "Lynch meets Lichtenstein". Fico com pena em não poder ver estas aberrações em grande formato. Quem sabe um dia... [4]
O segundo livrinho é uma bd em que por estar escrita em alemão pouco ou nada percebi. Visualmente é bonito como é geralmente o trabalho de Dice - vejam as bd's nas Cricas! Bem que ele podia ter traduzido! [3,9]
terça-feira, 6 de dezembro de 2005
presenças CCC
2) Dia 17 de Dezembro, estará na Caixa Económica Operária para mais uma noite organizada pela Thisco e outras entidades underground. Nessa noite, actuam os Shhh… e Mikroben Krieg. A CCC estará presente, também, com uma banca de zines.
segunda-feira, 5 de dezembro de 2005
Vai e vem
Assírio & Alvim; 2005
é chato ver ideias tão boas serem tão mal exploradas. Este "Vai e vem" é ilustrado pelo elegante-imperfeito traço de Filipe Abranches - também autor de bd, conhecido pelos dois excelentes volumes de "História de Lisboa" numa edição bonita, de série limitada a 400 exemplares.
Um livrinho ou caderninho para os fetichistas pelos objectos editoriais, num formato um bocado superior ao A6 impresso a duas cores. A prosa de Manuel de Freitas (em tempos mais contudente) é que não convence de tão inócua e estraga tudo. Um formato a copiar!
3,4
quinta-feira, 1 de dezembro de 2005
Zurzir o Gigante
A exposição e venda de originais de Ilustração e outras artes gráficas, a ter lugar nos dias 1, 2 e 3 de Dezembro de 2005, no Espaço Interpress, foi organizada por um grupo informal de artistas gráficos com o objectivo de proporcionar a compra de originais de ilustração, desenho, gravura e serigrafia, assim como de edições independentes, ao mesmo tempo que se cria um espaço agradável de convívio e troca de experiências artísticas durante 3 dias.Esta iniciativa insere-se numa lógica que pretende a proximidade entre o público e os artistas, e a possibilidade da aquisição de obras de arte a preços acessíveis, desafiando assim a filosofia das galerias de arte, através da realização de eventos organizados e promovidos pelos próprios artistas, sem intermediários. A experiência filia-se em outras já ensaiadas e plenamente conseguidas, como A Arte dos Trezentos (2001), as Fantasias de Natal (2003) e as mostras de ilustração que decorreram paralelamente às diferentes edições da Feira Laica, organizadas de forma independente.Na exposição estarão patentes trabalhos de cerca de 30 artistas gráficos, entre os quais o pintor Artur Varela e os ilustradores Pedro Zamith, André Lemos, Joana Figueiredo e André Ruivo, assim como jovens artistas que, em alguns casos, se vêm expostos pela primeira vez, tais como Mina Anguelova e Lucas Barbosa.
Paralelamente à exposição decorrerão outras actividades, nomeadamente espectáculos musicais, venda de publicações independentes e fanzines e a exibição de filmes.
Horário da exposição: Quinta 1 das 19hàs 02h - Sexta 2 e Sábado 3: das 13h às 02h.
ESPAÇO INTERPRESS . Rua Luz Soriano, 67 . Bairro Alto . Lisboa