domingo, 9 de novembro de 2008

Palmadas!

A Feira Internacional do Fanzine de Almada regressou esta Sexta-Feira com um formalismo inacreditável só possível para quem ainda acha que a "k7 estalinista" deve ser usada para um evento "alternativo". Ele foi banda de música medieval (I shit you not!) que tocou e levou o público para a sala onde está a mostra dos fanzines, ele foi vereador a dar um discurso armado em jovem (usou cerca de 16 "pá" na sua oratória penosa), ... um fartote!
Regressado (felizmente) à Casa Municipal da Juventude – Ponto de Encontro, ficará lá até 15 de Novembro, uma mostra de zines recebidos este ano (poucos), alguns de edições passadas (sem critério de escolha) e algumas colecções (privadas?), entre elas uma de fanzines sobre Metal - fabuloso um título com uma entrevista ao Fernando Ribeiro dos Moonspell ainda com carinha de puto! Só por isso vale a pena ir lá!
A Chili Com Carne esteve nos primeiros dois dias com uma banca do seu catálogo, associados e amigos internacionais. Ficou uma selecção de títulos na banca de vendas da organização, a cargo do fanzine Riot Not Quiet!
Sem querer poderão encontrar Anna Kaisa Laine, autora/editora anarco-femininista finlandesa que deve ter pensado que este evento era algo genuíno e não uma chachada feita por autarcas cinzentos - apesar de achar a "sala de leitura" um verdadeiro mimo retro-lounge, ainda por cima com o rio Tejo como vista. A CCC comprou-lhe alguns exemplares de The Garden Sketchbook (Atlantic Press; 2007), um belo livrinho ilustrado (pela autora e escrito pela inglesa Emma Wills) sobre jardinagem - inclui um saco com sementes de flores.

Continuando com a treta da Feira de Almada, a programação é absolutamente desanimadora, provavelmente desenvolvida pelo pior tecnocracismo dos dias de hoje que são os departamentos de juventude das câmaras municipais. Não se encontra nada relacionado com zines ou edição independente (nem uma conferência? um workshop? um lançamento?). Não houve uma ponta de esforço para captar qualquer espírito DIY ou similar... Ficará o catálogo das publicações, o FanCatalog 2008, um fanzine fotocopiado em A5 com os contactos dos zines representados que só tem uma graça: ao lado das capas dos zines está a reprodução dos envelopes que os transportaram. Dado as ligações (antigas) dos zines à mail-art e a forma caótica e reciclada que os zinistas usam os envelopes esta foi sem dúvida uma ideia gira - ou a única!
Ontem deve ter sido a melhor noite de concertos porque tocaram a xungaria do Metal, com nomes lindos como Vizir (os Enapá 2000 do Grind?) e os Filii Nigrantium Infernalium (o Batatinha e Cia do Black Metal?).

1 comentário:

Cão Sarnento disse...

Terei de dar lá um salto para a inauguração. Suponho que a localização física da loja se mantenha (já não vou lá há algum tempo).