quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Piru piru piru pompero


Em Valência conhecemos o Martin López das Ediciones Valientes, que editou o zine Combate, e trocamos algumas edições que deverão estar disponíveis para a próxima sessão do PEQUENO é bom!, dia 3 de Outubro (Domingo) na Casa da Achada.
Das suas edições destaco o Kovra #1 (Fev'10), zine A5 antológico em que por apenas 3 euros têm-se acesso a boas bd's de autor que variam entre a crítica social, registos autobiográficos, escatalogia e alguma experimentação. Participam Jorge Parras (do Argh!), Álvaro Nofuentes, Rodrigo La Hoz, Pablo Soto e o próprio editor, Martín López - cujas bd's de vivências urbanas lembram os filmes Nouvelle Vague (pelo desnorte e desepero que a vida moderna trouxe), os ínicios de Jaime Martin (talvez pelo nome e por ser em castelhano, jajajaja) e graficamente o Eddie Campbell. Sem dúvida a melhor publicação que trouxemos de Espanha, que pelo facto de estar em castelhano chegou incólume a Lisboa enquanto todas as outras edições esgotaram-se pela "Europa aborrecida"!


Na estadia de dois dias em Valência, preocupado com o diário gráfico da tournê, achei a melhor solução para poder participar sem os meus desenhos duvidosos era fazer entrevistas aos organizadores que nos receberiam. Assim ao entrevistar o Martin descobri que é do Peru, e claro, comecei a chateá-lo a perguntar pela cena peruana. Arranjou-me alguns zines e livros, que destaco o Carboncito #11 (Dez'08) revista A5 e o livro Y se me presento en forma de Bestia (Contracultura; 2008) de Jorge Pérez-Ruibal, autor que já tinha topado aqui e participado no Último Fósforo. A revista varia entre uma produção amadora (cheia de clichés e muitas vezes a piscar o olho ao comercialismo) e uma produção de autor interessante como a de Manuel Gomez Burns. No meio estão convidados de Espanha (Alberto Vasquez), Colombia (Alvaro Velez) entre outros países latino-americanos. É interessante para conhecer a produção daquelas bandas mesmo que de vez enquando parece que estamos numa máquina do tempo como é o caso da bd David Galliquio, sobre uma banda punk que lembra o Kebra do francês Jano nos anos 80. Já o livro "Bestia" é puro prazer. Junta várias bd's e ilustrações de Pérez-Ruibal, algumas autobiográficas outras 100% maldosas (tipo satânico-escatológicas) a lembrar Kaz e Mike Diana, mostrando que a Aldeia Global está a funcionar a 100%.
Estas edições e outras estarão à venda no próximo Pequeno é bom! mas poderão ser feitos pedidos antes para o e-mail ccc@chilicomcarne.com. Descontos para sócios e ofertas de algumas edições aos primeiros pedidos.

Sem comentários: