quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Laica Last Hour!

ana biscaia


Fechamos a programação da Feira Laica - com a feira per se, filmes de animação e os convidados estrangeiros e respectivas exposições. Mas há sempre situações de última hora! Temos mais uns convidados especiais, nomeadamente uma exposição de Ana Biscaia e ainda a vinda do peruano/espanhol Martin Lopez.

Biscaia (1978) é ilustradora e designer gráfica. Estudou design de comunicação na U. Aveiro, ilustração na Konstfack University College of Arts, Crafts and Design (Estocolmo). Em 2010 foi distinguida pelo júri do Prémio Nacional de Ilustração pelo livro "Poesia de Camões para todos". Tem colaborado com diversas editoras portuguesas e suecas. O livro "O Carnaval dos Animais" foi seleccionado pelo júri do prémio TITAN Illustration in Design.
Este ano participou na nova antologia da Chili Com Carne, Destruição ou bandas desenhadas sobre como foi horrível viver entre 2001 e 2010 e ainda no jornal alemão Jungle World.

Como o Martin atrasou-se a confirmar a visita e não poderá ter uma exposição embora isso não seja um problema porque virá cheio de material! De Valência, cidade onde vive trará a excelente revista Argh! e edições do seu projecto Gráfica Valiente, que desde o Inverno de 2006 tenta destruir o mundo destabilizando a economia europeia com os seus zines e serigrafias caseiras e, eventualmente, com exposicões. Edita o zine El Temerario, dedicado à ilustração, e Kovra, dedicado à bd com o segundo número ainda quentinho, além de apoiar outras auto-publicações como Usted de Esteban Hernandez e Buen Dolor de Álvaro Nofuentes. Do seu país natal, o Peru, trará ainda produção desse hemisfério...
Conhecemo-lo na tournê europeia da CCC, foi o responsável pelo mini-zine Combate (entre autores da CCC e autores espanhóis) e irá participar no livro da tournê - mas terão de esperar para depois da Feira Laica porque ainda está a ser feito...

Sem comentários: