segunda-feira, 28 de março de 2022

Webinar com Francisco Sousa Lobo e Berliac


 

Working Group 2 The Metamorphoses of Contemporary Iberian Comics led by Benoît Mitaine (Leader), Ana Matilde Sousa (Co-Leader) and José Manuel Trabado (Scientific Advisor) is organising a seminar on the topic of non-fiction comics on 30 March 2022 at 6.00pm.

The event will feature two artists, Berliac from Argentina, who is the author of Playground (2013) and Francisco Sousa Lobo from Portugal, author of Deserto / Nuvem (2017)


Details of the event: Wednesday 30 March 2022, 6.00pm (CET).


...

O Non-Fiction Comics Webinar #2 é o segundo webinar de uma série dedicada à banda desenhada de não-ficção, organizado no contexto da Acção COST iCOn-MICs 'Investigation on Comics and Graphic Novels from the Iberian Cultural Area’

Contará com a presença dos artistas Berliac (Argentina), autor de "Playground", e Francisco Sousa Lobo (Portugal), autor de "Deserto | Nuvem", "Palácio" e "Gente Remota". 

Vai decorrer nesta quarta-feira (30 de Março) às 17h de Portugal, através da plataforma ZOOM, sendo moderado por Ana Matilde Sousa (Hetamoé) e Hugo Almeida (Mao).

Diário da Palavra (1)


A Chili Com Carne está a receber um estágio da ESAD / Caldas da Raínha - mais uma vez - que está a desenvolver um projecto em BD com a nossa ajuda técnica. 

Para abusar dos estagiários - é por isso que o sistema os inventou - propusemos ao jovem Rodrigo Villalba a produção de uma tira autobiográfica, na realidade é um exercício de escrita, em que todos os dias recebe uma palavra para activar a sua memória e os músculos da narração num formato simples (e velha guarda) que é a "tira humorística". 

Diário da Palavra é um realmente um diário tão labiríntico como a nossa mente, que nos mente sempre. Ou será isto uma armadilha para gozar com os millennials?

sábado, 5 de março de 2022

ccc@Rescaldo.2022


Volta o RESCALDO e nós voltamos ao Rescaldo depois de vários anos sem irmos lá!!

Eis o plano:

- dia 2 de Março nas Damas em que tocam Carlos "Zíngaro" e Clothilde lançamos o quarto número da Pentângulo, revista co-editada com a Escola Ar.Co., porquê? Porque neste número publica-se uma entrevista exclusiva com "Zíngaro" justamente da sua faceta menos conhecida, a BD!

- dia 6 de Março na St. George Church, montamos uma mesa com uma selecção dos nossos livros mais ligados à música... Apareçam!

sexta-feira, 4 de março de 2022

Será a caneta mais poderosa do que a espada?

 



 A edição portuguesa do Monde Diplomatique tem publicado, sob a nossa coordenação, as respostas em Banda Desenhada por uma série de artistas. 


Este mês é a vez da João Carola, autor que tem participado em várias das nossas antologias, a última foi a Querosene.

quarta-feira, 2 de março de 2022

terça-feira, 1 de março de 2022

Split book do REI da BD PORTUGUESA ... ESGOTADO

 


Apesar de não estar, estou muito / DJ Nobita Early Years 2002

Só 200 exemplares deste livro foram para o mercado livreiro tendo ESGOTADO - pode ser que ainda encontre alguns na BdMania, Kingpin Books, Linha de Sombra, Matéria Prima, Mundo FantasmaSenhora PresidenteSnobTigre de PapelTinta nos Nervos e Utopia. E na Quimby's (Chicago).


Edição da Galeria Municipal do Porto, copublicado com a Chili Com Carne, projecto editorial de Diogo Jesus e João Ribas com textos de Guilherme Blanc, João Ribas com Diogo Jesus e Marcos Farrajota.
 
16x22cm 266p a cores, catálogo relativo à exposição homónima + compilação dos 5 números do zine DJ Nobita Early Years 2002
 
Sim, o Rudolfo afinal chama-se Diogo Jesus!!
 
Este livro foi publicado no âmbito da exposição Diogo Jesus: Apesar de não estar, estou muito, com curadoria de João Ribas, apresentada na Galeria Municipal do Porto entre 2 de junho e 16 de agosto de 2020. É um split book, sendo que a frente e o verso servem como capas de duas partes independentes do livro. Um lado é composto por textos, por uma série de digitalizações de obras individuais de Diogo Jesus e pela documentação fotográfica da exposição; o outro lado reúne vários zines desenhados pelo artista, entre outubro de 2019 e julho de 2020, em diferentes diários.




Desde os seus primeiros trabalhos de música e banda desenhada de produção independente até aos seus projetos recentes como DJ Nobita e Gekiga Warlord, os desenhos, objetos, vídeos, ephemera e materiais de arquivo apresentados dão-nos um panorama da obra de um artista prolífico, que desde 2007 se move entre géneros e entre comunidades. O que une a maioria destes trabalhos é um impulso narrativo e uma dimensão subcultural e autobiográfica, assim como as suas ironias, que evidenciam tanto um humor sarcástico como uma honestidade desarmante. O elenco rotativo de amigos, artistas, heterónimos, figuras ficcionais apropriadas e léxico de subculturas presentes nos desenhos oferecem um comentário recorrente sobre questões de criatividade, masculinidade, obsessões pessoais, a cultura dos videojogos, a cultura do ‘do it yourself’, a precariedade e as condições de produção de arte. – João Ribas





FEEDBACK

exciting, experimental recent release (...) Zine wildman Diogo Jesus's two-books-in-one combines an exhibition catalogue of his comics, many in English, with his 2019-20 'Doraemon'-inspired zines, DJ Nobita Early Years 2002. - Paul Gravett no FB