terça-feira, 23 de janeiro de 2024

diários dum cão danado @ Linha de Sombra




Este é que é o verdadeiro número 41 do Mesinha de Cabeceira passados 23 anos! 
(saiu o ano passado, em 2023)

Nada mais afastado do que o outro: de um pseudónimo de um homem do Sul ao facto de ser uma selecção de desenhos de diário gráfico entre 2020 e 2023.


São 40 páginas A5 preto e branco numa edição limitada a 100 exemplares.




Giancarlo Apollini ("Nova Luanda", 1972) vive atualmente no Alentejo. 

Iniciou em 2015 a sua atividade como escultor depois de muitos anos a trabalhar para o teatro como diretor técnico, cenógrafo e designer de iluminação cénica. 

Tem uma obra que, para além da escultura e desenho, se desdobra em várias expressões como a performance, o teatro de animação, a fotografia e o vídeo. 

Os desenhos e palavras aqui reunidos fazem parte dos seus inúmeros cadernos diários e são apenas uma pequena amostra de um sem fim de grafismos vários que o autor regista no seu dia a dia e que estão na base de todo o seu pensamento e pesquisa. 

O universo do autor balança entre o trágico e o cómico, entre o belo e o grotesco, numa expressão provocatória marcada intensamente por uma forte pulsão erótica. 



FEEDBACK

Em época de comemoração de três décadas de actividade, o Mesinha de Cabeceira tem estado imparável: - mais de dez novas publicações no espaço de um ano!!! (...) Diários dum Cão Danado abre com um coelho branco e uma chave dourada, estimulando a curiosidade para o seguir, introduzindo-nos na toca para desvendar que estranhos segredos se ocultam no seu interior. Logo nas primeiras salas, confrontamo-nos com os bichos, carcaças devassas, as meat paintings de Francis Bacon assombradas por Rembrandt.
(...) Figuras, torsos amputados, representados contra um fundo plano - Bacon novamente. Uma breve incursão no espaço do museu, vetusta catedral erigida em louvor do voyeur. A ilusão, as imagens fotográficas exibidas através dos filtros que operam novas magias nas redes sociais - a girl magic box. A vaidade vã. | Vanitas |. A caveira, como marco miliário, a recordar a insignificância da vida e a efemeridade da vaidade.
O que é que Fellini, Hitchcock e Buñuel têm a ver com tudo isto? Têm tudo, pois criaram estranhos objectos de desejo, decompostos em perturbadoras fantasias de transgressão, moldando definitivamente o nosso olhar. 
 A recorrência, a fixação e reentra-se nos dispositivos do desejo, a contemplação sem toque, evitando uma aproximação excessiva. A potência erótica, o jogo da sedução. A mulher objectificada, o olhar devorador focado exclusivamente na parte do corpo fetichizada.
Segundo Barthes, a imagem pornográfica é uma imagem monótona, porque já não tem nada a esconder, sem mistério, cancela o prazer proibido. Aqui, pelo contrário, há mistérios por desvendar... Palavras e frases pairando, abertas ao fortuito acaso. Diários dum Cão Danado constitui-se como um panóptico carregado de potência erótica, trajando luzidios fatos de latex, onde um fecho-éclair metalizado abre um interstício, rasgando uma fenda entre a realidade quotidiana e a fantasmagoria da solidão.

terça-feira, 16 de janeiro de 2024

Carpenterville

 


Bem sei que este No Gods No masters No Romance de Kastrata é de 2019 mas que fazer? Há tanta coisa a acontecer por aí que só dei conta da Nekro.Ruído.Rekords o ano passado (ler A Batalha #299). Esta editora de k7s é um verdadeiro mimo para os melómanos de pós-Industrial e Noise. Tudo é perfeito, os grafismos exemplares, as produções DIY com brio e claro a música! Ou se calhar não, depende dos ouvidos e cultura de cada um, mas por mim está óptimo e recomendo aos mais corajosos e corajosas! 

No caso desta k7 de Kastrata, o ambiente electrónico ameaçador desenvolve-se lentamente numa construção de um sonho marado qualquer. Lembra uma visita pelo pior da urbe com um nevoeiro a sufocar a visão e onde equipamentos ou edifícios começam a aparecer pouco a pouco, a destacarem-se  da névoa, sem uma base de apoio, como que suspensos no ar, ilógico mas concreto ao mesmo tempo. 

Com esta novidade desejo-vos aquele simpático "Bom Ano Novo" mesmo com 15 dias de atraso.

sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

Será a caneta mais poderosa do que a espada?




A edição portuguesa do Monde Diplomatique tem publicado, sob a nossa coordenação, as respostas a este desafio em Banda Desenhada por uma série de artistas. 

Este mês é a vez de Lucas Almeida (1981, Algés), licenciado em Artes Plásticas pela ESAD (Caldas da Rainha) e que trabalha no campo da ilustração e da impressão em serigrafia. Desde 2002 que publica o fanzine O Hábito faz o Monstro, que já vai no número 29, mas isto porque só publica números primos! Em 2012, a Chili Com Carne publicou uma espécie de best of deste título e, em 2023, o livro Contos no Campo.