Esta é uma pequena história de Portugal, esse país sem problemas de consciência, com uma memória selectiva, ao mesmo tempo sincera e senil.
É uma história de cruzamento de ideias, de confrontos de perspectivas. Eu não estou em lado nenhum, neste livro. Ou então estou em todo o lado.
A questão do racismo é sempre um poço sem fundo. Incómoda, urgente, com ramificações que tocam a todos, profundamente. A minha relação com o nosso passado colonial é múltipla. Eu próprio nasci em Moçambique, rodeado de empregados e privilégio colonial.
Depois veio logo o 25 de Abril, essa tábua rasa a um tempo gloriosa, mas que nos oculta a história e nos iliba de qualquer culpa. Depois veio a primária em que aprendemos a hostilidade contra os espanhóis, e depois o liceu em que nos forçaram os Lusíadas pela goela abaixo. Este livro é talvez o paté resultante.
A esperança é que sofre.
- Francisco Sousa Lobo
23º volume da Colecção CCC, 100p a duas cores, 16,5x23cm, edição brochada.
editado por Marcos Farrajota. Design de Joana Pires.
...
Historial
-
Obra realizada ao abrigo de uma Bolsa de Criação Literária da DGLAB/ Ministério da Cultura
-
Lançamento no dia 19 de Dezembro 2021 no M.A.L. com apresentação de Sara Figueiredo Costa
-
artigo no Público
...
Disponível na nossa loja virtual e na Linha de Sombra, Snob, Tinta nos Nervos, Kingpin, Tigre de Papel, Utopia, Matéria Prima, ZDB, STET, Vida Portuguesa, Socorro, Alquimia, Stet e Senhora Presidenta.
Sem comentários:
Enviar um comentário