segunda-feira, 30 de maio de 2022

Brinca brinca


Os metaleiros perderam - e não me refiro ao facto da Loud! ter ido à vida este ano. Nesta eterna luta entre o poder instituído e a contra-cultura, o Metal lixou-se. Nos últimos 25 anos não trouxe nada de novo e deixou levar os seus frutos para outras mãos menos ortodoxas. A culpa é dos metaleiros que não souberam ver na Electrónica o futuro - a cultura digital para eles serviu apenas para completar discografias no Discogs. Assim passamos a ter Metal de Galeria como os sunn 0))), de academia como os Liturgy ou queerizado como Fire-Toolz - nada contra, muito antes pelo contrário - e agora até já há "nerds" de jogos ao barulho!! 'Tão fodidos!

Da mesma equipa do excelente e divertido Death Jungle Robot eis Putrescence Regnant saído o ano passado. É um LP em vinil cuja embalagem aberta torna-se tabuleiro / mapa de um RPG. O livro do disco traz a narrativa e regras do jogo - não estamos perante um disco com as "líricas", informações de gravação ou os agradecimento a bandas obscuras amigas com quem tocaram numa toca ou festival qualquer. O ambiente e a estética do jogo é para ser escatológica-pagã-apocalíptica-fantástica. Como não sei jogar nada desta coisas, olho prós elementos gráficos e parece-me tudo uma caricatura da Fantasia, género que nem me diz nada, até acho insuportável no maior parte dos casos. Se deveria ficar cagadinho de medo com vikings zombies saídos de um "shonen" então é melhor ver as notícias da TV para abrir as veias ou lançar-me do terceiro andar. 

Resta a música, portanto. No que diz a Metal, o género musical era o objectivo inicial para esta banda sonora dado o historial do género com o terror, grotesco ou fantástico. A toada é Drone à sunn 0))) (o que quer dizer a mesma coisa), aliás, Greg Anderson participa numa faixa. Entre as linhas ouve-se o som do pântano e uivos das almas perdidas mas não sinto nada de Dark aqui, falta espaço para se criar ambiente maldito mas sobretudo era preciso não ficar preso ao cliché da guitarra esticada e repetitiva dos sunn o))) (espero não ter de voltar a escrever o nome desta banda mais alguma vez na resenha). 

Para quem se alimenta regularmente de Illbient, Japanoise ou Industrial não levará isto a sério mas convenhamos, esta música cumpre funcionalmente a missão que as imagens deste RPG transmitem - algo que não assusta mas que parece que assusta, uma diversão entre amigos que até curtem Black Sabbath ou Spliknot. Entre preconceito e snobismo, não consigo dissociar jogos de RPG ao síndroma de Peter Pan, transformando esta música tão pueril como o jogo. O momento alto é a faixa final com a participação de Wayne June que tem aquela voz de narrador tenso de "trailers" de filmes. Quando ele abre a boca, um gajo fica quietinho, à espera que o mundo acabe. Gulp!

quinta-feira, 26 de maio de 2022

CCC @ Snail Eye - Leipzig

 


Magma Bruta will have some of our books at Snail Eye in Leipzig
From 27 to 29 of May, so this weekend!!
See you there :o)

ccc@jornadas.anarquistas.do.livro.e.da.autoprodução


Infelizmente temos de ir a Beja aturar bedófilos mas A Batalha terá uma pequena selecção dos nossos títulos... É na Pintalhão este fim de semana.

terça-feira, 24 de maio de 2022

ccc@Beja.2022


MMMNNNRRRGunDJ Team vai por som na primeira noite no Festival de BD de Beja. Quando passar a ressaca toca a ir ver a exposição do Rodolfo Mariano e assegurar um exemplar do seu novo livro, editado pela colecção Toupeira da Bedeteca de Beja.

sábado, 21 de maio de 2022

Kassu Pl


Kassumai de David Campos foi lançado na Polónia em 2020, numa edição "melhor" que a nossa porque não só inclui o livro sobre a sua estadia numa ONG na Guiné-Bissau como ainda a banda desenhada publicada posteriormente na antologia Zona de Desconforto. Só falta nós fazermos o mesmo... Edição da Timof com tradução de Jakub Jankowski e Alicja Jancelewicz.

Entretanto o autor vai ao Festival de BD de Varsóvia prá semana!

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Like we told you before Kassumai by David Campos was published by Timof  in 2020. This Polish edition is better than our original in sense that it includes the graphic novel about David six months NGO experience in Guinea-Bissau but also one comix about an "adventure" in Senegal, published later in our Zona de Desconforto anthology.

Next weekend David Campos will be at the Warsaw Comics Festival



David Campos, autor wydanego dwa lata temu komiksu Kassumai, będzie kolejnym gościem festiwalu Komiksowa Warszawa.

segunda-feira, 16 de maio de 2022

TORRE TERMINAL


 

Apesar de censurado pela FNAC no ano de 2014 - como o tempo passa - eis que a colombiana Vestigio editou agora o Terminal Tower de Manuel João Neto e André Coelho, com uma "portada" linda! De resto, em 2019 esta editora já nos tinha feito a versão castelhana do W.C. de Marriette Tosel - originalmente publicada pela nossa defunta editora irmã MMMNNNRRRG.

Gracias!

Released in 2015, Terminal Tower by Manuel João Neto e André Coelho just came out in Columbia by Vestigio, a cool publisher that already published W.C. by Marriette Tosel (of our dead sister label MMMNNNRRRG) in the past. What's the next title to publish in Colombia?

domingo, 15 de maio de 2022

TERMINAL TOWER / sold out / Colombian edition out now!




I define Inner Space as an imaginary realm in which on the one hand the outer world of reality, and on the other the inner world of the mind meet and merge. Now, in the landscapes of the surrealist painters, for example, one sees the regions of Inner Space; and increasingly I believe that we will encounter in film and literature scenes which are neither solely realistic nor fantastic. In a sense, it will be a movement in the interzone between both spheres. J.G. Ballard


A transformation occurs on the CCC Collection with the release of its 16th volume. If during 14 years we intercalated a literature book with a graphic one (usually with Rafael Dionísio's books and the comics anthologies), this editorial logic or even the distinction between those two formats is now overrun by the intrinsic nature of Terminal Tower by André Coelho and Manuel João Neto.

Terminal Tower's creative process between artist and writer is positioned outsite the traditional comic book logic, in which there is a script to be adapted to sequential drawings. In this case, having the premiss of a man seculded in a tower in a state of alert, the book was developed simultaneously by both authors.

With the tower as a starting point, Coelho developed some drawings from which narrative ideas were taken and potentiated new illustrations which in their turn ran the all the narrative indefinitions forming a creative spiral.

The book's central theme is a delirium triggered by paranoia, without making clear if the engage of the tower's mechanisms is real or if it lies in the mind of the isolated man, since nothing seems to work in this ruin of the future. It can be traced references to the derelict worlds of Enki Bilal, J.G. Ballard (1930-2009) and Industrial music – it's not by mere chance that both authors also colaborate in Sektor 304 project.

Released at the Comics Festival of Beja with an exhibition of the originals on the 31st May 2014 ... exhibition at El Pep Gallery (July) and in September at Treviso Comics Fest and October at Amplifest (Oporto) ... Colombian edition by Vestigio ...

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ISBN: 987-989-8363-27-5
144p. b/w + colour, 16,5x23cm
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maybe you still can find some copies @ Sarvilevyt (Finland), La Central (Spain), Neurotitan (Berlin), Quimby's (Chicago), Dead Head (Edinburgh), Praxis (Berlin)...
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Some pages:

Publicado en 2014, supone una muestra del cómic más experimental. Y tengo que decir que me hea impresionado mucho. Se trata de una obra fundamentalmente gráfica, donde el argumento queda sepultado y debidamente encriptado. Es un tópico posapocalíptico, pero eso es lo de menos: lo que abruma es el despliegue expresionista, el uso de la mancha y el blanco y negro, por momentos cercanos al Frank Miller más avanzado, por momentos inmersos en la abstracción pura. La técnica mixta enriquece el resultado final al incluir imágenes fotográficas, además de toques de color en algunas páginas. En la primera mitad del libro no existen personajes humanos: se trata de una naturaleza muerta, paisaje dibujado con trazos rabiosos y planos fotográficos, cuya paz muerta sólo es perturbada por una bandada de cuervos. A partir del capítulo tres aparecen humanos, dibujados con estilos variados, algunos quizá demasiado convencionales —sobre todo las figuras dibujadas a lápiz—, porque chirrían en un conjunto tan radical, pero tienen que aparecer para que el diálogo dé paso a un final hermoso y terrible. Terminal Tower es una joya 

Chili do Inferno ou Clube Com Carne? MAGA ESGOTADO! QCDI últimos 5 exemplares!!!

Eis a parceria diabólica entre a Chili Com Carne e o Clube do Inferno em 2015!!!
A Maga já estava prometida à muito tempo, é uma antologia de textos ou como se sub-intitula: Colecção de Ensaios sobre Banda Desenhada e afins

Inclui textos de Tiago Baptista (entrevista), Marcos Farrajota, João Machado, João Sobral (que realizou o design da publicação) e Ana Matilde Sousa, e ainda umas BDs de Tiago de Bernarda, que nos oferecem artigos sobre BD, Indíos, Depressão, Manga, Cultura Pop, Anime, Zines, Comix e DIY a rodos...

É o volume -5 da colecção THISCOvery CCChannel, parceria da Chili Com Carne e Thisco para a edição de livros sobre "Ocultura" onde a BD se insere facilmente. 
São 122 páginas que ESGOTARAM mas quem ainda se encontre algum exemplar perdido na Mundo FantasmaMatéria-Prima, Linha de Sombra, BdMania, STET e Tasca Mastai.

Melhor Publicação Relacionada pela Central Comics 2016



O QCDI não se deveria chamar QCDA!? Será gralha da rapaziada?  Não não não! É que estes chaval@s são do Inferno e não do aPOPcalipse! Apesar de André Pereira, Astromanta, Hetamoé e Mao disfarçarem a sua "chavalice" com barbas", sorrisos e pactos de sangue!

Fear of a Capitalist Planet
Tamanho A3! 16 páginas impressas em azul petróleo! Capa a cores!

à venda ÚLTIMOS 5 EXEMPLARES AQUI e na Matéria-Prima, ZDB, Linha de Sombra, BdMania, STET e Tasca Mastai.





QCDI #3000, integrado na colecção de banda desenhada QCDA da Chili Com Carne. Alguns de dos membros do Clube do Inferno já tinham participado nos números anteriores — o André Pereira no 1000, a Hetamoé no 2000 —, mas este novo volume é Clube do Inferno de uma ponta à outra.

Com o subtítulo "Fear of a Capitalist Planet", as quatro histórias operam em diferentes matizes, entre o fantástico, o político, e o onírico. Dragões, polícias e pizzas deformadas fazem parte da iconografia deste projecto em que continuam uma ideia já presente na exposição Lightning Riding Waves of Fire (na El Pep em 2014): a de que vivemos depois da catástrofe. Colocam-se de fora, no futuro, na realidade paralela, para obter tangentes que se querem alienígenas mas não alienantes.

Feedback: 
Parece haver um princípio comum, indicado pelo título e por uma nota final. Uma reflexão sobre o tardo-capitalismo actual, cujo prometido estertor tem sido sentido pela forma como se tem imiscuído em esferas várias (começando pelo da política, como temos testemunhado na Europa, não nos escusando de sentir as vibrações em Portugal). O título baseia-se num ensaio [os autores garantem "estar lá tudo"], mas se o medo é sobre algo que ainda não sucedeu, aqui é infundado, pois estamos já nele. O título parece ser já uma citação em segundo grau de um famoso álbum dos Public Enemy. 
Pedro Moura / Ler BD 
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"Quatro Chavalos do Inferno" (...) colectivo que tem desenvolvido um trabalho relevante e renovador na cena portuguesa de BD (...) questionam, desmontam, apoucam e ironizam o presente com cheiro a fim de civilização que vivemos. 
Sara Figueiredo Costa / Expresso 
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Nomeado Melhor Fanzine na BD Amadora 2015 
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Lista dos Melhores Livros de 2015 no Expresso 
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uma história de André Pereira que podia figurar igualmente numa qualquer publicação da editora britânica 2000AD. Já em Fantastic Proliferation seguimos de perto (demasiado perto) o abuso do poder por parte de Cosimo, uma personagem digna de um qualquer filme de Pasolini, cuja história, da autoria de Mao, prima não só pelo conteúdo, mas por todo o experimentalismo
Melhores de 2015 pela Deus Me livro
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Nomeado para Melhor BD Alternativa 2015 nos Prémios do Festival de Angoulême 
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Best Portuguese Graphic Novels por Pedro Moura no sítio de Paul Gravett: QCDI 3000 is actually the third volume of an ongoing project to highlight new, young comics artists who are willing to push the envelope of the art of comics-making. This particular issue is concentrated on a collective called Círculo do Inferno, a little like the Hellfire Club, and they’re no gentlemen either. The authors are Astromanta, Hetamoé, Mao and André Pereira (...). This oversized, tabloid-like anthology presents four-page pieces by each artist, not necessarily narrative: Astromanta presents a sort of science fiction essay on precariousness; Hetamoé crunches shojo manga with post-Marxist politics via high fantasy tropes; André Pereira creates a seemingly light story that actually focuses on the current political-economic crises of Portuguese society (with absolutely brilliant page compositions); and Mao brings together two distinct narrative tracks, an unclear palace intrigue and the slow progress of an oozing pizza-monster (but also an exercise in experimental composition). Weird, creative, dynamic, indeterminate in their moral but surefire in their humour and politics, this collective has not only produced top-notch contemporary comics that go well beyond classic genres and forms, but also provide much food for thought, and not only about comics themselves. 
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Nomeadas BDs de Mao e André Pereira para Melhor Obra Curta no Central Comics 2016

quinta-feira, 12 de maio de 2022

Cracking a Sul até 18 de Maio


Exposição TOMMI MUSTURI | CRACKING
Pintura, bandeiras e obra gráfica 

Bedeteca de Beja (1º andar da Casa da Cultura) 
De 23 de Abril a 18 de Maio

Tommi Musturi é um dos mais representativos artistas da Finlândia, operando em campos tão diversificados como a banda desenhada, a pintura, a imagem e o som. Esta exposição permite um vislumbre sobre a sua obra gráfica mais recente, e é organizada pela Tinta Nos Nervos com o apoio do Instituto Ibero-americano da Finlândia. 

Entrada livre

segunda-feira, 9 de maio de 2022

Será a caneta mais poderosa do que a espada?

 


 A edição portuguesa do Monde Diplomatique tem publicado, sob a nossa coordenação, as respostas em Banda Desenhada por uma série de artistas. 


Este mês é a vez da Dois Vês, autora que tem participado em várias das nossas antologias, a última foi a Querosene - e em breve no Conger Conger Comix.


sexta-feira, 6 de maio de 2022