segunda-feira, 26 de setembro de 2011

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

+ umas kuvas

 fotos de Joana Pires

Talvez a única exposição de interesse durante o Festival de BD de Helsínquia, na galeria Jangva, comissariada pela francesa Polina Petrouchina, que juntou o seu trabalho à finlandesa Hanneriina Moisseinen e à russa Gala Marina sobre  de BDs em bordados. 
Não tenho a certeza se havia mais exposições. O programa em inglês incidia sobretudo nas conversas e entrevistas. Esta confusão (ou queixa) não é exclusiva minha, Polina também se queixou de que ninguém parece ter visitado a galeria - pelo menos dos convidados estrangeiros do Festival. Foi graças a uma conversa entre Polina e a Joana Pires que percebemos que havia esta exposição no programa, e por acaso já conhecia a galeria quando visitei o Festival noutras edições. Também falaram de uma inauguração de uma exposição do Aapo Raapi na galeria Myym älä 2 mas essa nem estava no programa... Quem percebe estes Suomis?

Kuvas e palavras da Sarja



O Festival de BD de Helsínquia já não é o que era... Ganhou potência mas perdeu o gozo... Assumiram-se como um projecto popular e comercial que monta uma tenda no centro da cidade fazendo claro que aumente o número de visitantes e consumidores. A questão é se afastou os mais interessados pela cena. Se os tarados do Cosplay fossem um bom indicador desta questão então a resposta seria positiva - não vi palhaços vestidos de Naruto. Só que também não vi Punks nem Freaks, ou então passavam despercebidos... Os zines foram parar a outra tenda mais pequena e de alguma forma, apesar da distância das tendas ser mínima (2 metros!) acho que os editores, autores e público não se misturaram.
A cena alternativa está consolidada via Huuda Huuda, Asema e jornal Kuti, parece que não vai aparecer um novo colectivo marado como aconteceu nos últimos 15 anos, é possível que a cena se cristalize e se institua - só para este evento foram lançados uns 3 "coffee-tables" sobre a cena finlandesa ou nórdica, esta última pela Fantagraphics. No meio desta demonstração de força, pergunto o que aconteceu à Napa Books que não estava presente e se há realmente novos talentos por estas terras.
De resto, vendeu-se bem... quer dizer vendemos mais cartazes do Futuro Primitivo e discos dos Kebabs que livros, coisa que não acontecia no passado, daí estas questões sobre "onde estão interessados" parecem-me pertinentes.



Seria injusto dizer que o Festival não deixa de ser um evento relaxado e divertido o suficiente. Por alguma razão a organização prepara a "Comics Battle" em que dois desenhadores têm 3 minutos para fazer um desenho e um minuto para destruir o desenho do oponente. Pelo facto do pivot do evento ser o Black Peider parecer um "wrestler" lembrei-me de saltar e lutar com o desenho do meu oponente. Ganhei claro! Não tive tanta sorte quando fiz amor com o segundo desenho e não fui às finais. O mundo está todo lixado, preferem violência ao amor... Não foi só eu que perdeu, foi também a Humanidade!



Nunca irei perceber porque uma exposição pensava há um ano foi tão mal divulgada pelos finlandeses. Não tenha sido por maldade - acho que os finlandeses são mais latinos do que parecem - tanto que se esforçaram na montagem (kiitos Joonas Lehtimäki!) e até pintaram o logotipo do Futuro Primitivo numa parede.
...
Kiitos oficiais a Kalle Hakolla e a equipa da Sociedade Finlandesa de BD. 
Fotos de Joana Pires.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011


Desde 5 de Setembro e até 1 de Outubro, o Futuro Primitivo (em finlandês Primitiven Tulevaisuus) está a sujar o Centro de BD Finlandesa, no âmbito da 26ª edição do Festival de BD de Helsínquia, que acontece no no fim-de-semana de 16 e 18 de Setembro.
O evento acolhe Marcos Farrajota e Joana Pires para representar a Chili Com Carne, MMMNNNRRRG e outras edições independentes portuguesas. 
Foram também preparadas novos cartazes em serigrafia com imagens das bds publicadas no Futuro Primitivo remisturadas por André Coelho e Bráulio Amado. A impressão dos cartazes ficou a cargo de Lucas Almeida. Ainda estão disponíveis os do Miguel Carneiro / Arara.
...

Futuro Primitivo exhibition (Primitiven Tulevaisuus in Suomi) is trashing the Finnish Comics Society between 5th and 1st October, during the 26th Helsinki Comics Festival. In the weekend of the festival (16th and 18th September), Marcos Farrajota and Joana Pires will be in a table representing Chili Com Carne, MMMNNNRRRG and Portuguese indie comix books.
For this event we'll have new silkscreen posters made of Futuro Primitivo skrewed & chopped comix book. The poster images were remixed by André Coelho and Bráulio Amado and they're printed by Lucas Almeida. The older posters by Miguel Carneiro / Arara are still available.

por / by
ANDRÉ COELHO

por / by
BRÁULIO AMADO

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

English Boring Europa


Dear friends, it's done and now you can understand what the hell happen during Spreading Chili Sauce around Boring Europa 2010 tour!!!
Of course we made and published this travel book, Boring Europa, but it was written in Portuguese. Our colleague Ondina Pires translated it and now it's a FREE PDF file for you to read online above (thanks to MMMNNNRRRG Issuu page) or for download in CCC site (you don't need to buy the book to get the file).

more links:
free soundtrack (Ghuna X) - phonotactics.info/?p=409

sábado, 10 de setembro de 2011

Pindura 2011 ganhou Geraldão!


Pindura 2011! ganhou o Geraldão do Troféu HQ Mix como melhor projecto editorial no Brasil! 

Para quem não sabe o Pindura é um calendário para 2011 com participações de vários autores de bd e ilustradores brasileiros como o Alex Vieira, MZK, Nik Neves, Fábio Zimbres, Stevz, Adão Iturrusgarai, Gabriel Mesquita, Biu, Chico Fêlix, Gomez, LTG, Gabriel Góes - só para citar os mais conhecidos - e participaram os portugueses Marcos Farrajota, José Feitor, Pepedelrey e Pedro Zamith.

O calendário tem como base um desenho de um elevador em que cada desenhador interviu com 3 imagens sequenciadas ou não. O calendário é do tipo "folhinha" como se diz no Brasil - ou seja é uma agenda diária. Dá pena usar - cada dia que passa deve-se arrancar a folha do calendário... quem é que anda a fazer isso?

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Finnish Future


Kiitos Kalle Hakkola e Joonas Lehtimäki!