sábado, 28 de novembro de 2009

Dio na FNAC


Não, não é o Ronnie John Dio (o anão do Heavy Metal que canta sobre dragões e que inventou os famosos corninhos com a mão) que nos referimos neste "post" mas do Rafael Dionísio (ahhh...) que tem os seus dois (anti)romances A Sagrada Família e Lucrécia e ainda Cadernos de Fausto, à venda nas FNAC's - como podem ver na fotografia abaixo retirada na do Chiado.

Curiosamente foi mais fácil de tratar com a FNAC em relação às nossas edições literárias do que a BD, aliás, basta ver como está a bd nas suas lojas...


quinta-feira, 26 de novembro de 2009

ccc@ciclo.imagens.projectadas.02

Nos dias 26 e 27 de Novembro, no Instituto Franco-Português, acontece o Ciclo de Imagens Projectadas, organizado pela Granular, e que inclui na programação concertos com Carlos Zíngaro.
Estaremos lá com uma mesa cheia de edições nossas e dos nossos associados, a partir das 18h.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Brasil VII


Beleléu (Daniel Lafayette + Eduardo Arruda + Elcerdo + Stevz; 2009)

Chamam-lhe "revista" mas tem o aspecto de um livro - todo ele quadrado bem maneirinho e a cores, assim do tipo "mini-luxo". Os brasileiros gostam de ser troca-tintas, assim só porque lhes apetece... E por nós isso não é um problema seja como for, porque o que nos preocupa são as acusações que a bd brasileira (alternativa ou não) está sempre virada para o humor, mesmo quando os artistas atingem grafismos que não são os mais habituais para esse género. É o que acontece aqui e talvez por isso que o Beleléu tem uma ligeira carga dramática inesperada, pendendo mais para o Laerte do que para o Angeli - o que significa que é muito mais interessante, mêmo! Alguns autores vê-se que tem influências europeias como o Mattioli, Blanquet ou Morgan mas posso estar errado, e agora?
à venda no site da CCC (20% desconto para sócios que devem pedir o desconto por e-mail)

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Casa Ruim


Malta / loja fixe de Torres Vedras que vendem lá as nossas edições e de associados... O vídeo é porreiro até porque aparece a capa do Noitadas, Deprês e Bubas e uma foto da montra em que o livro do João Maio Pinto está em destaque. É preciso ter um olho clínico ou ruim...

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Breakcore comix... finalmente!

Alto e pára o baile! (2007), Jungle Comix #1 (2009), Vomitcore #1 (2008)
Rudolfo Comix

Tem sido uma batalha por o Destruição de pé (como se pode por uma destruição de pé, seja como for?) e felizmente topei um puto ranhoso que gostava de Otto Von Schirach e Breakcore e também que desenhava - pelo menos cartazes. Fiz-lhe um convite pessoal via myspace (eis algo finalmente positivo na porra do myspace!) e Rudolfo (é o nome do bicho) surge como uma caixinha de surpresas quando enviou o seu trabalho para o apartado da CCC, em que o envelope despejou lixo mental a rodos: desde cromos da bola "black metalizados" (ver lá para baixo), desenhos inéditos que não foram para o caixote do lixo porque ele lembrou-se de os enviar no envelope, um póster em stencil e três zines mal-paridos de esperma de boi e óvulos de macaca velha. As bd's e desenhos do Rudolfo são ordinários, cheios de ritmo & sangue, palavrão e piada seca, feitos de desenhos Pop de quem comeu muito Pokemons e vomitou Digimons dentro do pacote daquelas batatas fritas com sabor a chouriço. Mas ei! os desenhos dele são tão respeitáveis como são os do Evan Dorkin ou Jeffrey Brown. O puto sabe o que desenha!
Diz ele sempre com orgulho no meio de mil e uma tretas que nasceu em 1991 e faz bd, zines e música desde 2006. Se for verdade já pode morrer em paz porque fez-me vir ao quebrar a modorra do apartado nesta época do digital-em-que-já-não-existe-mais-matéria-para-a-cultura. Soa a pedófilia rasca mas posso assegurar que nenhum ser vivo foi abusado na escrita desta resenha. É tudo ficção e drama... Cuidado com ele!

ADN


D & N 2 (Mayyrh; 2009)

Nevada Hill (dos Zanzibar Snails) e David Lee Price juntaram-se para fazer um disco experimental baseado em gravações improvisadas e posteriormente trabalhadas em estúdio. O trabalho é feito de sons íntimos e fantasmagóricos, como a chuva no Texas (o que tem ajudado neste Verão prolongado), algum ruído branco controlado para não atrofiar (como acontece com os Zanzibar, diga-se) e alguns barulhos de mecanismos simples (ou serão instrumentos?). No fundo parece mesmo que uns músicos friques invadiram uma quinta de instrumentos em punho e puseram-se a experimentar que sons é que poderiam sair dali. Talvez por isso que a embalagem do CD-R seja um simples saco com a ficha técnica serigrafada e dentro do saco para além do disco apareça lã de ovelha encharcada em óleo. É curioso que muitas vezes as embalagens e imagens dos discos transmitem o que está para se ouvir, é mesmo curioso...

ccc@lucca.comics.2009



Tem toda a pinta de ser Dantesco mas as edições da Chili Com Carne e associados lá tiverão representação no Lucca Comics & Games 2009 através dos camaradas Passenger Press.

Podem ver fotos deste evento, um dos mais antigos da Europa e do Mundo, em que há espaço para foleirices populares como ter gajos vestidos de irmãos Metralha como outras coisa, ao contrário da Porcalhota em que os nossos representantes no evento, a loja portuense Central Comics, vendeu 2-sim-2 livros apenas num evento de 3 fim-de-semanas! O evento da "Sporcha" é mau ou é o seu público que é desinteressante? A Central Comics não é boa vendedora? Também não é por aí, nos últimos cinco anos, a CCC teve em vários stands (de entidades diferentes) e teve sempre os mesmos resultados. Em Lucca, pelo pudemos apurar pelos nossos camaradas do Passenger devem ter vendido 10 exemplares pelo menos. O que está de errado nisto? Alguém que responda porque não conseguimos fazer isso, tendo como única conclusão possível que esta foi mesmo a última vez que deixamos lá os nossos zines e livros...

Já agora, anunciamos também que os italianos lançaram o novo número da antologia The Passenger, em que participa o Pepedelrey que desenhou uma bd para o Lloyd Kaufman, a cabeça pensante (como disse!?) dos filmes de série ZZZ (?) da Troma!!!

Antes disso este ano em Agosto lançaram um "art book" que incluia um trabalho de Jorge Coelho - que assina ou assinava JCoelho.

Também só agora é que se lembraram de anunciar a antologia... enfim mais informação no e-flyer (basta carregar na imagem para aumentar). É só cromos!