quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

ccc@angoulême.2010

"Dose French basterdz" perderam a nossa inscrição de stand no Festival de Angoulême... "Merde!" Ainda assim iremos lá chatear os "franciús", deixando alguns livros da Chili Com Carne com os camaradas ingleses do zine Last Hours, e a MMMNNNRRRG com os italianos Passenger Press...

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"Doze French basterdz" lost our papers for the stand in Angoulême... "merde!" Even so Chili Com Carne crew will go there to annoy you! Books of Chili Com Carne will be on the stand of English punkers Last Hours and MMMNNNRRRG books with Italian warriors of Passenger Press...

We are taking newest book MASSIVE, if you have contribute for this anthology, please tell us to bring copies for you - and tell us where we can meet!

Bacalhau qu' aragu


Rudolfo : Grandes Êxitos (auto-edição, 2008) ; Vídeojogos são para falhados (Rudepuke; 2009)

Portugal atrasado como sempre demorou a ter o seu "trash" mas ei-lo no seu rigor myspace: Feia Medronho, Vizir (os Enapá 2000 do Grindcore!), Darko Phallu, MC Satanánás e o Rudolfo... Na essência são pessoal do Metal (uns mais, outros menos) que juntaram o Anús do Metal à tecnologia digital barata para fazer humor escatológico de baixo nível mas que ainda assim conseguem pelo menos dar uma "bufada de ar fresco" à mediocridade que o Pop/ Rock/ Hardcore/ Techno/ Metal português se encontra. O "melting-pot" de referências é enorme passando do Techno da Rave para malta do tunning à iconografia kitsch do Black Metal, dos jogos 8-Bit ao Nosso Pimba, do excesso de pornografia (bizarra ou não) ao "bling bling" do Hip Hop. As referências artísticas são o humor anal e Free Grindcore dos Anal Cunt, o minimalismo e revivalismo do "tão-mau-que-é-bom" inserido pelo Electroclash neste milénio, e por fim, a realização do poder que a a língua "local" pode ter versus o Inglês para carreiristas falhados - o exemplo poderá ser os demoníacos Brujeria?

O Rudolfo, para além de fazer zines de bd (já aqui referidos), é um performer e músico desta vaga "Nu Trash Z", ou como ele prefere "True Jungle Disco Trash" (como mete na contracapa do seu álbum, sendo os "t" desenhados como cruxificos invertidos), que já editou duas demos e um álbum - este último com festa de lançamento programada para 13 de Fevereiro nos Maus Hábitos (Porto).

A primeira demo Grandes Êxitos tem 15 minutos e 45 segundos, ironicamente para o título que têm só ultrapassa em 45 segundos para os 15 minutos de fama previstos pelo Andy Warhol, e já cá está o que é a entidade Rudolfo: música feita com máquinas de jogos assumindo um lo-fi-tech, Breakcore e Noise, gozo aos clichés da cultura popular (Sou do Guetto é um Hip Hop débil que dá mais "respect" que os "Hip Hopers" 'tugas que andam por aí armados em vítimas), vozes parvas (de quem foi abandonado pelos pais aos desenhos animados da TV), uma serie de parvoíces Xixi i Cócó (literalmente) que poderão agradar fãs de Big Dumb Face ou ainda Faxedhead, embora não tenha assim tanta relação como isso - lembrou-me não sei porquê...

Aliás este imaginário de Rudolfo é acentuado no Vídeojogos (...) em que as suas obsessões com Pokemon e Vídeojogos (o que torna o humor sobre estes objectos um bocado hermético para quem nunca jogou Playstation), nacional-cançonetismo, pornografia com piscadela a Otto Von Shirach (Mexe esse cu) e Black Metal surgem mais apuradas (e mais bem gravadas?), fazendo deste ser de 18 anos um verdadeiro Saul do Digital Hardcore.

O Vídeojogos (...) existe em versão "deluxe" que inclui o álbum própriamente dito, um mini-cd "bootleg" com toda a discografia em mp3 (as duas demos mais o álbum) e um póster colorido. A embalagem e produção são super-cuidadas, Deluxe Trash? Cuida-se bem o Saúl!

domingo, 24 de janeiro de 2010

o rescaldo do rescaldo...


Apesar do Rescaldo dar algum sono para quem trabalha das "9 às 5", foi um evento super-simpático, cortesia do divertido e dinâmico sr. Travassos. Ainda assim o máximo que fiz para tirar o sono foi tirar esta foto da mesa-dupla das edições da CCC e afins, até porque o público interessado não parava de intervir na mesa.

Um dos bons momentos - daqueles que vi mais de 10 segundos, admito - foi o Rodrigo Amado Motion Trio que inclui na bateria o Gabriel Ferrandini, um puto de 23 anos que toca como um velho de 32 anos - aliás já tinha ficado surpreendido com ele quando foi o Sonic Scope em que tocava nos Red Trio (a primeira vinheta no link anteriror são as mãos do rapaz). Trocamos de "galhardetes" e fiquei com o disco editado pela European Echoes (2009), que é a "label" de Rodrigo Amado. Boa produção, bom Free Jazz se gostasse disso!

Notas finais: perdi Whit feito estúpido - também mudaram a ordem das "bandas" na Sexta sem saber... No Sábado a surpresa foi outro puto (este de 21 anos) Tiago Morgado, também me pareceu bom embora só tenha visto um bocado de nada! E já me esquecia de mencionar a malta do bar da Barraca, uns brincalhões ad nauseam... Até à próxima!

sábado, 23 de janeiro de 2010

Estudiosos del Tema


Conhecemo-nos no Crack, a ET, editora/ colectivo de Barcelona, com a qual trocamos as nossas edições. Assim trouxemos o seu catálogo completo em que se destaca La Cruda, revista cheia de pintura figurativa, ilustração pós-Pop e bd non-sense, em formato quadrado, impressa a cores, oferece sempre qualquer coisa no seu interior (um CD de música, um poster,...). Lembra a antologia americana Blab mas com muito menos bd.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

COMBATE ILUSTRADO


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Lançamento do livro O COMBATE ILUSTRADO
Terça-feira, 26 Janeiro, 19h

na Casa da Achada - Centro Mário Dionísio
Rua da Achada, 11, Lisboa
(perto da R. Madalena/Lg. Caldas)
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O COMBATE ILUSTRADO
de 1986 a 2007

Mais de 200 páginas com ilustrações e BD's de Alain Corbel, Alice Geirinhas, André Ruivo, Ângelo Ferreira de Sousa, Carlos Marques, Catarina Carneiro de Sousa, Cristina Sampaio, Diniz Conefrey, Francisco Vaz da Silva, Fernando Torres, Fonte Santa, Frederico Mira, Gonçalo Pena, Isabel Carvalho, Joanna Latka, João Fazenda, Jonas, Jorge Silva, Jorge Varanda, José Cerqueira, José Feitor, Luís da Silva, Miguel Cabral, Nicolau Tudela, Nuno Costa, Nuno Gonçalves, Nuno Neves, Nuno Saraiva, Patrícia Garrido, Paulo Cintra, Pedro Amaral, Pedro Burgos, Pedro Cavalheiro, Pedro Pousada, Pedro Zamith, Relvas, Renato, Richard Câmara, Rui Silvares e Vasco.

Coordenação e design: Jorge Silva /Textos: Heitor de Sousa e Jorge Silva /Capa: Rui Belo /Produção: Luís Branco e Tiago Gillot /Fotografia: Valter Vinagre

Versão resumida em pdf aqui.

ccc@rescaldo


vamos estar presentes com uma mesa cheia das nossas edições, de associados e de amigos pelo planeta fora... + info sobre o festival aqui

Agora chuchai no dedo...


v/a : Faca Monstro 5, 6 (Faca Monstro; 2009)

2009 só trouxe duas novas "mix-tapes" da Faca Monstro, projecto que junta os produtores electrónicos do Porto não alinhados à música pateta sem no entanto deixarem de ser funcionais. 2008 é que foi o ano com quatro mix-tapes - já agora, todas elas estão disponíveis para descarga gratuita no myspace do projecto, myspace.com/facamonstro.
Feita com os "suspeitos do costume", ou seja, Ghuna X, HHY, Ex-Pawn (Expeão) entre outros. o que salta logo ao ouvido é uma coerência muito forte entre os projectos e as colectâneas que se dedicam na essência à magia psicotrópica do Dub e ramificações Dubstep. Estamos portanto bem longe e infelizmente do Breakcore anunciado em Kix Shake, vol.1 (Marvellous Tone + Soopa; 2006) para vir aos "paraísos artíficiais" da e do "fumo denso" - que por acaso é nome de um participantes da sexta mix-tape - com uma qualidade equiparável a qualquer produção internacional faltando talvez é uma dimensão nacional ou local sem que passe necessariamente pela língua. Comentário rídiculo, bem sei, vindo de alguém que não é especialista em "dubarias" e que acha tudo igual e impossível de distinguir um 1way de um Spaced Out. Bem sei que num género como este a questão da língua não se coloca mas a verdade é que também não sei qual é a questão... É fácil, é gratís e é bom... mas acabou-se! (em beleza com uma capa bem boa & metaleira velha-guarda do João Marçal)

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Não é fácil ler o MASSIVE...


Alguém no Último Fósforo (+ fotos aqui) a tentar perceber o MASSIVE...

Meter uma lança em África

Sektor 304 : Soul Cleasing (Malignant; 2009)

2009 pode ter sido um ano em que a música que consumi for quase exclusivamente nacional - o que não quer dizer que foi propriamente mau - mas o mais engraçado foi graças ao projecto semi-falhado Destruição ter descoberto o Rudolfo e o André Coelho, gajos do Porto que desenham pra caramba e que têm pancada para música extrema, em quer as músicas e desenhos (e bd's já agora!) que executam são caricaturais (no primeiro caso) e negras no segundo caso.
Para quem não percebeu, a metade dos Sektor 304 é o Coelho, que entretanto participou no MASSIVE e que assina a capa deste álbum de estreia (no sentido clássico, uma vez que houve CD-R's anteriores) editado pela norte-americana Malignant, perita em Darkismos neo-industriais. E é o que temos na mão, um disco brutal de Industrial "à antiga", para quem gosta dos primeiros dois discos de SPK, ou seja, temos aqui muito Noise misturado com batidas tribais (africanas? influência dos desenhos da embalagem dos disco?) feitas de instrumentos de restos urbanos o que os coloca fora da estática sonora e física "zero" do digital - embora também usem material digital nas músicas.
Sente-se o poder do "berbequim e da placa de zinco" num contínuo apocalíptico que só peca por não ter outras abordagens para além da revisão mítica das bandas seminais do género. O que não é necessáriamente verdade quando escutamos a faixa The Beast em que entra Hhy e dá uma nova dimensão (Dub) à coisa, lembrando os caminhos de Scorn. Lição aprendida, ela terá efeitos na última faixa do disco (Final Transmission) e também no futuro do grupo. Até lá é um grande disco de Industrial, de meter inveja a muitos meninos que andam por aí...

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Le French touch braiquecoeur


Um livro ou um disco? Um zine ou um CD-R? São as dúvidas quando se pega em Bloodjob - grande título! - (Le Dernier Cri, 2008) de Vida Loco. Mesmo com o autolante na capa do livro a dizer que há um CD dentro é quase impossível não ficar a dúvida de quem acompanha quem... Já agora a "banda" do Vida Loco são os The Asthma Beat Clinic e o álbum intitula-se Please, girls, save the world (Byteburger; 2004?). Os resultados quer da música são os mesmos - estranho, não é? Mas é verdade, quer a música quer as imagens têm o mesmo ponto de partida, ou seja, retalhos de cyber-vintage, pornografia, cultura Pop, excertos de cultura infantil e Noise, tudo cozinhado em "cut'n'paste" chegando ao mesmo ponto de chegada: cacofonia e agressão dos sentidos como se o mundo tivesse explodido e algum Deus tarado tivesse voltado a colá-lo com uma lógica nada fácil de julgar... De repente fica-se a pensar se o mundo realmente já não acabou...

Sobre o Purée Noire #11 (Purée Noire, 200_) não há muito mais a acrescentar ao que já foi escrito anteriormente. O que se pode escrever o que tem este zine de menos em comparação ao número anterior e o posterior : tem menos páginas, menos bd, menos leitura - é assumidamente graphzine - e o CD-R que o acompanha (ou é o zine que o acompanha?) é menos barulhento com as participações de La Confederation du Bricolage (Post-Noise-Rock), Lilea Narrative (Electro Hip Hop), Princesse Rotative (Breakcore), Swinging Skeletor (Hip Hop / Breakbeat), Rimaki (Darktronics), Gherrak (Glitch Prog) e Elvis vs my Computer (experimental).

estes zines podem ser pedidos à Chili Com Carne (descontos de 20% para sócios)

domingo, 17 de janeiro de 2010

The Split of Duos


The Sound of Typewriters / Lobster (Rock it / Sleep City; 2009)


Um single, dois lados, uma banda instrumental para cada lado. O Som da Máquina de Escrever (baixo e bateria) em estado de melancolia plana com um tique nervoso algures, os Lagostas (guitarra e bateria) voltam à vida num loop de maniaco-depressivo, começa agressivo entra quase em "drone-calmaria" para voltar à mesma agressividade. É um exercício curioso e uma boa faixa, faz render o vinil cor-de-rosa choque.

à venda na Chili Com Carne tal como o álbum de estreia dos Lobster (descontos para sócios CCC)

sábado, 16 de janeiro de 2010

E o MASSIVE saiu...

prá semana começamos a promovê-lo, a enviar exemplares aos participantes que não apareceram no lançamento e tudo o mais que um novo livro obriga!

Fósforo aceso...

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Enciclopédia de esqueletos



Chegou à Chili Com Carne os números 8 e 9 da Encyclopedia de Bongoût, intituladas de Skull Skool, Royal! (Ago'08) e Im Dunklen Wald (Set'08) ambos do desenhador Antoine Bernhart. Hum... não perceberam a importância da coisa, pois não?
Para começar a Bongout é um casal que trabalha em serigrafia e grafismo, tendo aberto uma galeria de arte em Berlim. A Encyclopedia de Bongoût é sempre uma boa/ bela edição, e por fim o francês Antoine Bernhart é uma referência na ilustração francesa e mundial. Nos finais dos anos 70 entre França e Londres fez muita capa e cartaz para bandas Psychobilly - como os famosos Meteors - tal mostra o primeiro livro que reproduz centenas de esboços de Elvis, Betty Page, Cramps e outros Rockers geralmente em estado de decomposição e de caveira descoberta. Encontra-se também algumas cenas de Bondage e Fetiche bem como ainda reproduções pequeninas de capas de discos e cartazes de concertos de bandas como Nine Inch Nails, Unsane, Dwarfes, Melvins... Convencidos a importância do autor?
Seguindo em frente, o segundo título reproduz as suas ilustrações / pinturas mais recentes, desde que foi para o Japão nos anos 90 estando em contacto com a cena Bondage do clube Kinbiken -, clube esse que lhe foi apresentado nada mais nada menos pelo mestre do Japanoise Masami Akita (Merzbow). Esses trabalhos são teatros de situações de tortura, S/M e insanidade psico-sexual em que a violência representa-se em pícaros infernais. As personagens tem expressões tão alienadas psicológicamente que nos dão a entender que estão encenar situações dantescas. Estas imagens imprimem-nos mistérios... curiosos agora?

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

O último fósforo em Lisboa

Lisboa recebe da Letónia O Último Fósforo (The Last Match), uma exposição de ilustração e banda desenhada de 200 autores de todo o mundo e que cabe em sete caixas de fósforos! Como disse? Mas está tudo doido?

Não propriamente! A crise, a famosa crise, fez e continua a fazer estragos, e por isso a revista Kuš! e o Latvian Center for Contemporary Art, entre 12 e 19 de Setembro, em Riga, criaram no âmbito do projecto Survival Kit, a maior pequena exposição de ilustração e banda desenhada com participantes de toda a parte do mundo – de Hong Kong à Finlândia, de Portugal aos EUA, do Líbano à Estónia – e que cabe em sete caixas de fósforos. Com nomes conhecidos como os do polémico Mike Diana, passando pelos famosos Jeffrey Brown, Roberta Gregory e Tom Gauld ou ainda pelo reconhecido japonês Daisuke Ichiba, a Associação Chili Com Carne tinha de trazer esta mostra para Lisboa!!!
E é o que acontece entre 16 de Janeiro e 8 de Fevereiro no novo espaço de Arte Urbana lisboeta, a Artside, que inaugura as suas paredes com 200 fósforos a segurarem 200 trabalhos minúsculos e minuciosos com um porto de honra às 16h30, gentilmente cedido pela Embaixada da Letónia, sendo o evento aberto com a presença do Sr. Embaixador Artis Bertulis.
E no meio deste frenesim visual ainda aproveitamos para lançar a antologia MASSIVE, que reúne ilustração de vários autores espalhados pela Europa e Américas, muitos deles coincidentes na exposição como Ilan Manouach ou André Lemos. São cerca de 100 páginas em papéis coloridos editados pela Chili Com Carne em colaboração com o colectivo Hülülülü. Espera-se a presença de todos os autores nacionais que participaram nesta orgia de desenho.

Por aqui não há crise criativa, obrigado!

Participam na exposição os seguintes autores (em “bold” os mais conhecidos pelo público português): Afra Katastrofa (CH), Aistė Mo (LT), Aivars Baranovs (LV), Aleksandar Zograf (SRB), Alex Baladi (CH), Allison Cole (USA), Amanda Vähämäki (FI), Ana Albero (D), André Lemos (P), Andrej Štular (SI), Andy Leuenberger (CH), Anete Melece (LV), Anna Anjos (BR), Anna Maria Łuczak (PL), Anna Sailamaa (FI), Ben Katchor (USA), Brecht Vandenbroucke (B), Chihoi (HK), Dace Sietiņa (LV), Daisuke Ichiba (J), Daniel Cantrell (UK), Daniela Witzel (D), David Collier (CA), David Sandlin (UK), diceindustries (D), Dunja Janković (HR), Edda Strobl (A), Eikantas (LT), Emelie Östergren (S), Ernests Kļaviņš (LV), Fahad Faizal (IND), Fede Pazos (AR), Filipe Abranches (P), Frau Franz (D), Gabriella Giandelli (I), Gatis Šļūka (LV), Gašper Rus (SI), Geneviève Castrée (CA), Giacomo Nanni (I), Gorand (MK), Gustė Poc (LT), HAZ (E), Helmut Kaplan (A), Henriette Vogtherr (D), Hironori Kikuchi (J), Ilan Katin (USA/H), Ilan Manouach (GR), Ines Christine Geißer (D), Ingrīda Pičukāne (LV), Isabel Seliger (D), Itzik Rennert (IL), Jan Solheim (DK), Janek Koza (PL), Jari Vaara (FI), Jeffrey Brown (USA), João Chambel (P), Jochen Schievink (D), Jorge Perez-Ruibal (PE), Juanita (D), Jucifer (P), Juhyun Choi (ROK), Kai Pfeiffer (D), Kaja Avberšek (SI), Kaspars Groševs (LV), Katja Tukiainen (FIN), Kavi (LV), König Lü. Q. (CH), Keisei Kanamachi (J), Kerascoët (F), Klungel (NL), Knut Larsson (S), Kolbeinn Karlsson (S), Lai Tat Tat Wing (HK), Laura Jurt (CH), Laura Kenins (CA), Laurent Cilluffo (F), Léo Quiévreux (F), Liesbeth De Stercke (B), Lilli Carré (USA), Lisa Röper (D), Lorcan White (ZA), Lovatto (BR), Luis Henriques (P), Luka (LT), Līga Koklače (LV), Maija Kurševa (LV), Maija Līduma (LV), Malin Biller (S), Marcos Farrajota (P), Margarida Borges (P), Mark Newgarden (USA), Marko Turunen (FIN), Markus Häfliger (CH), Martin Ernstsen (N), Massimo Milano (CH), Matey Lavrencic (SI), Matthew Thurber (USA), Matti Hagelberg (FIN), Max Andersson (S), Michael Jordan (D), Michael Meier (D), Mike Diana (USA), Milorad Krstić (H), Milva Stutz (CH), Minoru Sugiyama (J), Miriam Katin (USA), Māris Bišofs (LV), Mārtiņš Zutis (LV), Nick Abadzis (UK), Nicolas Mahler (A), Nicolas Robel (CH), Nicolene Louw (ZA), Olegti (RUS), Olislaeger (B), Olive Booger (F), Oskars Pavlovskis (LV), Paul Paetzel (D), Peggy Adam (F), Rajiv Eipe (IND), Reinis Pētersons (LV), Remo Keller (CH), Ricardo Martins (P), Rita Fürstenau (D), Roberta Gregory (USA), Rokudai Tanaka (J), Roman Maeder (CH), Roni Fahima (IL), Ruedi Schorno (CH), Rui Tenreiro (MOC), Rutu Modan (IL), Rūta Briede (LV), Sara Varon (USA), Sekhar Mukherjee (IND), Sergio Ponchione (I), Shaun Tan (AUS), Shintaro Kago (J), Shinya Komatsu (J), Silvia Rodrigues (P), Takeshi Tadatsu (J), TeER (D), Tetsu Kayama (J), The Stamm (D), Tiemo Wydler (CH), Till D. Thomas (D), Till Hafenbrak (D), Tinet Elmgren (S), Tom Gauld (UK), Ulli Lust (A), Vladan Nikolić (SRB), Yoshi (LT/UK) e Zeina Abirached (RL).

E ainda: Aleks Deurloo (NL), Boris Peeters (NL), Christian G. Marra (I), Fermín Solís (E), Gregor Hinz (D), Irkus M. Zeberio (E), Jeroen Funke (NL), Kriebaum (A), Matt Broersma (USA), Oskars Weilands (LV), Pascal Girard (CA), Polina Petrouchina (RUS), Sam Peeters (NL) e Sunaina Coelho (I).

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imagens das participações portuguesas:



Artside, Art Gallery / Urban Art Shop
Rua São João da Mata Nr. 53
Santos-o-Velho
1200-846 Lisboa
Horário: 2ª/6ª das 14h às 20h, Sáb das 14h às 18h

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Os Fósforos foram montados e haverá novidades!!!

depois de chegarem a Lisboa, os "fósforos" começaram a ser montados criando uma verdadeira piromania na Artside - ao ponto de comprarem outros fósforos não sabemos ainda bem porquê...

a montagem que aconteceu hoje correu bem, a exposição está muito bem organizada - a ordem dos desenhos, a identificação de cada autor, etc...
Na realidade não foi preciso nada deste material mas impressiona numa foto, certo? Depois de dia 8 de Fevereiro, a exposição irá para a Aústria, Alemanha e outras partes do mundo - sim, Lisboa é a primeira a recebê-la! - sendo que irá com mais trabalhos portugueses: Pedro Zamith, João Maio Pinto, Kastro, Charles Sang Noir, Meireles de Pinho, Lucas Almeida,...
Apareçam no Sábado para a inauguração!!!