terça-feira, 24 de janeiro de 2023
sexta-feira, 20 de janeiro de 2023
Rifa do último LSD na Matiné Fetra!!!
A Cafetra anda a organizar matinés com concertos e o zine Mesinha de Cabeceira juntou-se à festa! Neste próximo encontro, leva consigo uma mesa de Mesinhas recentes e alguns raros.
Será levado o último exemplar do recente e raro Lúcidos, São e Determinados de Luís Barreto, uma das cabeça se assim se pode dizer d'O Triunfo dos Acéfalos.
Este número que esgotou em poucas semanas terá UM EXEMPLAR em rifa. Sim, é isso: vamos rifar o último LSD na Matiné Fetra!
Basta comprar o bilhete da matiné e no final da festinha, será tirado um número de bilhete à sorte. O vencedor é aquele que ainda tiver o seu bilhete pouco molhado de suor ou de cerveja barata!
Posted by MMMNNNRRRG at 11:06:00 0 comments
Labels: eventos, luís barreto, mariana pita, Mesinha de Cabeceira, música
Sísifo na Planície
Inaugura no dia 21 de Janeiro, às 16h, na Tinta nos Nervos a exposição de originais de BD de André Pereira, intitulada Sísifo na Planície, que (...) reúne um significativo conjunto de pranchas originais do livro The End of Madoka Machina, que congrega, num só volume, os vários fascículos da mini-série original, juntando-lhes alguns capítulos inéditos e exclusivos para esta nova edição.
Madoka Machina acompanha a relação amorosa de uma tríade de jovens adultos que se tenta integrar numa sociedade dominada pela tecnologia e uniformizada pelo acesso à internet. Uma visão paralela de um futuro demasiado actual, fabricada através da combinação de uma figuração antropomorfica, interrogações existencialistas e uma geometria arquitectónica dos espaços que remete para o registo virtual dos jogos electrónicos. Ao núcleo central das pranchas expostas, acrescem os esboços preparatórios e pranchas de outras histórias que, não integrando a narrativa do livro, esboçavam já as personagens que haviam de figurar na saga que agora se publica na íntegra.
A edição do MASSACRE, tem apoio da Chili Com Carne - brevemente estará disponível aqui - e será lançado oficialmente a 18 de Fevereiro, também na Tinta nos Nervos, com a presença do autor, Mao e Hetamoé, elementos do MASSACRE, e Marcos Farrajota pela Chili Com Carne.
Posted by MMMNNNRRRG at 10:58:00 0 comments
Labels: andré pereira, eventos
quinta-feira, 19 de janeiro de 2023
Verruma
Com uma sucessão hipnótica de desenhos, fotografias, pinturas, montagens e "found images" de diversas proveniências como filmes de baixo orçamento, cinema de terror gore, ficção científica, naves espaciais a sobrevoar a Grande Muralha da China, criaturas monstruosas pouco assustadoras, talhadas de carne vermelha e cabeças de peixe com olhos vidrados e muitas outras estranhas e exóticas.
Uma verruma que perfura e instala no cérebro uma espécie de epifania brutalista.
Depois de todo o labor artesanal e assombro que vislumbro aqui, causa-me perplexidade porque só foram impressos 15 exemplares?!
Posted by erradiador at 23:32:00 2 comments
Labels: andré lemos, Opuntia Books, zines
quarta-feira, 18 de janeiro de 2023
QCDI #3000 [press-release] /// LAST 5 COPIES
IT IS 1851 AND THE 18TH BRUMAIRE IS OUT. IN IT KARL MARX SAYS THAT, WHEN PUSHED FOR A MOMENT IN HISTORY, WE LOOK FOR SIGNS OF GHOSTS, AND CANNOT HELP BUT COME BACK IN TIME SEEKING THE SAME POSES, THE SAME SENTENCES, AND THE SAME IMAGES OF GRATENES. THE ALIEN BELONGS TO THE FUTURE AND IT IS THE REVERSE OF THE GHOST, A PROJECTION. EVEN WHEN CAPILTALISM IMAGINES ITS ALIEN OUTSIDE OF IMPERIALISM AND RESOURCE EXPLOITATION, THERE IS LITTLE HOPE: THE ACTUAL IMAGE OF THE EXTRATERRESTRIAL WILL ARRIVE TO LATE. JUST IMAGINE IF THEY'RE OUT THERE, WATCHING US RID TOWARDS SELF-DESTRUCTION... HOW EMBARRASING.
Chili Com Carne and Clube do Inferno released in 2015 QCDI #3000 is published under Chili Com Carne’s giant-sized comics anthology series QCDA. Previous issues of QCDA already showcased work of Clube's members — André Pereira in issue 1000 and Hetamoé in issue 2000. This new volume, however, is entirely dedicated to Clube do Inferno and its authors André Pereira, Astromanta, Hetamoé and Mao. As a collective, they bring an added layer of meaning to the anthology, including a subtitle to our set in the front cover: Fear of a Capitalist Planet.
Posted by Hetamoé at 09:45:00 0 comments
Labels: andré pereira, Astromanta, hetamoe, Mao, QCDA
domingo, 15 de janeiro de 2023
manual prático de uso da CCC (6/6) : projectos
Desenhos de André Ruivo in CapitãoCriCa Ilustrada (2005) |
Geralmente a Chili Com Carne publica projectos de novos autores mas sobretudo de trabalhos que desafiam a modorra literária e artística. Procuramos a hibridação de estilos e talvez por isso que dá prioridade a livros colectivos como aliás está tão bem registado desde 2001 com o seminal Mutate & Survive, passando pelo extremamente bem-sucedido MASSIVE (2010), pelo "omnívoro" Futuro Primitivo, e ainda em projectos especiais como a digressão europeia Boring Europa ou a antologia All watched over by machines of loving grace. O que não impede de publicar livros "a solo" de autores que temos muito orgulho como Nunsky, Rafael Dionísio, Marcos Farrajota, Francisco Sousa Lobo, Rui Eduardo Paes, Mariana Pita, Gonçalo Duarte, Amanda Baeza, André Coelho, Tiago Baptista, Rudolfo, Tiago da Bernarda, Rodolfo Mariano, Ana Margarida Matos, Rui Moura, Hetamoé ou Ivo Puiupo.
Não sendo a Chili Com Carne uma editora profissional ou comercial, como é óbvio não nadamos em dinheiro mas quando fazemos livros é porque queremos e inventamos formas de financiar o projecto! Dependemos das quotas dos associados, subsídios do estado mitra e das vendas, tudo isto permite ir trabalhando com algum desafogo mesmo que implique sacrifícios pessoais para fazer livros - tirando a gráfica, raramente os autores, designers, tradutores e editores são remunerados nos projectos.
Actualmente a Direcção é oficialmente composta por Alexandra Saldanha, Inês Louro, Marcos Farrajota, Matilde Basto e Tomás Ribeiro, havendo mais seis elementos da Associação que funcionam como consultores nas decisões da Direcção.
Gostamos de ser desafiados no entanto nem vale a pena tentar se não tiverem capacidade de autocrítica, perceber em que mundo é que estão (dica da semana, leiam o jornal A Batalha!) e se não conhecerem bem o nosso catálogo, não vale a pena tentar meter o seu trabalho à força. Já agora, se encontrarem o nosso nome em directórios de editoras (o que permite pessoas enviarem propostas ridículas sem verem para onde estão a enviar), façam um favor, tentem apagar o nosso nome, não queremos ser massacrados por desesperados!
Posted by MMMNNNRRRG at 09:48:00 0 comments
Labels: andré ruivo, Manual prático de uso da CCC
manual prático de uso da CCC (5/6) : difusão
vinheta de BD de João Chambel in Mutate & Survive (2001) |
- Feiras de fanzines e edições independentes. Desde 1995 que organizamos ou participamos nelas, dos primórdios Encontros CCC à mítica Feira do Fanzine de Almada, do saudoso Salão Lisboa ao não menos saudoso Samizdata Club, do frio de Helsínquia ao blasfemo Crack, destacamos a Feira Laica que co-organizamos durante 8 anos / 21 edições. Não é só porque as livrarias barravam os nossos livros que fazemos os “nossos próprios” eventos mas também porque é uma hipótese de confrontar públicos inesperados para levá-los à leitura e ao acesso de edição diferente do super-mercado. Quem espera em concertos Punk-Metal ou Electrónica encontrar livros?
- Distribuição de artigos de outros editores, associados ou não. Costuma-se dizer que uma mão lava a outra a não ser que se seja maneta, se a distribuição e promoção de material “alternativo” é um problema para todos, a CCC tenta com permutas de material que nós e os outros cheguem a mais pessoas. Essa distribuição é feita na venda online, em caixotes de miscelânea nos eventos que participamos e quando se justifica colocando mesmo em lojas – geralmente são livros que justifiquem o esforço logístico e não zines frágeis porque para dizer a verdade não há lojas para esse tipo de objectos nos dias que correm.
- Divulgação de eventos e edições de outras entidades. Uma vez que não acreditamos em segredos nem em génios, a Chili abre o jogo, ajudando outros editores com contactos de lojas, feiras e gráficas. Os sócios podem alimentar ESTE BLOGUE com informação relevante da cultura independente: resenhas críticas a zines, livros, discos, etc…, divulgação de eventos, “scene reports”, o que quiserem desde que não metam publicidade ao último disco do Tom Waits, que é artista independente mas que não precisa de nós como é óbvio. Alguns "posts" são posteriormente apagados quando são eventos que não tenhamos ligação passem de validade (ex. uma exposição individual) ou publicidade pura e dura (um "post" sobre um zine mas sem qualquer espécie de reflexão crítica).
Por fim, um caso prático, se o associado for um autor de uma publicação e quer que a CCC ajude a distribuir a sua edição, deve agir da seguinte forma: 1) escrever à Direcção da CCC para estabelecer um preço, desconto para sócios (se possível) e forma de entrega de exemplares; 2) colocar um “post” no blogue da CCC a promover a sua edição; 3) e nós recebemos depois as encomendas, comprando os exemplares e enviando para os sócios que pediram a publicação.
Posted by MMMNNNRRRG at 09:39:00 0 comments
Labels: joão chambel, Manual prático de uso da CCC
manual prático de uso da CCC (4/6) : bibliodiversidade
ilustração original de Jucifer (2009) |
Apesar de termos uma apetência para a ilustração, desenho e BD, a Chili Com Carne NÃO É uma "editora" de BD! Gostamos tanto dela como gostamos de música ou literatura, e gostamos ainda mais de cruzar estas diferentes áreas entre si.
Por isso se procura temas africanos podem encontrar no nosso catálogo os romances de Nuno Rebocho e de Rafael Dionísio ou o livro de BD de David Campos! Se for música temos o Rui Eduardo Paes, se for cinema temos a Ondina Pires, viagens a colecção LowCCCost, desenho o André Ruivo, autobiografia o Marcos Farrajota, reportagem o grande Aleksandar Zograf, ficção o André Coelho, auto-ficção o Francisco Sousa Lobo, humor o Loverboy, erótica o Grupo Empíreo, arte e cultura temos as antologias Antibothis... Sim temos isso tudo com vários cruzamentos possíveis!
Querem livros pequenos? Conhecem o Renda Barata e outros cartoons de Stuart Carvalhais n'A Batalha (em formato A6)? Livros grandes? Que tal o QVDI #3000 (A3)? Capa dura? Lá fora com os fofinhos... Vinil, K7, CD ou DVD? Fácil fácil... Serigrafias? Por favor...
E para o irmão de 5 anos? Ele vai tripar com o Caminhando com Samuel!
E para a sogra de 76 anos? Ela vai tripar com o Caminhando com Samuel!
E a prima gótica drogada? Neuro-Trip...
E assim para aprender inglês? The Care of Birds,... Livros de BD em inglês com legendas em português. Aprende-se mais a ler algo que se gosta do que a seguir a cartilha, não?
E livros premiados porque eu só ofereço Qualidade aos meus amigos? (Que pedante!) Olha tens o Revisão: Bandas Desenhadas dos anos 70 (Festival da Amadora 2016)...
E malta famosa há? Sim, já editamos o Mike Diana, João Fazenda, João Maio Pinto, Pedro Brito, Ondina Pires (dos Pop Dell'Arte, The Great Lesbian Show), Nuno Rebocho, Tommi Musturi, Marte, Igor Hofbauer, Fernando Ribeiro (Moonspell), Jarboe (Swans), Aleksandar Zograf, André Lemos, Pedro Zamith, Rui Eduardo Paes, Ian F. Svenonius, Jorge Coelho,...
E novos autores? (Que chato) Montes deles, pá!!! Quase todo o nosso catálogo é isso!!
Há alguma coisa que vocês não tenham? Sim!!! Só não temos livros de culinária, auto-ajuda e de gatinhos... mas até nisso estamos a mudar, para além do Gato Mariano temos o livro de um gato DJ japonês!
Se a Chili Com Carne não for a melhor forma de comprar as melhores prendas aos preços mais baixos (se for associado, claro) então é que a TUA timidez esqueceu-se que não precisas de ter uma relação fria com o sistema automático da loja online mas podes fazer perguntas pelo e-mail da CCC para saber mais sobre as nossas edições. Também podes frequentar eventos em que participamos - ver a coluna à direita no blogue intitulada de CCCalendário - para ver in loco o que editamos.
Não temos nenhum interesse, ao contrário das editoras comerciais, de vender "gato por lebre" - gatos, gatos gatos, sempre gatos! É verdade que os nossos livros são todos eles são muito diferentes entre si porque trabalhamos com ARTISTAS e não com robots, putas ou fantasmas. A diversidade de estilos e a oferta artística poderá criar alguma confusão aos leitores que muitas vezes querem "mais do mesmo" MAS connosco não funciona assim.
Posted by MMMNNNRRRG at 09:35:00 0 comments
manual prático de uso da CCC (3/6) : os famosos 50% que agora são 30%...
desenho de João Fazenda para a CriCaClássica |
Esperemos continuar assim por muito tempo, e cremos que a razão por terem dito deve-se ao facto que oferecíamos até 2016, 50% de desconto aos nossos associados sobre o nosso catálogo. Era um acto generoso muito simples na realidade, preferíamos "oferecer" metade do dinheiro da venda do livro a um leitor-associado do que a um distribuidor!
Neste panorama deprimente achámos que mais valia que fossem os associados a "distribuírem" as nossas edições. Se os associados podem comprar os nossos livros a preços baratos, o resultado seria que teríamos os associados a comprar mais livros do que o seu normal consumo individual e isso compensaria não ter uma distribuidora comercial criando um circuito autónomo. Simples! Claro que sabemos que a vida anda complicada, e não queremos doutrinar ninguém, mas o que na realidade que pedimos dos sócios é que comprem livros à CCC, MUITOS livros! Ehm... muitos exemplares do mesmo título! Dentro das vossas possibilidades, claro!
Sabemos que os nossos livros têm qualidade para serem oferecidos a amig@s normais, namorad@s anormais, a elementos da família disfuncional e outros animais racionais. A ideia é que adquiram livros nossos em deterioramento a compras às grandes editoras que foderam (não há outro termo, desculpem) o mercado livreiro. Alimentar o sistema de edição actual pensando que estão a fazer algo de positivo pela cultura ou pelos autores é uma ilusão! O livro é o objecto mais importante criado pelo Homem e está a ser o mais mal-tratado. Se acham isto exagerado, e porque não queremos que pensem que somos solipsistas a impingir-vos algo, consultem O Negócio dos Livros : como os grandes grupos económicos decidem o que lemos, de André Schiffrin editado pela Letra Livre. E depois falamos, e desta vez sem palavrões...
Entretanto, desde 2014 que temos uma distribuidora oficial e significou uma mudança no nosso modelo económico sendo que os famosos 50% de desconto não poderia continuar. Desde dia 4 de Fevereiro de 2017 que tivemos de baixar o desconto para 30% para que possamos sobreviver. Mesmo assim o desconto continua ser excelente e não parece que o primeiro parágrafo deixe de ser verdade...
Posted by MMMNNNRRRG at 09:30:00 0 comments
Labels: joão fazenda, Manual prático de uso da CCC
manual prático de uso da CCC (2/6) : edições esgotadas
Ilustração de Nunsky para o esgotado Chili Bean |
Nope!
É verdade que aumentamos sempre o preço de uma edição prestes a esgotar a partir dos últimos 10 ou 20 exemplares mas a razão é que queremos que esses últimos exemplares sejam adquiridos por quem quer mesmo e não para mais um colecionador tarado qualquer que nem sabe o que está a comprar... E é verdade que também é para capitalizar um pouco mais com esses últimos exemplares porque se os nossos livros pagam as despesas de impressão, raramente fazem lucro.
"Mas se venderam tudo não era de reeditar?"
O que sobra depois de acabar uma tiragem? Tentamos que o livro ainda assim não "morra" totalmente e colocamos em formato digital (PDF) grátis para ser descarregado na plataforma issuu.com e claro há sempre os arquivos públicos que tiveram o cuidado em nos dar guarida: a Biblioteca Nacional é obrigada a tal (é por isso que existe a figura do Depósito Legal) mas podem encontrar a maior parte do nosso catálogo nas Bedetecas da Amadora, Beja e Cascais e nas BLX (são 15 bibliotecas de Lisboa em que destacamos o acervo da Bedeteca de Lisboa por questões óbvias!), em bibliotecas de faculdades como o ISMAT (Portimão), a Faculdade de Belas Artes do Porto e Faculdade de Letras do Porto, ou até em galerias como a Perve (Casa da Liberdade). E claro, como os estrangeiros não são nada parvos, também estamos na Fanzinoteca de Poitiers (França) ou na Bedeteca de Estocolmo, por exemplo...
Há sempre hipóteses de encontrar ainda em algumas lojas os títulos esgotados, ou porque há um cuidado extremo em ter sempre tudo acessível como faz a Snob.
Posted by MMMNNNRRRG at 09:26:00 2 comments
Labels: Manual prático de uso da CCC, nunsky, serviço público
manual prático de uso da CCC (1/6) : portes grátis
Vinheta de BD de Marcos Farrajota in Cru #49 |
Este é o primeiro de seis "posts" sobre questões práticas na CCC, começando com o tema que é quase o dia-a-dia de quem dirige a associação: os correios! Mais especificamente os portes grátis da encomendas das nossas edições!
1) porque é uma seca andar a pesar livros - o trabalho na CCC é todo ele voluntário por isso não temos tempo a perder;
2) porque os CTT praticam uma taxa reduzida para envio de livros que tornam os custos de envio mínimos para a nossa pequena estrutura - esperemos que a privatização desta empresa que faz um excelente serviço público não destrua esta taxa que pode ser usada por todos que queiram enviar livros, editores ou não - ler a última BD deste livro, sff.
Por isso, para quem não vive em grandes centros urbanos, como Lisboa ou Porto, que pode aceder a boas livrarias (ou seja, as que aceitam os nossos livros) o que propomos é um elogio à preguiça do século XXI! Basta usar o computador que em poucos dias os livros aparecem em casa! Não precisa de sair de casa para ir ao Fórum [nome da terra] à procura da Bertrand com o risco de ser tentado a comprar um livro de Vampiros eróticos ou uma autobiografia de um político escrita por um "ghostwriter".
Por fim, não estamos a imitar a Amazon! Já fazíamos isto antes da Amazon ter sido inventada e ao contrário desta besta capitalista, não ambicionamos destruir as livrarias nem ter uma sede social em Luxemburgo para fugir aos impostos.
Posted by MMMNNNRRRG at 09:23:00 0 comments
Labels: Manual prático de uso da CCC, marcos farrajota, serviço público
sexta-feira, 6 de janeiro de 2023
Será a caneta mais poderosa do que a espada?
Este mês é a vez do Ivo Puiupo que tem o Sinapses ainda fresquinho...
Posted by MMMNNNRRRG at 18:23:00 0 comments
Labels: ivo puiupo, Será a caneta mais poderosa do que a espada?
quarta-feira, 4 de janeiro de 2023
Chili com Yuzin 2022
Posted by MMMNNNRRRG at 12:39:00 0 comments
Labels: carlos carcassa, daniela viçoso, inês louro, mariana pita, rudolfo, rui moura
terça-feira, 3 de janeiro de 2023
30 anos de Stripburger com DJ Cat, Musturi e Ana Margarida Matos
2022 não foi só ano de comemoração do Mesinha de Cabeceira! Os eslovenos da Stripburger, revista de BD de referência e com quem já trabalhamos em vários projectos, também comemoram 30 anos de existência!
Mo número 80 e de comemoração, publica três artistas que já tivemos o privilégio de editar, as saber: o japonês Harukichi - autor de DJ Cat Gosshie - que fez a capa, o finlandês Tommi Musturi e a Ana Margarida Matos (Hoje não).
Como queremos ver este número!!!
Posted by MMMNNNRRRG at 15:49:00 0 comments
Labels: ana margarida matos, Harukichi, tommi musturi, zines