ccc@15.swr
ccc no 15º aniversário do SWR + detalhes daqui uns tempos...
ccc no 15º aniversário do SWR + detalhes daqui uns tempos...
Posted by MMMNNNRRRG at 23:43:00 0 comments
Labels: eventos, marcos farrajota, música
Posted by rafael at 14:42:00 0 comments
Labels: rafael dionísio, rui eduardo paes, video
Posted by MMMNNNRRRG at 20:38:00 0 comments
Labels: 10 CCC, serviço público
Ao fim de 15 anos de carreira Mikroben Krieg lança a sua estreia Final Cut (Thisco + Fonoteca de Lisboa; 2010) citando "abandonei toda a esperança" (Dante dixit) logo na primeira faixa. Pergunto se ele deixou mesmo porque é estranho como alguém que resiste 15 anos a produzir música Electrónica com interesse - namorando EBM, Electro-Industrial e IDM - num momento importante como este venha a tropeçar ou a perder o tino. Se nas várias compilações e splits que participou no passado estava mais inclinado para IDM neste disco pende para o EBM e Electro, com entradas de muitas vozes (estranhas às faixas do passado), algumas sampladas outras do mentor do projecto (e do convidado Broto Verbo), em que especialmente as últimas irritam pela sua monotonia e cliché com o fantasmas Joy Division e outros "darkismos" a assombrarem os vocalistas e a nós, pobres ouvintes. Tirem esse polegares do cu, sff, já chega! Estamos no século XX!! O álbum só aquece quando chegam ritmos asiáticos à faixa Inquietude e é justamente quando o disco acaba. Na verdade ele recomeça com seis faixas de "remixes" onde felizmente shhh..., Structura, Sci fi Industries e Mimetic ignoram as vozes, aplificam o power electronics, apertaram no glitch e desvirtuam q.b. os temas originais dos seus objectivos originais.
A Enough Records é uma net-label que existe desde 2001 e tem mais de duas centenas de discos para descarregar gratuitamente. Infelizmente parece faltar à editora um feltro de selecção que não seja o do "bem tocado / bem produzido" dentro do espectro de "música alternativa". Podem fazer um bom serviço público mas não tem um envolvimento estético da You Are Not Stealing Records, por exemplo. Por isso quando ouvi SOUNDResearch (2007) gravado num CD-R (e com a capa impressa) até fiquei surpreendido - porque é que alguém se deu ao trabalho de queimar um disco e imprimir e recortar uma capa? Ainda assim essa pessoa não curtiu o suficiente e passou-me o seu disco prás mãos... É uma colectânea de sete temas em que dois projectos electrónicos por faixa "lutam" entre eles com o tema comum da Inteligência Artificial. Entram alguns "clássicos" da Thisco como M-pex, Structura, Sci-Fi Industries e Oxygen em parceria com Dream Metaphor, NNY, Cygnus X1 e Electrólise, respectivamente, não esquecendo ps (mentor da net-label) entre outros projectos. No geral estamos perante IDM e Ambient electrónico que não atrofia nem revolta - excepto a voz gótica-azeiteira dos Dream Metaphor. É disco perfeito para se ouvir um bar pós-modernista frequentado por Designers, gajas insuspeitas com implantes de mamas, realizadores de vídeo-clips e outros robots a dizerem "é naice!". Talvez o momento mais emocionante seja Eletrólise com Oxygen devido ao Dub electrónico atonal, que iria jurar que era "marca registada2 dos Oxygen. Mas...
E por falar no Diabo! E com uma capa e embalagem de disco feito por uma Designer mamalhuda da província! Nem sabia que os Oxygen tinham um álbum! Auto-editado em 2003 e intitulado de Symbiosis_the art of creating the artificial é um disco confuso porque começa com "bom Massive Attack" cheio de atmosfera e mistério - Art-ficial é um dos temas que brilha na excelente colectânea Thiscology (Thisco; 2004) e acaba para "um mau Underworld" previsível e histérico. Nada contra o Electro / Techno, nada contra uma banda experimentar estilos diferentes num mesmo disco, é apenas porque a coisa acaba mesmo mal...
A SPH era a editora de Fernando Cerqueira antes de fundar a Thisco, nossa parceira em vários projectos. Diz a lenda que pela SPH foi editado em Portugal, em k7s, peças de Merzbow, Jim O'Rourke e outros cromos do Noise, música experimental e electrónica. Este foi o primeiro e único CD da editora, para além da sua última edição após uma falência económica e estética - não parece que Telectu tivesse muito haver com o resto do trabalho da editora. Mas eis Theremin Tao (1982-1992) editado em 1993 como forma de comemorar os primeiros 10 anos deste projecto de Jorge Lima Barreto e Vítor Rua. Projecto que não sendo pioneiro em música experimental em Portugal - há História antes deles - é sem dúvida o projecto com maior corpo de trabalho publicado e reconhecido. Numa ordem cronológica descendente vamos ouvir 17 faixas de muitos sintetizadores nos estilos auto-proclamados do projecto como, e passo a citar, "jazz-off", "música mimética", "rock-pop-off" ou "nova música improvisada" mas que na realidade sabe a Drone, gótico-ambiental ou a pós-industrial para filmes de Zombies. Nos tempos pós-PREC e pré-Internet havia mais liberdade para inventar conceitos melómanos.
Pedidos deste disco através da Thisco (?)
O bom fica para o fim! E também é a edição mais antiga, saída originalmente em k7, em 1991 e depois em CD-R pela Charlie Pirate Dreams - é esta versão masterizada e digitalizada que consegui. Trata-se de Sound & Fury de Astronauta Desparecido, onde vamos encontrar nas fileiras do duo o nosso ilustre Rui Eduardo Paes (REP) que pelos vistos na altura estava cheio de raiva. Projecto alinhado com a cena pós-industrial - que existiu em Portugal com alguma força, apesar do seu carácter "underground", completamente apagado ou esquecido pela História oficial, ao contrário do Rock ou do Punk que já há bastante bibliografia. Nesta História por se contar - que se encontra até neste "post" (o caso da SPH) ou em blogues que recuperam / oferecem informação (e não podemos esquecer deste) - temos mais um registo para baralhar tudo. Segundo o REP o som deste projecto tinha «uma postura punk e metodologias da música improvisada (gravações ao primeiro ou ao segundo take, depois de apenas se experimentarem associações de várias fontes sonoras – com base em gravadores de cassetes, gira-discos, leitor de CDs, rádio, televisão, processadores electrónicos, drum machine, sampler casio, percussão, objectos, flautas, vozes). Lembro-me que depois da gravação de Sound & Fury fiquei afónico durante três dias.»
O contraste maior que me parece de outros projectos "industriais" da altura é que este ataca em muitas faixas no Noise, género que por acaso vamos encontrar nesse mesmo ano com os No Noise Reduction - registados na colectânea Em Tempo Real (El Tatu; 1991). Esta k7 deverá receber o mérito de ser o primeiro "disco" de Noise português? É um ramalhete tão importante como o gato mais pardo da Irlanda. No entanto, Sound & Fury não é coisa para meninos nem para perguntas & respostas de Trivial Pursuit. A espontaneidade, a energia e o barulho marcam uma diferença que ainda hoje será difícil encontrar nas dezenas de projectos Noise e Improv que pupulam por aí. Dentro do fato de astronauta há muito Throbbing Gristle como também há SPK (via Zamia Lehmanni - Songs Of Byzantine Flowers), Cyber-Grindcore (!) e até pedaços de Heavy Metal por tratar. O REP é uma caixinha de surpresas!
Obrigado ao REP pelo acesso às gravações - a curiosidade era mesmo muita! Algures nas piratices da 'net encontram-se downloads da k7, é procurar!
Posted by MMMNNNRRRG at 17:16:00 0 comments
Labels: discos, rui eduardo paes
v/a (Ruru Comix; Mar'12)
Se o Lodaçal não tivesse uma tiragem limitada de fanzine, podia ser uma excelente revista de bd alternativa. De resto, o zine já nos ilude com uma periocidade regular, comemoração de um ano de existência, design limpo e profissional, BDs com histórias de continuação, artistas com grafismos atraentes, capas sensacionais e tudo o mais.
A ilusão vai-se desvainecendo porque sabemos que são feitos poucos exemplares no regime de militância e trabalhos manuais típico dos zines, e sobretudo após a leitura de muitas BDs que prometem muito visualmente - nos seus mistos pós-Pop - depois revelam apenas non-senses e teenage angsts que pouco diz.
Vai havendo metamorfoses ligeiras aqui e ali, como o Tiago Araújo que já percebeu o sentido da vida (espero que agora parta para outra) ou o Rudolfo que inviste na autobiografia, com um estilo gráfico mais free e fresco que o habitual, mas que serve apenas como Editorial do zine, não fosse ele o editor deste zine. Os estrangeiros andam tão perdidos como os portugueses - pudera, a regra "a juventude é desperdiçada nos jovens" é universal - em que destaco Detrocboi e Michael Deforge pelos seus universos gráficos bizarros, e Aaron Kaneshiro (autor de Aspiração Horrífica) pelo seu pós-modernismo mordaz. Aliás, este último têm sempre sido um constante ponto de frescura e ruptura do zine após um ano de existência... Ah, pois! Parabéns!!! Não houve festa? Merecia porque o Lodaçal rulaz!
à venda na shop da CCC.
Posted by MMMNNNRRRG at 11:47:00 0 comments
Labels: afonso ferreira, rudolfo, zines
17 a 21 Abril na Culturgest e Trem Azul Jazz Store
O Festival RESCALDO é um encontro de nomes e projectos musicais que se destacaram na cena nacional em 2011, focando a sua programação na fêrtil diversidade das movimentações emergentes da Electrónica, Improvisação, Electroacústica, do Rock e do Jazz. Tem como objectivo enfatizar e dar a conhecer linguagens, e também músicos, menos divulgados que merecem destaque pela qualidade, importância e contributo para a vitalidade criativa da música feita em Portugal. Presente na capital desde 2007, a 5ª edição de RESCALDO conta com 9 concertos, um lançamento de um livro, 2 exposições, um DJ Set, e um lançamento de uma nova editora que visa abrir mais uma porta de forma a impulsionar e dar visibilidade a este panorama.
...
A Chili Com Carne irá participar com o lançamento do livro Bestiário Ilustríssimo de Rui Eduardo Paes.
...
LANÇAMENTO: Dia 17 de Abril na Trem Azul.
- Intervenções faladas de Rui Neves (curador dos festivais Jazz em Agosto e Jazz im Goethe Garten) e António Branco (crítico de música)
- Intervenção musical de Maria Radich (voz, movimento) acompanhada por João Camões (viola) e Carlos Santos (electrónica), com base no texto “Paganini e a Melancolia”, incluído em Bestiário Ilustríssimo.
- Exposição de serigrafias dos desenhos de Joana Pires incluídos no livro.
...
Bestiário Ilustríssimo é uma nova colectânea de textos sobre música de Rui Eduardo Paes: O melhor jornalista de música em Portugal. Um musicólogo reconhecido entre alguns músicos portugueses e virtualmente desconhecido do grande público. É fiel à sua integridade, porque só escreve sobre música que considera merecedora de atenção: por a considerar esteticamente bela, mas também porque a sua imensa cultura musical lhe permite adivinhar e percorrer novos caminhos no preciso momento em que estão a ser trilhados pelos músicos. Contudo, nada tem de elitista.
O livro é lançado na colecção THISCOvery CCChannel, projecto das associações Chili Com Carne e Thisco, que levam mais longe o seu compromisso na disseminação de conteúdos literários anticonformistas e normalizados, de onde brotam as ideias mais desafiadoras e contagiantes, vindas de personalidades tão distintas quanto Hakim Bey e os membros do Critical Art Ensemble. Na colecção foram já publicados três volumes da antologia Antibothis (com participações de Masters Musicians of Joujouka, Lydia Lunch, Fernando Ribeiro), e monográficos de Vadge Moore (dos lendários Dwarfes) e Ondina Pires (ex-Pop Dell Arte, ex-The Great Lesbian Show).
O livro é ilustrado por Joana Pires dedica-se de momento ao Cinema de Animação, participou nas antologias de banda desenhada Boring Europa e Futuro Primitivo. Desde 2009 que colabora com a Chili Com Carne e a MMMNNNRRRG no design de várias edições.
Posted by MMMNNNRRRG at 11:21:00 0 comments
Labels: eventos, joana pires, rui eduardo paes, THISCOvery CCChannel, travassos
Posted by MMMNNNRRRG at 12:18:00 0 comments
Labels: Futuro Primitivo, not TEX not MEX
Posted by joana pires at 00:23:00 3 comments
Labels: eventos, Ghuna X, joana pires, marcos farrajota
Posted by MMMNNNRRRG at 13:27:00 0 comments
Labels: Futuro Primitivo, not TEX not MEX, ricardo martins
+ info aqui
Uma vez que a Matéria Prima, loja onde irá decorrer o evento, já tem todas as edições da Chili Com Carne (e da MMMNNNRRRG), iremos levar edições internacionais que distribuimos onde faremos MEGAdescontos numa onda de STOCK OFF. O público do Norte que aproveite esta oferta!!!
Posted by MMMNNNRRRG at 17:17:00 0 comments
Labels: eventos
Fifth Chili Com Carne show in Denton (Texas), organized by Nevada Hill, again in Rubber Gloves, this time featuring Futuro Primitivo collective exhibition.
...
Ulna , Dust Congress and Cerulean Giallo are playing on the opening night - 6th April.
...
Not Tex Not Mex is a cycle of art exhibitons about Portuguese comix and illustration artists, curated by Texan artist Nevada Hill. In this show you can see original work of 30 different artists that made Futuro Primitivo comix book, in a seminal project of mixing different strips from different artists making all together a brand new comix story. Somehow is a "skrew & chopped" comix experience in clear homage to Texan DJ Skrew remix concepts.
...
«I step on skulls of generations that have not formed
I hear painful cries of wars that are to come
to create everything again, from the beginning
to teach new minds»
- Sepultura
For a long time, in this hyper-computerized society, that the role of publishing has been played in an apparent paradox: ubiquitous and insignificant. Every day we publish texts or images with DTP tools (word processors, software for sound and video) and, at the same time, we're “drowning” in an absurd abundance of information. All kind of things “come out to the public” - without ethics, censorship or discipline - issues that resurface later in more official and institutional registry. We would like “FUTURO PRIMITIVO” (Primitive Future) to be the last manifesto of the Art of Publishing and hence, we invited ALL members of the Chili Com Carne to participate in this volume!
We are well aware of the difficulties that one, wishing to do Comics in Portugal, faces: without the slightest expectation of financial return, most of the production is done by the author in his/her spare time; after browsing the site of the Finances; submitting his/her work to an idiot company; cleaning the house; having dinner and after the kids went to bed. At this pace, the putative conclusion of a book gloriously estimating 100 pages, would take how long? A decade? We started to prepare this project as the 12th volume of the CCC Collection, accompanied by an exhibition with the same name for the International Festival of Comics of Beja, followed by the Crack Festival in Rome, the Comics Festival in Helsinki and Malmö (Sweden) and now Denton / Texas / USA - soon it will be in Brazil too.
The given theme was dystopian and post-apocalyptic Science Fiction. As an inspiration, each author was asked to choose an item from a list of some of the biggest technological creations that caused Humanity to move forward into abyss: weapons, agriculture, fire, shelter, wheel, metal, currency, printing, steam engine, electricity, nuclear power, transistor, the pill and Dolly ... The Comics should be made of two strips per page in order to isolate the images, as if they were illustrations for the exhibition and, in this way we’d combine the work of different authors. Strips / panels/ comics should be reorganized and mixed together, so that it would create a "meta-story" with the sum of all these “graphic-narrative units” of various Comics.
Now, in Rubber Gloves (in Denton, Texas) you can admire the original work of many of the authors of the anthology like André Lemos (it's his 4th exhibition in US - the first Not Tex Not Mex show, other included Divide et Impera in Charlottesville VA), Bruno Borges, Lucas Almeida (both also in previous Not Tex Not Mex), Marcos Farrajota (publisher of MMMNNNRRRG label that published US artist like Mike Diana and Aaron $hunga), João Maio Pinto, Jucifer, José Feitor, Pepedelrey, Sílvia Rodrigues, Pedro Brito, Afonso Ferreira, Ricardo Martins (drummer of Lobster), Inês Cóias, André Ruivo, Rudolfo, Manuel Pereira (Noise artist of Narcolepsia tapes), André Coelho (Industrial musician of Sektor 304 released by US Malignant Records), Ana Menezes, Christina Casnellie (Seattle born and globetrotter), João chambel, Daniel Seabra Lopes, Ana Ribeiro, Andreia Rechena, Rafael Gouveia, David Campos and special guests Susa Monteiro and Nevada Hill.
There will be a soundtrack in the exhibition but it's available for FREE download at the You Are Not Stealing Records net-label official blog. The artists / musicians are Ondina Pires, Chiby Shit Plan, Cospe, Pedro Sousa, Stealing Orchestra & Kao Ryao, Assinante 35278/TW, J. Ortega, JMP, John P-Cabasa, Somália, André Ruivo, Pepedelrey, Rita Braga, Te Voy A Matar, TendaGruta, zZZOUNDZZz, Marte & Stealing Orchestra. We asked to Chili Com Carne artists (musicians or not) to contribute in the soundtrack with "primitive future" as a theme - the theme of the comic-book - so you can expect dystopia and apocalypse from this record. Some of the collaborators are already known in the Portuguese music scene like Ondina Pires (from important bands like Pop Dell Arte and The Great Lesbian Show) or Stealing Orchestra - that released in begining of 2011 their third and truly amazing album, Deliverance. Some work on the fringe of the "new music" like Pedro Sousa (Improv sax player, member of Oto and Pão) and Somália (Noise Rock), abstract or functional electronics like John P-Cabasa or Te Voy a Matar (of the Christian Punk Rock collective FlorCaveira and Pop band Pontos Negros), naturalist lo-fi of Rita Braga and post-Industrial Dark Ambient of TendaGruta (mysterious band of Porto that released this year one track on Aural Bowels). And then some comix artists and illustrators made for the first time some "sound" like Pepedelrey, J.Ortega, JMP or Marte while for André Ruivo it's like a "comeback" since he had the Rollana Beat project in the 90s.
Although the different personalities of the contributors, it's kind of curious that the soundtrack is musically rather coherent. Maybe we all imagine the "end of the world" tragically in a uniform way, without the show-off of 3D + CGI wrongly mixed with some 80s trash movie. Chili Com Carne always fighted Nostalgia, so we're proud of this opus not being "retro".
Nuclear generators can explode. We're ready!
Posted by MMMNNNRRRG at 16:40:00 0 comments
Labels: Futuro Primitivo, not TEX not MEX
Ocupou-se o Pavilhão da Tailândia no Jardim Vasco da Gama (Belém) para lançar o Mystery Park, o novo livro do André Ruivo. Mal não fez uma vez que a Tailândia é uma ditadura apoiada numa junta militar, havia aguaceiros leves e trovoada a ameaçar o evento e, bem pior que isto tudo o "pobre" regime do Cavaquistão II habita por ali.
Foi uma tarde bem passada sem discursos ou apresentações onanistas, com mini-salgados e doces, café e sumos... É bom fugir às rotinas dos lançamentos de livros, que diga-se de passagem a Chili Com Carne e a MMMNNNRRRG se têm especializado ultimamente a fugir aos cânones deste tipo de eventos. Depois de uma dança no varão com AcontorcionistA, este parque do Ruivo, siga para “Paganini e a Melancolia” no dia 17 de Abril!
Posted by MMMNNNRRRG at 13:46:00 0 comments
Labels: andré ruivo, Colecção CCC, eventos, joana pires, marcos farrajota
Posted by Anónimo at 11:19:00 0 comments
Labels: andré ruivo, Colecção CCC, eventos
último fim-de-semana da produção das serigrafias para o Bestiário Ilustríssimo
+ fotos aqui
Posted by MMMNNNRRRG at 10:31:00 0 comments
Labels: david campos, joana pires, marcos farrajota, THISCOvery CCChannel