Vamos vos apresentar à Família no SÁBADO na TINTA nos NERVOS
Já circula por aí o livro Família de Júlia Barata, novo título da colecção RUBI, com tudo um livro deste exige: uma exposição de originais, a presença da autora e o lançamento oficial do livro na Tinta nos Nervos - ignorem o Shopping no dia 21 de Dezembro!!
Família
de
Júlia Barata
9º volume da Colecção RUBI.
232p A5 2 cores + capas duplas 1 cor + sobrecapa 2 cores
+ oferta de zine Umas amigas limitado a 100 exemplares
página de Umas Amigas |
Depois de uma vida nómada - com paragens em Lisboa, Porto, Maputo, Barcelona e Roterdão, Júlia Barata, arquiteta e artista gráfica, estacionou em Buenos Aires há 11 anos, depois de uma mudança agitada que ilustra no livro Gravidez (Tigre de Papel; 2017).
Família, que poderia ler-se como uma sequela de Gravidez, reflete sobre a construção e desconstrução de um núcleo familiar, entre registos de autobiografia e autoficção. Ainda assim, existe uma coerência narrativa nesta obra que descreve os ziguezagues emocionais de uma mulher num período de mudança, de uma mãe e esposa que precisa de fugir da família que formou.
A pujança artística de Barata está aqui a galope. Relata pequenos "slice-of-lifes" com ar fofinho num diário Moleskine, bem ao sabor de muita da produção contemporânea infantilizada que se vê por aí. No entanto, ao contrário do que se espera, esses momentos inócuos servem para serem trucidados por uma angustiante representação de uma depressão.
Nada é simples por aqui. O tom minimalista dos desenhos é realmente uma interpretação sem filtros, sem moral e sem pedagogia. Se uma família é vista em geral como um espaço uniforme, nesta Família luta-se para que a liberdade individual seja tão respeitada como o compromisso institucional. Será (ainda) possível?
Sem comentários:
Enviar um comentário