segunda-feira, 16 de julho de 2007

Novidades de duas visitas italianas

Estiveram cá com um ano de diferença, dois autores italianos e também editores...
O ano passado esteve cá o Gianluca Costantini com uma exposição na Bedeteca de Lisboa dedicada ao seu trabalho mais recente, as "bd's políticas", uma série que são mais ilustrações propriamente que bd's em que relatam acontecimentos políticos contemporâneos, sobretudo assassínios e agressões a jornalistas ou a cívis. À poucos dias enviou Political Comics : El indio #1 (Ed. de autor; Jun'07?), um zine de 25 exemplares apenas. Bem impresso, assinado e numerado, e o mais importante, em inglês para podermos entender melhor o trabalho. Provavelmente este zine surgiu da necessidade do autor em materializar os seus desenhos numa língua acessível. Os "Political Comics" já tem sido publicados em livro mas só em Itália e em italiano.

Alberto Corradi esteve na 7ª Feira Laica e dirige uma das mais importantes editoras "indies" italianas, a Black Velvet, que dispoe em catálogo vários autores europeus e norte-americanos conhecidos. Quanto ao "produto nacional" uma das maiores apostas passa por Massimo Semerano: os comic-bboks Rosa di Strada (3 volumes; 2000-2002) e a antologia Dr. Cifra Horror Show(2003). O primeiro título deveria ser uma tetralogia mas parece que estão previstos mais 2 volumes para os próximos tempos. O segundo reúne as bd's do personagem Dr. Cifra. Semerano é um virtuoso e ele que me perdoe mas não percebi nada do que se passa nas suas bd's - o meu italiano é duvidoso como é claro. Rosa (...) é uma história urbana bizarra com uma conspiração à mistura- bizarria é o prato forte deste autor a julgar pela série que desenvolvia com Francesca Ghermandi (ela desenhava) na Zero Zero. o Dr. Cifra é humor negro - em que mais uma vez o meu italiano falha para perceber tudo. A esquizofrenia italiana é bem saliente neste volume em que o estilo gráfico ora salta por quase um Jim Starlin (autor de comics cósmicos da Marvel nos anos 70) ora para umas macacadas mais Free.

Apesar de ser "caporedattore" da Black Velvet, Corradi também é autor de bd (como deveriam saber foi publicado em Portugal na antologia Mutate & Survive) e este é o seu primeiro livro, Regno di silenzio (Nicola Pesce; 2007), cujo título deixa adivinhar o que irá conter nas suas páginas: bd's mudas (sem palavras). Trata-se de uma antologia de várias bd's curtas que em comum tem a presença da Morte nas suas estórias cheias de esqueletos e caveiras estilizadas, e que se não fosse por umas estanhas cópulas entre esqueletos até podia ser um livro para todas as idades. A edição é presenteada por retratos de Corradi desenhados por Marco Corona em jeito de prefácio e posfácio.

Regno di Silenzio está à venda no site da CCC a 7€ / desconto de 20% para sócios.

Sem comentários: