sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Trabalho em progresso


It-Clings vs Pneumatic Detach: "The all too logical descent into madness" (Bugs Crawling Out of People; 2007)
Randy Greif & Kenji Siratori: "Narcoleptic cells" (Thisco + Fonoteca de Lisboa; 2007)
Slow Soldier: "New under the volt" (Thisco + Fonoteca; 2007)

O primeiro disco ganhei via concurso da Connexion Bizarre e é uma curiosa experiência de spoken-word (It-Clings) versus IDM (Pneumatic Detach) a lembrar as actuações dos Structura, embora aqui não haja lugar para improvisos e as letras são nitidamente niilista-freudianas. O som é duro ora pela voz que cospe ódio ora pela instrumentação suja que debita beats Techno e orgãos sombrios. Tem mais power do que este texto possa transmitir...

Entretanto, boas novas: a grande editora de música electrónica alternativa Thisco voltou à normalidade. Isto quer dizer o quê? As edições voltaram ao que a editora nos tinha habituado: caixas de CD normais e som electrónico alternativo. Falo disto porque as últimas edições ou não faziam sentido (a Cucu e o In Tempus) ou as edições mostravam alguma pobreza de meios materiais. E o regresso ainda é melhor com a edição de um trabalho do escritor-sensação cyber-punk, o japonês Kenji Siratori associado ao norte-americano Randy Grief, especialista em criar música ambiental, electrónica e concreta. Numa faixa única de 54 minutos viajamos num sonho que podia ser banda sonora para o último filme de David Lynch. Quem já leu ou ou tentou ler os textos de Siratori já sabe que ouvi-lo em japonês ou em inglês é quase o mesmo dada à complicada linguagem "cut'n'paste" cibernética que utiliza. Na colecção de CD's é de colocar na secção "Thisco [facção ambiental/ experimental]". Bom material sonoro embora o trabalho gráfico seja de fugir a mil pés!

Também da Thisco temos o disco de estreia de Slow Soldier (após um split-EP-duplo com FlatOpak). Slow Soldier antes demais é um bom nome para um projecto de música, podia ser nome para banda Punk, Emo, Stoner ou seja o que for. O nome é mesmo fixe... já a música nem por isso imersa demasiada em Techno com laivos IDM não tão assim inteligentes e conseguindo ser um bocado irritantes Enquadra-se na "facção funcional" da Thisco mas é demasiada juvenil para o meu gosto. O melhor do disco começa a metade dele (a partir da faixa-título) quando o álbum começa a ter uma tendência para desacelerar a dança.

Sem comentários: