quarta-feira, 19 de maio de 2010

MÁ ONDA E SUJIDADE #1

Bastardo na sobrevalorizada cena norueguesa, ILDJARN é o extinto projecto de Vidar Vaaer, que esteve envolvido com os EMPEROR e os THOU SHALT SUFFER, mas que aqui opta por uma abordagem sem sinfonices ou floreados.

ILDJARN destila má onda em forma de black metal via punk javardo e não-produção. Precursores do estilo hipnótico e brutamontes de bandas como BONE AWL, AKITSA, SUMP, ANCESTORS, RIDE AT DAWN, HORRID CROSS, GARROTTE, GRINNING DEATH´S HEAD entre muitas outras. Comecem pela "SEVEN HARMONIES OF UNKNOWN TRUTHS" e vão escavando a partir daí por vossa conta e risco. Beware of discos ambient-xunga que também os há.

Photobucket
Para quem se interessar por este tipo de sonoridades uma paragem obrigatória é o blog FUNERAL STENCH.

* Não liguem aos nazis falhados / corpse paintados, há aí muita coisa boa para ouvir.


Photobucket
Principal dinamizador do underground dinamarquês, a editora POSH ISOLATION agrega muitos dos projectos que abundam em mais um esgoto nórdico. Assim como na Finlândia com editoras como a FREAK ANIMAL ou especialmente a FILTH & VIOLENCE , ou a SEGERHUVA e STYGGELSE na vizinha Suécia, a POSH ISOLATION aponta quase exclusivamente para lançamentos caseiros. A editora é co-gerida por três membros de meritórios projectos dentro do noise / drone / power electronics, como LIMEPIT, SARAH´S CHARITY ou ASHLEY´S CHOKE

Mais que nos exemplos sueco e finlandês, esta editora não se restringe em termos de géneros (ou micro géneros) e tanto temos lançamentos de noise e afins (a maioria) como também há black metal fodido (GARROTTE, LUCIATION) e punk podre e depravado à BRAINBOMBS (SEXDROME). Sempre com uma identidade consistente e que passa por uma maneira muito interessante de desfazer e refazer coisas à moda antiga, que se espelha na selecção das bandas e numa estética que embora inegavelmente inspirada na KLAXON RECORDS ou na HOSPITAL PRODUCTIONS é bastante identificável.

Um bom ponto de partida será talvez a caixa de 4 cassetes, "ANYTHING´S BETTER" que é muito provavelmente o melhor documento disponível do pequeno mas fervilhante de criatividade underground dinamarquês.


Photobucket


Pequeno zine muito na linha da PURE de Peter Sotos (ex-WHITEHOUSE) e que prolonga o seu legado de tabacada e parafilias várias. Cada número reúne alguns contos doentes, notícias e bizarrias fotocopiadas de publicações duvidosas, tudo numa estética muito 80´s power electronics como se quer.

Editado via COPROLALIAC PRESS que entre outras coisas editou zines dedicados a técnicas de tortura medieval e GG Allin, embora a FORCIBLE seja a mais relevante e a única das suas edições ainda disponível.

Photobucket
"LEPTIRICA", Djordje Kadijevic, 1973

Psicadelismo rural e lendas ancestrais dos balcãs num filme de vampiros da Sérvia dos anos 70. Interessante revisitação de uma figura muitas vezes explorada, mas nunca desta forma. Acho que se arranja mais ou menos facilmente, mas sem legendas. Podem ver um excerto aqui : youtube.com/watch?v=Ym8wM2sUaVg&NR=1


Photobucket

Livro da excelente série PERSISTENCE OF VISION da CREATION BOOKS que publicou já volumes dedicados a cineastas tão relevantes como Alejandro Jodorowsky, Kenneth Anger e Russ Meyer entre outros. Este THE ART OF DESTRUCTION é dedicado aos filmes em super 8 das mais escabrosas performances do insano grupo de Viena na passagem dos anos 60 para os 70. Não sendo perfeito nem definitivo, é ainda assim provavelmente o estudo mais exaustivo no que toca a tão específico tema até à data :

Para quem não sabe do que estou a falar: ubu.com/film/vienna_actionists.html

1 comentário:

André disse...

és o maior, ó manel!