terça-feira, 13 de julho de 2010

Poststressthing (3/3): livros


O Meister Igor trouxe-me dois livros maravilhosos, que bem poderiam ter saído pela MMMNNNRRRG... Dois autores sérvios, Radovan Popović e Aleksandar Opačić (esteve presente no Salão Lisboa 2003) partilham o mesmo colectivo Studio Strip e a mesma colecção homónima de livros de bd pela Fabrika Knjiga.
Šaka (2007) ao que parece é baseado no Do Androids Dream of Electric Sheep? (vulgo Blade Runner) de Philip K. Dick mas escrito em língua sérvia e com tal densidade demencial de negro é quase impossível reconhecer o universo PKD. O desenho de Popović é o híbrido bastardo de Andrea Bruno e Bill Sienkiewicz, um caos gráfico tal que só um papel brilhante é que lhe poderia dar mais dignidade ao seu trabalho - na realidade se consultarem o trabalho em digital (ver mais abaixo) irão notar o quanto mais nítidas e bonitas são as pranchas.
Tajna Paukove Krvi (2007) que significa o "Segredo do Sangue de Aranha" de PKD nada tem embora Aleksandar já ter adaptado alguns excertos para bd em algumas antologias e o ambiente cibernético decadente poderia levar-nos para aí. Bd sem palavras de contornos surrealistas e "brutistas", é pura sodomia de Druillet com Martin tom Dieck, bestialismo sobre as linhas frágeis do Mattotti e necro-felação ao Malus... No meio um Batman mutante e um trajecto impossível de traçar racionalmente. A MMMNNNRRRG devia ter publicado isto!

Podem descarregar os livros aqui e aqui. Opacic já editou em Portugal, na primeira CriCa...

Sem comentários: