segunda-feira, 12 de março de 2012

Logo Depois Da Vírgula - Livro de Geo-grafia /// ESGOTADO



Logo Depois Da Vírgula - Livro de Geo-grafia
de Mattia Denisse

Logo Depois da Vírgula é um projecto colaborativo. Foi escrito em português por Mattia Denisse, artista que tem o francês como língua mãe. O texto foi editado por Lígia Afonso, com as contribuições de Cristina Fino e Rui Almeida Paiva, segundo as regras do novo acordo ortográfico. As cartas que acompanham o livro formam o conjunto da correspondência, transversal à realização do livro, entre Mattia Denisse e Paulo Miyada. O posfácio é assinado por Nuno Faria. O projeto gráfico é de António Gomes e Cláudia Castelo - Barbara says…, com colaboração de Patrícia Maya. O livro é uma edição do autor e de Barbara says...

Tiragem: 500 exemplares, 100 em inglês
Apoios: Fundação Calouste Gulbenkian, Direção Geral das Artes e Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura.

Distribuição da Chili Com Carne / ESGOTADO

As viagens que cometo não são mais do que pedaços d’a Viagem. Desde o início, nomadizo entre “acampamentos de base” mais ou menos impermanentes. Atinjo o cume e volto a descer. Abasteço-me e subo outra vez. Pouco importa que o cume seja outro e pouco importa até qual seja; é sempre Ele. Talvez suba apenas para desfrutar, durante alguns instantes, de uma vista maior, de um ponto de vista singular. Em geral, quando chego lá acima, o céu nublado impede-me a vista para além da minha silhueta projetada na superfície das nuvens. Se acreditasse no que vejo, não continuaria a querer ver além do que vejo e dispensar-me-ia de me movimentar. Mas um curioso fenómeno, provavelmente interno, faz com que nunca acredite totalmente no meu olhar…

Mattia Denisse nasceu em França em 1967, em Blois, cidade de Robert Houdin (1), de Denis Papin (2) e de René Guenon (3). No entanto, ele não viveria em Blois, mas sim em Seur, na última casa da aldeia, uma espécie de Jardim do Éden e Arca de Noé à vez... Desde então, procura coincidir consigo mesmo.

(1) 1805 – 1871. Mágico inventor do truque (entre outros) que ficou célebre: A Suspensão Etérea.
(2) 1647 – 1712. Físico, matemático, inventor que trabalha sobre o vazio, sobre a força do vapor, sobre a água. Inventor, entre outras coisas, do digestor ou A Maneira de amolecer os ossos & de cozer toda as espécie de carnes em muito pouco tempo & de forma muito barata…
(3) 1886 – 1951. Autor de obras de metafísica e de esoterismo.

Sem comentários: