terça-feira, 27 de novembro de 2012

América perdida



Love You and Witchcraft Me (Fantasma; 2012) de Juan Echeverry é um livro / zine impresso a azul com BDs minimalista deste autor colombiano residente em Berlim. Pequenas poesias urbanas com algumas mudanças de estilo e narração que provam que ainda se irá ouvir falar deste autor - mesmo que não se possa saber dele em lado nenhum na 'net: o blog editorialfantasma.blogspot.de não funciona, ninguém consegue atinar com o título da publicação, etc... Vai ser mesmo de estar atento neste tipo!


Raio que te parta! (Trip; 2011) é de Carlos Santos (canadiano nascido em Portugal) é um livro de desenhos cheio de caveiras em decomposição ácida que faz ponte entre Posada, Giger e Moebius. Também lembra outro suiço, o Alex Baladi... Interessante mas não surpreendente como o prefácio do livro nos tenta vender. Pelo menos faz cadáveres esquisitos e não álbuns sobre Portugal como o menino-da-moda do momento, também ele luso-qualquer-coisa, Cyril Pedrosa... A Trip é mais um selo editorial que mostra movimentações na BD do Quebec.




Se a vida fosse como a Internet (Belebéu; 2012) de Pablo Carranza é uma compilação de tiras humorísticas e BDs cujo título já explica tudo... O melhor do livro são as piadas gráficas do próprio livro enquanto objecto - as fichas técnicas que imitam o ambiente de trabalho Windows ou quando uma personagem vai parar a um fax, o papel do livro torna-se nesse tipo de papel (lustroso e de impressão manhosa). O livro acaba em beleza com uma BD em que a escritora Clarice Inspector volta à vida para matar o Mark Zuckerberg... De resto, é aquele humor brasileiro que não aquece nem arrefece.
Ofensa Gratuíta #1 é um minizine feita a meias entre Allan Sieber (um veterano cheio de pica) e Cynthia B (uma rapariga dos zines) com 16 páginas A6 impressas em papel amarelo em que cada autor mostra o seu melhor vocabulário... O zine é grátis, né?

Sem comentários: