quinta-feira, 29 de novembro de 2012

O quotidiano desenhado...



Lodaçal Comix #7 (Ruru Comix; Set'12) mantêm o nível de produção e conteúdo a que nos tem habituado (alto nível, boy!) da capa à última página! Mas há algo a minar alguma energia do início deste zine, sobretudo porque no que diz respeito à produção nacional que neste número resume-se apenas à conclusão da BD Lovehole de Afonso Ferreira - a ser reeditado em breve em livro monográfico pela Chili Com Carne em colaboração com a Ruru. Falta agitar os autores portugueses mas se calhar isso nem o Lodaçal nem ninguém alguma vez conseguirá fazer - curiosmanete ainda há pouco tempo reli um texto na Quadrado #1 (3ª série, ASIBDP + Bedeteca de Lisboa; 2000) que se queixava da lassidão e introversão dos nossos autores. Será por isso que o Lodaçal está cheio de estrangeiros cheios de garra e com vontade de mostrar trabalho?
É bem capaz, e este Minizine #1 (B.Campos; Nov'12) é exemplo disso ou de nada... Começa logo por ser o título menos imaginativo da Terra, o que irá reflectir também nas BDs que são publicadas todas elas escritas por Sanktio e desenhadas por outros autores, dos quais destaco o José Lopes. São exercícios de escrita simples mas que cheiram a redundância e a pensamento reaccionário apesar da vontade do autor em querer transcender o véu de Maya. Falha porque não se expõe para além de uma melancolia mundana - e esse sentimento, por mais válido que seja para qualquer ser humano não é suficiente para provocar mudança a seja quem for.
E voltando atrás... O Meu Namorado Cavalo são dois volumes de BDs em versão portuguesa, feitos por uma espanhola que reside actualmente no Porto - em Programa Erasmus? - em que antropomorfizou o seu namorado num cavalo para contar histórias do dia-a-dia com uma grande dose de humor que não se esgota apenas na situação insólita de ir prá cama com um quadrupede! O desenho é naíf, ao estilo de desenho de crianças, o que lhe rende uma dinâmica e espontaneidade que mata qualquer monotonia rotineira. Um dos volumes tem o texto feito a computador que é uma valente merda, em compensação o que foi escrito à mão é muito melhor!

Sem comentários: