terça-feira, 18 de dezembro de 2012

O Pequeno Deus Cego

David Soares (a) e Pedro Serpa (d)
Kinpin Books; 2011/12

Apesar das tropelias comerciais deste livro, este publica uma BD que vale bem apena ler não tivesse a garantia do "Selo de Qualidade Soares" que ultrapassa as opções "guethisadas" da editora. Ora vamos a elas: é anunciada como uma segunda edição mas só é detectável como diferença com a primeira é uma inversão das cores da capa, e sendo a edição impressa digitalmente é desleal chamar a uma reimpressão de pouca tiragem (que é o que é na realidade toda a edição em impressão digital) de segunda edição. Mas se os grandes editores fazem este tipo de publicidade porque não podem fazer as pequenas? Só acho que as pequenas podiam ser menos demagogas, é tudo... Depois há a inclusão de um prefácio de Nelson Dona (Director da BD Amadora) a qual eu pergunto quem quererá uma coisas destas dada a falta de nexo deste festival? Estes factos são uma poça pantanosa que assustaria qualquer um em pegar no livro mas (e com o David Soares há sempre um "mas"!) a obra em si não tem culpa das cromices do seu meio editorial. Não é à toa que o livro tem merecido destaque dos (poucos) críticos de BD em Portugal e mereça também esta pragmática "segunda edição" de mais exemplares a sairem à conquista de mais leitores.
O livro lê-se rápidamente como aliás já tinha acontecido com outras recentes produções de Soares, a lógica aqui é a de "conto em BD" onde como escritor literário o David Soares tem já uma longa e rica carreira - desde 2001 que é oficialmente um excelente contista. Este livro, tal como o anterior Mucha (Kingpin Books; 2009) marca um regresso de Soares à "BD conto", que é um "back to basics" no início da sua carreira de autor de BD quando editava fanzines pela sua editora Círculo de Abuso - ainda esta antes de ser oficializada como editora de livros em 2000.
O problema dos contos é que quando são bons sabem a pouco - é o caso - deixando salivar por mais e mais. Nesta BD, seguimos uma criança eunuca e cega numa China "anacrónica" (?) à procura de conhecimento... Bem... nem é bem sobre Conhecimento (ver crítica de Moura in Ler BD) mas como a BD é curta seria xunga revelar mais. Lê-se como se fosse haver um segundo volume - tal como gostariamos que tivesse acontecido com Mucha. Espera-se uma continuação no final do livro... Será isto bom? Eu creio que sim...

Sem comentários: