quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Åke Ordür


Lars Sjunnesson
L'Association; 2013

Enquanto não é inaugurada a exposição do sueco Sjunnesson na Trem Azul (anotem aí, 5 de Setembro!) tive acesso ao seu mais recente livro traduzido para uma língua acessível aos mais comuns seres neste planeta... ou seja em francês porque foi editado uma bela versão pela importante editora L'Assocciation.
Livro de BD anarca-niilista é no entanto impresso a duas cores, o normal preto e um prateado que remete para o dinheiro. Ordür é capaz de ser das personagens mais inconsequente à face da Terra mesmo que as pseudo-intrigas sejam perfeitamente contemporâneas e assertivas. Digo pseudo-intrigas porque elas também são paisagens narrativas que pouco importam.
Este livro pouco importa também porque numa sociedade burocrática a mostrar colapso a toda a hora do que adianta ler sobre anarquistas pouco convictos?
Graficamente simples não deixa de ser altamente estilizado e depurado. Consegue ser sujo de vez enquando para agradar a "Esquerda Caviar"... E não se armem em parvos! Vão lá confirmar os originais na exposição!

Sem comentários: