quarta-feira, 30 de março de 2016

O Barulho da klasse burguesa

Doping (Working Klass Noise; 2016) é uma k7 de punk rock sintético tocado e cantado pelo italiano Saba, aquele italiano dos zines e que organizou a maior zumbideira em Lisboa nos últimos tempos, e ... amigas (?).
Soa a Suicide alla bolognese ou Sigue Sigue Sputnik al dente, entre 1976 ou 1986 ou ainda a Humbert Humbert e outras bandas Electro-algo do início de milénio. Divertido mas repetitivo deixando depois a questão "quanta diversão aguentas?"
A embalagem é vinil que forra um cartão e já metidas umas pregas punk! Wicked!




Ou melhor ainda, quantos BPMs aguentas? BPM é a medida para a quantidade de batidas são despejadas por minuto em músicas electrónicas de dança (Hip Hop, Techno). Para quem pensava que o gênero Speedcore era o mais rápido com as quase 999 batidas por minuto, eis o Extratone que ultrapassa para mais de mil ao ponto que já não se pode falar em "batidas" mas sim em "tom". O Extratone é feito de TPM (tons por minuto), soa quase a Harsh Noise mas é realmente diferente e ao que parece há malta que curte dançar isto - WTF!? Tweet it! (extratone mix) é um picture disc 12" (um máxi) de DJ Balli e Ralph Brown em que feitas as contas aos tweets que são publicados por segundo e com  uma base teórica de Paul Virillio para chegarmos aos tons deste monstruoso disco. É das coisas mais enervantes que já ouvi, qual Merzbow? Isso é para meninos! Edição da Sonic Belligeranza, de 2012, temos disto para venda se quiserem mesmo... boa sorte!

Outro que fez barulho nas festas que houve há algumas semanas foi Hexn que vi armado em mágico de filmes giallo a sacar o barulho da agulha que fazia uma tatuagem a um gajo que parecia estar morto. Metia respeito o ambiente Dark...
A k7 al​-​khīmiyya - الخيمياء (Old Bicycle + Non Piangere Dischi + diNote + La Scatola Nera; 2015) é isso, ambiente darketonni com drones, guitarras pós-góticas e vozes de "carpideiro" virgem, tudo isto para soar diabolik! É um coche...





Do lado oposto, está Økapi que pude ouvir os testes de gravação das reedições dos dois volumes de Love him : Økapi plays the music of Aldo Kapi pela Sonic Belligeranza. "Gamanço-fónicos" cheio de muzak trip-fckd-hop lounge que qualquer fã de Stealing Orchestra e People Like Us deveria adquirir nem que seja porque para no final do segundo volume acaba com ritmos de Rave xunga 160 BPM's. O que é muito estranho porque escrevem que o Aldo Kapi nasceu a 1896 e morreu em 1952, ora como se sabe não havia música Techno nessa era... Será tanga de italianos? Ou será tanga do Quirguistão?

Sem comentários: