quarta-feira, 19 de abril de 2006

Fenoscândia I

Novas dos países escandinavos, onde está acontecer uma emergente cena bedéfila. A mais visivel, é a finlandesa como devem ter reparado no ano passado no Salão Lisboa.

Finalemente saiu Uusissa maisemissa (trad.: Nas novas paisagens) da Terhi Ekebom, pela Asema... finalmente porque fiquei à espera de ver o livro impresso depois das pranchas originais terem estado numa das exposições do Salão Lisboa. Desde já é de referir a boa produção do livro: uma capa dura que sugere uma textura de papel de cenário - onde aliás, foram desenhados os originais da bd. O miolo é impresso em fundo azul e provoca um choque térmico para quem viu os originais. Este é o segundo livro desta autora, distante do primeiro, "A Cow's Dream" (ver Underworld #11) quer no aspecto quer no tema. Graficamente, Tehri explora (já algum tempo, consultem o Quadrado #6) o lápis para fazer um registo mais "free" / desenho livre, geralmente com uma composição de 2 vinhetas por página muitas das vezes ligadas entre elas por uma imagem única. O resultado é francamente agradável (e económico). Nas novas paisagens o tema abordado, também de encontro com os seus últimos trabalhos, são sucessões de acontecimentos em volta da infância / puberdade com laivos de autobiografia. Um puto muda-se com uns pais (que são criminosos!?) da Suécia para a Finlândia - sabendo que a autora é meia-sueca e meia-finlandesa devo supor que haja aqui uma relação. Trabalho misterioso, este, escrito em finlandês mas com a tradução em inglês no rodapé de cada página.



Também publicado no Quadrado #6 e presente no Salão Lisboa mas sem exposição, Tommi Musturi, lançou o seu primeiro livrinho de esboços, Autiomaa Kis-Kis, pela sua editora Boing Being. São 24 páginas todas a cor impresso num papel grosso q.b. com imagens grotescas roçando o Pop em estado de degradação. Os corpos de Roma ardem e Tommi regista-os com um talento plástico que mete inveja.

Sem comentários: