sábado, 8 de dezembro de 2007

10 CCC - comemoração 6: Mesinha de Cabeceira #13 em PDF

22 de Outubro marca duas datas importantes, por um lado comemora 15 anos de existência do zine Mesinha de Cabeceira (MdC) e por outro 10 anos da publicação do número 13, a primeira edição da Associação Chili Com Carne.

Estando em curso as comemorações da CCC e uma vez que a edição em papel encontra-se quase esgotada (só sobram pouco mais que sete exemplares), foi decidido criar uma versão em PDF que pode ser descarregada gratuitamente para que o seu conteúdo não desapareça da fraca memória nacional.

Do que faz este número algo de tão extraordinário? De facto, as questões envolta da edição seriam solipsistas e pouco interessantes para o público, por isso, acreditamos que só há uma razão para o MdC ser importante: a bd sem título de 39 páginas da autoria de Nunsky.

O Nunsky, cujos dados biográficos não são significativos ou divulgados, foi um meteoro na bd portuguesa. Participou em vários números do MdC quando este ainda era um zine em fotocópias, sempre com bd's de temática Punk'n'Roll mas com um significativo virtuosismo gráfico ímpar.

No "número 13", as influências de Charles Burns ou de Love & Rockets poderão ser óbvias, é certo, no entanto nunca foi feito um trabalho deste tipo, uma catarse de amor psycho-punk-goth, regada de referências Trash e série B. Uma estória de uma banda obscura cujo vocalista sofre de alcoolismo e obsessão psico-patológica por um amor impossível. Os ambientes de concertos suados, violentos e brutais, bem como da vida urbana são minuciosamente gritados acompanhados por uma bateria narrativa perfeita.

No meio da bd portuguesa, esta bd/edição foi perfeitamente ignorada pelos pretensos divulgadores e críticos. As únicas reacções (e positivas) vieram da imprensa musical: «fanzine de intenso punk meio gótico, revela uma coesão gráfica e narrativa acima do que nos habituámos a encontrar nestas publicações» in Blitz «com problemas psíquicos (Alien Sex Fiend). Altamente recomendável» in Underworld / Entulho Informativo.

Dez anos depois, ainda hoje em Portugal ninguém faz 39 páginas de bd mesmo como catarse.

ATENÇÃO: para conseguir fazer o download deste ficheiro terá de registar-se como cliente e acrescentar este artigo no seu carrinho de compras. Não irá ser cobrado nenhum valor por acrescentar este artigo nem precisa de comprar qualquer outro artigo.

Serve este comunicado para agradecer oficialmente ao Nuno (Última Sessão) e Mongorhead pelo apoio oferecido à edição em papel.

Sem comentários: