sexta-feira, 23 de novembro de 2007

3rr0

Coex: "Moving" (Marvellous Tone; 2007)

Não pára a Marvellous Tone! Este ano vai na sua terceira edição e já podemos posicionar esta editora DIY portuense de música electrónica, num saco. Mas não é um asséptico saco de plástico mas num simpático saco de "urban craft". A MT edita CD-R's em edição limitada, embalados em simples caixas de cartão sempre serigrafadas, o que valoriza imenso o objecto sobre o ponto de vista gráfico. A música electrónica que promove é contemporânea, seja na perspectiva funcional (na tradição de DJing), seja na experimental (Dino Felipe) - até havendo várias vezes situações que as duas perspectivas se cruzam. A sensação de vivermos em tempos de reciclagem parece ser a base estética desta editora, que pega em dejectos digitais praticando IDM e breakbeat.
Coex não foge à regra do catálogo MT, começa de uma forma funcional de breakbeats furiosos & fragmentados, muda-se para interlúdio ambiental, salta para um pop feminino freak (será uma colaboração do Projecto Gentileza?), volta aos beats & bytes de uma discoteca espacial, continua em Hip Hop disfuncional, drum'n'bass microscópico e termina banda sonora de serial-killer. Tudo isto em trinta minutos.

PS - o que raios aconteceu à capa deste disco? Porque raios inverteram e mutilaram a ilustração dos aliens?

PPS - entretanto arrabjei os créditos pelo editor: "coex é Joao Alves (desenhou capa deste e do Dino Felipe is sleeping) e Pedro Moura (aka trestristestigres); ficou decidido nao botar nome das faixas, por razoes razoaveis; e na verdade nao se trata de uma colaboraçao com Projecto Gentileza, mas de Ana Deus (igualmente aka 3tt). (...) ah, resta ainda dizer que foi masterizado pelo senhor Quico Serrano."

Sem comentários: