quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Bacalhau da Noruega


Os latinos têm a mania que são muita loucos e extravagantes mas a verdade é que os humanos têm todos as mesmas características seja de onde eles forem. O colectivo Dongery é prova cabal que o humor não é exclusivo do sul como se gosta tanto de estereotipar por aí. Desde que existem desde 1997, o Dongery tem feito dezenas de zines de bd com títulos idiotas e conteúdo não menos idiota no melhor sentido pós-moderno. Da produção do grupo, há algumas curiosidades, as bd's sobre Lisboa (ver "post" anterior), a participação do português Pitchu (autor e editor do saudoso zine Sub) em zines como o recente Sing it out!!!!! (2008) - que tem um formato de piano de cauda! I shit you not!!! - ou ainda os coléricos Duncan e Folino, personagens de Bendik Kaltenborn e Kristoffer Kjølberg que tem aparecido nos zines Friends for Fighting (2 números, 2006) ou no mini-zine M walk with me (2006).
De forma geral, o Dongery o que faz juntar pessoal na sua esfera nacional, pegar num tema (cabelo, humor, música são exemplos de temas para essas edições) e lançam cá para fora sem grandes preocupações. Aproximações a David Shrigley não são de se excluir... Alguns resultados são hilariantes outros duvidosos mas desde o início até ao fim, os zines Dongery dão pica de ler/ver!
A CCC oferece títulos deste colectivo na compra de qualquer zine na sua loja online - oferta limitada ao stock existente. Have the funzine of your life!

Sem comentários: