domingo, 10 de maio de 2009

pós-pós-SPX: Portugal

Provavelmente foi na SPX que o catálogo da exposição Divide et Impera (Montesinos; 2009) foi comercializado pela primeira vez sem ser na Galeria Second Street onde esteve patente a exposição. A edição inclui um texto do comissário Pedro Moura e várias bd's de Fábio Zimbres, André Lemos, Frédéric Coché, Warren Craghead III, Aerim Lee, Ilan Manouach e Andrei Molotiu.

Lançamento português pela terra sueca foi Heavy Metal (Bela Trampa; 2009) de Jucifer, zine A5 cheio de bd's e desenhos marados que não sei se homenageia o Metal ou não... está prometido um último exemplar para Portugal na CHILI mas até agora nada - talvez aja uma reedição... De resto, o zine não inclui o cinzeiro e o título é pintado à mão com cor assim a dar para o dourado...

Também para a SPX, Marcos Farrajota levou um sarcástico postal - a bd sobre SPX do ano anterior. O que vêem é a parte detrás, por isso quando ele vos escrever, não se admirem de apanhar com essa bd impressa... está à venda na CCC.

Voltando a Portugal, apanhei logo com coisas novas...  curiosamente com pontos em comum. O primeiro é mais um livro editado pela Plana Press: Egg & Ham in Rotterdam (2009) de Ana Carvalho e Ricardo Lafuente, que recolhe 22 estórias escritas e ilustradas em 2006, quando os autores habitaram na Holanda. Os contos são secos, pretensiosamente humorísticos mas sem sal quer no ovo quer no presunto. As ilustrações idem aspas aspas. Safa-se a edição pelo formato sempre-porreiro que é o A5, pela boa impressão bem e também pelo uso de uma "font" de texto interessante. À primeira vista é "cute", depois de lido deixa de o ser, infelizmente.
Algumas destas características podiam ir para quatro volumes da colecção Há Água em Marte (2008/09) - chama-se Caderno de Insecto? Não se percebe - editados pela Associação Cultural Lemur. Livros em formato A5 mucho sexy mas com contos que se esquecem a maior parte do tempo e ilustrações pouco expressivas. De uma colecção já relativamente grande, li quatro volumes e destaco Tipler Café de Augusto Lima (texto) e Renato Seixas (ilustrações), um conto "cyber-qualquer-coisa" divertido, as ilustrações demasiado digitais para o meu gosto funcionam como apontamentos gráficos. Porreiro!... O projecto e este livrinho em particular.

Sem comentários: