sexta-feira, 30 de abril de 2010

PEQUENO É BOM encontros sobre edição independente (2ª sessão)

cartaz por Lucas (4 anos) na oficina «Obrigatório Afixar» ministrada por José Smith na Casa da Achada

Encontro mensal na Casa da Achada / Centro Mário Dionísio sobre questões de edição independente (fanzines, zines, livros de autor, CD-R,...).

Nesta sessão dá-se atenção à criatividade e "mãos na massa" estando no programa:
- Orgia Gráfica, workshop por Lucas Almeida;
- A habitual Feira de Fanzines desta vez com uma selecção de títulos ligadas ao desenho/ ilustração/ graphzines;

títulos dísponíveis: da Chili Com Carne, Imprensa Canalha, Le Dernier Cri, MMMNNNRRRG, Nazi Knife, Opuntia Books, U.D.A. (de Blanquet) entre outras produções nacionais e estrangeiras (Suiça, Sérvia, Espanha, França, Itália, Suécia).
Novidades editoriais: A Segunda Vida de Djon de Nha Bia (Chili Com Carne), romance de Nuno Rebocho; ...

-----
sobre a Orgia Gráfica ou Bacanal de Desenho Experimental:
Desenho em conjunto, experimentação gráfica com várias pessoas, tendo como fim a libertação e a interacção entre as várias pessoas ao nível do desenho. Encarando o desenho como uma extensão do interior da pessoa, uma expressão única e genuína. Pretende-se com este encontro uma reunião de vários estilos e registos gráficos, expondo a ligação do desenho com a actividade sexual, fazer amor com o papel através do lápis ou pincel. Conseguir partilhar com as outras pessoas essa intimidade de desenhar e deixar que actuem no seu desenho. É um exercício de abertura, através do desenho explorar a dimensão do tesão e das energias que estão associadas. Encarar o desafio de por cá para fora o mais genuíno e único que cada um sente em relação à partilha de intimidade, através de meios gráfico de expressão.

Os materiais: Cartolinas, lápis, tintas, canetas etc…

Tendo como possível fim uma publicação, dependendo dos resultados alcançados. Sendo uma sessão experimental , fica em aberto esta possibilidade.

Sem comentários: