quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Novo Doba Festival

Novo Doba + Turbo Comix; 2010

Cátalogo de um novo Festival de bd na Sérvia - depois do seminal GRRR organizado por Aleksandar Zograf, agora reduzido a uma programação de galeria, onde a Chili Com Carne irá lá se apresentar no dia 7 de Setembro.
Novo Doba significa "Nova Era" em sérvio, em o editorial do evento / catálogo pretende apresentar uma nova bd, em que os tiques da mesma e os da ilustração, artes plásticas, música, animação e a cultura pop servem para serem recicladas, reconstruídas e recriadas. Uma pretensão maior em intenções do que em resultados - pelo menos a julgar pelos que foram publicados no catálogo não rompem barreiras de nenhuma espécie. O catálogo  que na verdade o que faz é apenas publicar bd's e ilustrações dos vários artistas que participaram, não fugindo à lógica do modelo das antologias de bd alternativa que existem pelo mundo fora, inclusive como as sérvio-croatas. Admito que esta publicação tem um ar mais "sexy" do que o habitual pelo formato ligeiramente maior ao A4 mas ficamos por aí, até porque a maioria dos colaboradores já os vimos nas páginas de outras antologias.
Há gente da Áustria (2143 Dead Srobl e Helmut Kaplan do colectivo Tonto), os franceses do Le Dernier Cri (Guedin, Pakito Bolino e Craoman), o croata Igor Hofbauer, o sueco Max Andersson,... e claro os "locais" como Aleksandar Zograf, Septic, Wostok, Radovan Popovic e Aleksandar Opacic.

Obrigado à Vera S. (da Firma) pelo livro

Sem comentários: