quarta-feira, 27 de junho de 2012

Flood City (Peow!; 2012)


A Globalização pode ser vários efeitos perversos se por um lado liquida a “tradição” também é verdade que há tradições que não interessam nem ao menino Jesus – falo como “tradicionalista” e não como cristão, atenção! O estereótipo sueco tem sido o gajo introvertido, fechado e snob, ou pelo menos é o que se passa em Estocolmo, a excepção que já vivi é a malta de Malmö que é mais continental, emigrante, cosmopolita (e dinamarquesa) do que “sueca”.
E se a maioria do mercado sueco vivia no seu conforto interno, novas gerações já são diferentes e agem de outra forma. O estúdio Peow! estreou-se com zines no festival Crack (em Roma! Logo aqui uma mudança de paradigma!), estudam BD e Ilustração e parecem ser um chavais simpáticos - nada arrogantes como a malta de Estocolmo costuma ser… Compraram uma máquina risográfica e agora lançam zines com uma boa qualidade de impressão e apresentação. Quanto ao conteúdo, topa-se um lado técnico profissional que se adequa ao mercado europeu pós-L’Association. Flood city une três histórias em progressão dos três membros do colectivo, envolta de uma cidade inundada. Olle Forsslöf parece ser o mais extravagante, Elliot Alfredus o mais elegante e Patrick Crotty o mais primitivo, o que afinal mostra “arte-diversidade” na Aldeia. (a suivre)

PS resta saber porque os estudantes da Ar.Co e de Guimarães também não são assim… Ainda falta muita Globalização a “corrigir-nos” a personalidade!

Sem comentários: