sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Negative Dad #1

Nathan Williams, Matt Barrajas e Rudolfo
Set'13; Weed Demon Inc.

Eis um fruto da Aldeia Global quando os "nerds" se encontram. Um gajo norte-americano de uma banda "indie" chamada Wavves conheceu o português Rudolfo, e fizeram uma BD em conjunto. Williams escreveu com ajuda de um tal Barrajas (não sabemos quem é mas tudo bem) e Rudolfo passou nove meses a desenhar o primeiro número desta saga de ficção científica. É uma espécie de Alien Nation (ou NM puxando a brasa à minha moino-sardinha) meets Quarteto Fantástico à Kirby, em que mutantes vivem num mundo como o nosso, com as mesmas coisas de sempre, os cromos são os renegados e os betos reinam na realidade alienada das escolas secundárias dos EUA.
Graças ao formato quase-A4 e os desenhos lambidões parece mais uma BD europeia drogada dos anos 70 do que um comix indie norte-americano. O que têm bastante piada como híbrido cultural. Alguma da narração é bastante pesada e enganadora, parte por excesso de desenho detalhado de Rudolfo (isso é que foi bulir!) e outra parte pela inexperência dos argumentistas nas técnicas da BD. Paradoxalmente os momentos narrativos mais fluídos são nas partes ligadas a umas alucinações (!) que as personagens têm a dada altura. Também a estética "jogos de computador" funcionam de uma forma "errada", ou antes, maquinal. Se o Rudolfo acha que isso faz parte do seu estilo gráfico, acho que deveria aplicar isso aos seus trabalhos a solo e não este que é em parceria. Mas seria injusto não dizer que os desenhos não estão fixes, muito pelo contrário. Os problemas surgem nas estruturas de páginas e vinhetas, cujo peso dos desenhos tornam ainda mais difíceis de leitura.
Seja como for, isto é um começo de uma história e deixa alguma excitação no ar ou pura e simplesmente "weird shit"... Queremos mais! Man, vamos ter de esperar mais nove meses para o próximo número?

Sem comentários: