segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Toma lá os 500 paus!

Os cinco membros da Direcção da Associação Chili Com Carne que são o Juri do concurso interno da CCC, Toma lá 500 paus e faz uma BD  já decidiram sobre o projecto vencedor!

E o vencedor é o trabalho The Care of Birds / O Cuidado dos Pássaros de autoria de Francisco Sousa Lobo, romance gráfico de 150 páginas que deverá ser publicado em 2014 na Colecção CCC e cujas primeiras 39 páginas (algumas em esboço) já podem ser vistas aqui:



Foram entregues oito propostas para este concurso, o que pode parecer pouco mas sendo objectivo fazer um livro, o que obriga a uma maior organização e trabalho do que apenas fazer 4 páginas (como é normal noutros concursos de BD em Portugal e no estrangeiro), na realidade o saldo é bastante positivo, havendo até algumas das propostas que tentaremos publicar no futuro.

A escolha foi complicada dada a qualidade das propostas mas o trabalho de Francisco Sousa Lobo sobressaiu pela qualidade do texto, argumento, capacidade de narração e desenho, bem como a forma exemplar como apresentou o projecto.

O Juri deste concurso e a Direcção da Associação Chili Com Carne agradece a todos os sócios que participaram nesta primeira experiência a explorar de forma mais sistemática e organizada no futuro. O impacto desta iniciativa poderá até de mudar a nossa de futuro. Para já, podemos adiantar que dado ao saldo positivo iremos repetir o concurso em 2014.

±±±±±±±


Sobre o autor vencedor deste primeiro concurso:


Francisco Sousa Lobo nasceu em 1973 e vive em Londres desde 2005. Faz BD desde 1980 mas a sua estreia em livro foi em 2003 num número da Lx Comics, colecção de novos autores da Bedeteca de Lisboa. Estudou e praticou arquitectura durante dez anos. Agora trabalha em artes plásticas e banda desenhada, e não distingue já bem entre as duas coisas. Expõe em Inglaterra e Portugal - presentemente podem ser vistos alguns originais seus no Museu do Chiado. Estuda a nível de doutoramento (arte) em Goldsmiths College. Participou em vários jornais universitários e no Público. Também publica nas áreas da crítica artística e estética.

Na Chili Com Carne participou no zine Mesinha de Cabeceira / CapitãoCrica Ilustrada e no Zona de Desconforto, este último a sair este ano. Entretanto o seu novo livro The Dying Draughtsman – O Desenhador Defunto está para sair esta semana da gráfica para ser lançado em Berlim.

Sem comentários: