segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

À vossa porta: a Barbárie Socialista!

Após uma primeira tentativa de destruição da Bedeteca de Lisboa, eis que António Costa e o seu executivo tentam outra vez MAS desta vez incluíndo TODA a Rede de Bibliotecas Municipais de Lisboa (conhecida por BLX).

A petição online está aqui:

http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT71765

Quem a ler perceberá facilmente a gravidade do assunto e deverá agir rapidamente porque Quarta Feira prepara-se a primeira reunião camarária para avançar com a barbárie.

Não é só a Bedeteca de Lisboa que está em risco de se perder numa Capital Europeia que até há 10 anos atrás era conhecida por ter as PIORES bibliotecas do país.

Muito foi feito e a BLX funciona actualmente de tal forma que AGORA é um MODELO para o país!

Um modelo porque tem 17 bibliotecas mas isso não significa que precisa de comprar 17 exemplares do mesmo livro para cada biblioteca. Graças à economia da rede, qualquer cidadão que trabalhe, por exemplo, em Belém pode ir buscar lá os seus livros e deixar em Alvalade ou noutra biblioteca mais perto de casa.

Os cidadãos podem aceder a acervos únicos: sobre a nossa centenária República (Museu-Biblioteca República e Resistência), a nossa história do livro para a infância (S. Lázaro), toda a BD portuguesa e o maior acervo de BD estrangeira e de edição independente (Bedeteca de Lisboa / Olivais), etc... acervos importantes para estudantes, professores, estudiosos estrangeiros - e no caso da Bedeteca de Lisboa, para TODA a população lisboeta.

As propostas que Costa & cia não prejudicam apenas os funcionários da Câmara Municipal de Lisboa mas afecta todo um património e um trabalho de anos numa área complicada que é a Cultura, onde os "orçamentos zero" imperam mas não implica que desanime os funcionários na sua luta no dia-a-dia para ajudar pessoas com problemas de iletracia, estudantes, leitores ou a criar os tais acervos especiais.

TODOS os políticos mentem à população dizendo que a Cultura é uma área que só dá prejuizo económico - recentemente um estudo de Serralves mostrou justamente o contrário... mas Costa parece que se prepara para ser o próximo Rui Rio, coisa que nem o Santana Lopes conseguiu ser... aliás, foi este famoso animal político que meteu as BLX a andar, a História é irónica no mínimo.

E por falar farsas porque a propaganda da CML brevemente irá tentar mudar a história toda:

Farsa I 
O mais grave que estes Socialistas querem fazer é livrarem-se das bibliotecas dos bairros mais degradados de Lisboa, o que permite afirmar que a multiculturalidade que Costa apregoa para Lisboa depende directamente do teu IRS.

Farsa II 
Costa também é reconhecido por ser o político que ouve a população. Sabe-se que os planos desta destruição das BLX foi descoberta por mero acaso por um sindicado da CML! Ninguém nas bibliotecas ou da população foi escutada sobre o assunto. 

Juntos fazemos Lisboa?
Só se for para abrir mais um hotel com pilaretes à volta.
Lissabon über alles!

Já que o elegeram "isto" façam o favor de enviar reclamações para

 António Costa:  Largo do Intendente, 27, 1100-285 Lisboa / t: 218170001 / fax: 218171222 / gab.presidente@cm-lisboa.pt 

e para a Vereadora da (in)Cultura Catarina Vaz Pinto: Paços do Concelho – Praça do Município, 1149-014 Lisboa / t: 213236200 / catarina.vaz.pinto@cm-lisboa.pt

Sem comentários: