domingo, 20 de julho de 2014

Estrompa (1942-2014)



O autor de BD Estrompa faleceu ontem (?) a julgar pelo "post" do blogue Kuentro - sem que se saiba mais nenhum informação sobre este triste acontecimento.

Foi um "velha-guarda" do underground zinista lisboeta, sempre mais perto dos jovens do que dos velhos, numa altura em que os jovens autores ou amantes de BD só se podiam conhecer através de bizarros encontros do Clube Português da Banda Desenhada e festivais ainda mais caducos dos que existem nos dias de hoje - é verdade, já foi assim antes da web.2! Editou mais de uma vintena de números do fanzine Shock!, que no início era um fanzine de homenagens tontas a personagens da BD tonta & comercialóide até se dedicar a publicar as suas BDs do seu "Tornado", uma personagem-pastiche à série "Torpedo 1936", de Abuli & Bernet, mas que servia para Estrompa gozar com as últimas novidades estúpidas da cultura Pop. Participou em várias antologias e revistas sendo que a solo, só em 2002, é que a Bedeteca de Lisboa publicou um número da colecção Lx Comics com a BD Tornado : Só Me Saem Dukes!

Homem simpático e de bom-humor, uma vez ou outra tivemos o prazer de o publicar - Mutate & Survive e Mesinha de Cabeceira - bem como de ter o seu trabalho exposto (juntamente com o de José Lopes) no Espaço CHILI, sob o pretexto do Shock!. A BD publicada na CriCa Ilustrada foi desenhada por Pepedelrey, numa tentativa naíve da nossa parte, de exorcizar as suas experiências da Guerra Colonial, onde participou muito jovem em Angola. Infelizmente, o resultado escapou para piada de camarata, tal como acontece com muitos outros soldados cheios de traumas são confrontados com  o tema da guerra - especialmente esta que além de absurda era também anacrónica.

Curiosamente as fotografias que aqui "postamos" foram tiradas durante a inauguração da exposição do Luís Henriques na CHILI! no dia 11 de Julho de 2009, em que Estrompa entrou num registo "MADchiliSTER" (!?) a dançar ao som dos Happy Mondays! E esta é a forma como o queremos recordar, longe do sofrimento...

Sem comentários: