quinta-feira, 1 de junho de 2017

Um convite a tod@s que ainda não perderam esperança pela procura de originalidade na Feira do Livro de Lisboa





Chili Com Carne, Pierre von Kleist Editions, Serrote e STET
juntos pela primeira vez na
Feira do Livro de Lisboa
2017


Quatro projectos editoriais lisboetas juntaram forças e de 1 a 18 de Junho, poderão encontrá-los no pavilhão C39 da Feira do Livro de Lisboa. Unidos sob o nome PvK editions.STET.Serrote.MNRG, o pavilhão estará situado na zona laranja, à direita de quem sobe o Parque Eduardo VII.

Esta união deve-se ao facto de serem entidades que produzem um corpo de trabalho único, sempre com uma postura independente, mas com uma intenção de abranger um publico maior, fora dos nichos tradicionais. Muitos dos livros que editam ou comercializam são transversais a gerações, continentes e culturas, daí que sejam tão bem recebidos a nível internacional e pelo publico nacional dentro das suas áreas especificas de edição (Fotografia, BD, ilustração), mas mais desconhecidos no contexto editorial "mainstream".

Esta iniciativa é uma prova de fogo para ir ao encontro de novos leitores, vão ser 18 dias de animação livreira que enchem o Parque Eduardo VII, este ano com mais BD, fotografia e ilustração!

                                                                                                                                                                                                                             
---------------------- // -------------------------

Associação Chili Com Carne e a sua irmã MMMNNNRRRG são as enfant-terribles da banda desenhada nacional, não deixando se serem reconhecidas com prémios, se os títulos dos seus livros poderão trazer os momentos mais hilariantes nos altifalantes Parque Eduardo VII os seus livros não deixam de ser menos sérios como os do musicólogo Rui Eduardo Paes que revelou recentemente que a imprensa musical continua a ser homofóbica com o livro Anarcoqueer? Queercore! que irá apresentar dia 4 de Junho na Praça Laranja.

Haverá várias sessões de autógrafos sobre títulos como os QCDA's ou da colecção LowCCCost, ou ainda de Lucas Almeida e André Ruivo.

Lançam ainda dois "split'books", a saber: Corta-e-Cola : Discos e Histórias do Punk em Portugal Punk Comix : Banda Desenhada e Punk em Portugal por Afonso Cortez e Marcos Farrajota, respectivamente; e Deserto e Nuvem de Francisco Sousa Lobo que produziu dois romances gráficos nas suas várias visitas ao Convento de Évora da Ordem dos Cartuxos - padres votados ao silêncio.


 ---------------------- // -------------------------


                                                         
Pierre von Kleist Editions é um dos nomes mais relevantes na edição de fotografia portuguesa contemporânea. Liderada pelos fotógrafos, André Príncipe e José Pedro Cortes, têm feito um importante trabalho na divulgação da fotografia nacional, dentro e fora do país. Desde a reedição do clássico Lisboa, Cidade Triste e Alegre de Victor Palla e Costa Martins até a autores contemporâneos como António Julio Duarte, Pedro Costa, André Cepeda, Daniel Blaufuks ou dos próprios editores.

Destaque para as 3 novas  serigrafias de Daniel Blaufuks, José Pedro Cortes e André Príncipe, além dos descontos e de termos os autores da editora a assinar livros em vários dias ao longo da feira.


---------------------- // -------------------------


As Publicações Serrote começaram em 2004 pela mão de Nuno Neves e Susana Vilela, quando rumando contra a maré de fecho das tipografias produziram vários cadernos com temas tradicionais e divertidos. Mas não se ficaram por aqui e em 2008 começaram a surgir  livros ilustrados  juntando as tradições Portuguesas com o design contemporâneo, a primeira destas edições é sobre a região do Minho, transformando o desenho do Ponto Cruz  em pixéis. Alargando ao longo dos anos a temática de algumas das edições ao universo didáctico – infantil. Contam hoje com mais de 10 publicações editadas, além de cadernos e cartazes impressos em tipografia.

As Publicações Serrote vão lançar  a Feira do Livro de Lisboa três novos títulos além dos eventos infantis que estão agendados logo a partir de dia 1 de Junho:  All Garb in ExcelA região do Algarve revisitada em ilustrações feita com o Excel, acompanhadas de textos de geógrafos árabes, poetas piratas, botânicos germânicos e coleccionadores de borboletas. Catulo, XV poemas15 poemas eróticos e satíricos redigidos pelo poeta Gaius Valerius Catullus. Traduzidos directamente do latim e ilustrados por Venus Neon. Tonton LuluMais uma aventura dos irmãos Laurinha e Sulivão, que desta vez vão a Paris visitar o seu avô paterno, Bartolomeu Tirapicos, que trabalha como vigilante no Museu do Louvre.


---------------------- // -------------------------


STET – livros & fotografias é uma livraria especializada em livros de fotografia e edições de autor, aberta em 2011 que participa regularmente em feiras de edições nacionais e internacionais apostando na divulgação de autores Portugueses fora do país. 

Desta vez estreia-se no Parque Eduardo VII representando uma selecção de editoras nacionais e internacionais (MACK, RM editorial, PHREE, Dois Dias, GHOST edicions, HIHIHI, Ideias no Escuro, Patavina, Pierrot le fou, scopio editions, Senhora do Monte, Stolen books ou TIPO.pt, entre outras) e alguns artistas que têm as suas próprias chancelas como a Tiago Batista e Catarina Domingues (Fanzines e Martelos), Joana estrela, Cecila Silveira (Sapata) ou Xavier AlmeidaEstes jovens artistas além de virem dar autógrafos à feira irão participar no projecto  “Um dia, Um livro”, onde cada um construirá (desenho, escrita, colagem, etc.) uma página ao vivo na feira, para uma futura publicação. Além destes autores destacamos também os fotógrafos Rui Dias Monteiro (Prémio Bienal Vila Franca de Xira, 2016) que estará a assinar o livro Sob Cada Erva, edição da STET, e Fábio Cunha (Prémio DocField Dummy Award - Fundació Banc Sabadell, 2016) com ZONA, da editora espanhola Phree.

Sem comentários: