quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Cracking ::: novo livro (gráfico) de Tommi Musturi


Chegou o novo livro do artista finlandês Tommi Musturi - na linha do Beating ou seja "obra gráfica" e não BD - sendo que será lançado oficialmente na inauguração da exposição do autor na Tinta nos Nervos

A exposição será entre 6 de Novembro e 9 de Janeiro de 2022, com a presença do autor. 

Tudo terá o título de Cracking...




Não é preciso esperar até Novembro para sacar este belo monstrinho hiper-colorido, podem já ir à loja em linha da Chili Com Carne ou à Tinta nos Nervos buscar esta edição limitada de 300 exemplares. Ou ainda à Alquimia, BdMania, Exclamação, Kingpin Books, Legendary Books, Linha de Sombra, Snob, Tigre de Papel e ZDB - mais livrarias o terão mas a passo de caracol de futuro.

Agora, respirem... mas não muito! Porque já começamos a vendê-los!

Entretanto a Tinta já tirou umas fotos ao livro e diz isto: CrrrrrrRRRRRR.... Crack! CRACKING!! As engrenagens rebentaram do esforço titânico na impressão do maelstrom gráfico do mutante @tommimusturi. Esta colectânea de trabalho de quase 10 anos do autor finlandês é uma edição simultânea internacional, cuja versão portuguesa é uma co-venture da @chili_com_carne e da própria @tinta_nos_nervos. A nossa aventura enquanto editores associa-se à ocasião da futura #exposição do artista, este Novembro. Stay tooooned!!












Reconhecido artista de múltiplos e cambiantes estilos, este imenso volume reúne trabalhos éditos e inéditos de natureza gráfica muito variada do autor finlandês, produzidos desde 2013. Encontraremos aqui alguma pintura, posters, ilustração, pixel art, e mesmo esboços e outros objectos díspares. Uma verdadeira tempestade, que demonstra acima de tudo uma indómita vontade em criar imagens, subsumindo todas as circunstâncias dos seus "pedidos" à única força que Musturi pode seguir. O livro contém ainda um ensaio do próprio autor sobre práticas artísticas contemporâneas em fronteiras que o teimam ser, e "liner notes" de todas as obras incluídas. Esta edição teve edição simultânea internacional, sendo a portuguesa uma colaboração entre a editora Chili Com Carne e a Tinta nos Nervos, por ocasião da exposição que estará patente de Tommi Musturi entre Novembro de 2021 e Janeiro de 2022 na galeria tinta nos Nervos.

...

sobre o autor


Tommi Musturi (Ruovesi, Finlândia, 1975) é um autor de banda desenhada, conhecido pelo seu estilo camaleónico que lida com temas existenciais rodopiando no ideal da liberdade. A sua expressão artística usa vários métodos que vão desde o simples rabisco até à criação de um estilo singular para uma mensagem específica.


 Está envolvido no mundo editorial e curatorial, fazendo parte desde 2005 do colectivo de BD Kutikuti. Tem publicado mais de 40 títulos, entre fanzines, romances gráficos e livros de arte, sendo o seu trabalho mais conhecido a personagem que lembra um fantasma, Samuel, cujos dois volumes foram publicados em Portugal. Participou em mais de 200 exposições pelo mundo fora, incluíndo Lisboa, Beja e Porto. 


Musturi vive com a sua mulher e filha na aldeia de Siuro, no sul da Finlândia.


Em Portugal o seu trabalho foi divulgado nas antologias QuadradoMesinha de Cabeceira, MASSIVE, no jornal A Batalha e na revista Argumento. A solo foram publicados Caminhando com Samuel (MMMNNNRRRG; 2009, 2ª edição 2016), To a stranger (Opuntia Books; 2010), Beating (MMMNNNRRRG; 2013), Simplesmente Samuel (MMMNNNRRRG; 2016), O.O.M. (Mundo Fantasma; 2017) e Antologia da Mente (MMMNNNRRRG; 2018). 

Sem comentários: