quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

Verruma

Verruma é uma ferramenta manual para perfurar a madeira e é também o nome adoptado por André Lemos para uma nova publicação da Opuntia Books. Neste segundo número, além de Lemos, colaboram Bruno Dias, L.L., ZMB, Lauri Mäkimurto, S.L. e Nigel McMagan.
Com uma sucessão hipnótica de desenhos, fotografias, pinturas, montagens e "found images" de diversas proveniências como filmes de baixo orçamento, cinema de terror gore, ficção científica, naves espaciais a sobrevoar a Grande Muralha da China, criaturas monstruosas pouco assustadoras, talhadas de carne vermelha e cabeças de peixe com olhos vidrados e muitas outras estranhas e exóticas. 
A ausência de qualquer tipo de texto ou contextualização, reforça o mistério e maravilhamento, numa amálgama primordial, plena de visceralidade. As técnicas gráficas e de impressão utilizadas, as montagens realizadas com diversa iconografia e temática moderna e antiga, projectam a Verruma para um tempo indeterminado, o passado sobreposto ao futuro.
André Lemos e restantes colaboradores, entregam-nos um imaginário que é simultaneamente familiar e contemporâneo, mas também ancestral e primitivo, provocando um choque de estranheza e inquietação.
Uma verruma que perfura e instala no cérebro uma espécie de epifania brutalista.
Depois de todo o labor artesanal e assombro que vislumbro aqui, causa-me perplexidade porque só foram impressos 15 exemplares?!

2 comentários:

MMMNNNRRRG disse...

TRVE GRAPHZINE!

andré lemos disse...

Obrigado pelo destaque! Só uma correcção: o Martín López Lam não participa aqui...mas sim L.L... talvez daí a confusão eh eh