segunda-feira, 3 de julho de 2023

Novas do Super-Turunen




O finlandês Marko Turunen trouxe novidades suas nesta sua visita a Lisboa. Não são livros de BD infelizmente mas são fantásticos na mesma, é o Super Turunen em acção! 

Neon Barbarians é um álbum de ilustrações suas em formato LP cheio de misticismos Pop em que o único possível que o misticismo cria é caos. Algumas imagens vieram de capas de discos e o que sobressai são as cores (as famosas cores finlandesas!) em degradés vaporosos e brilhantes, com toda a pinta retro mas sem ser vomitante como era antigamente este tipo de produção. No fim de contas é uma vingança do vintage 80s mas com estilo desta vez! 

Walking with Lihis - não confundir com o Caminhando com Samuel, hahah - é um álbum de fotografias de Lihis, a cadela Pug salva do abandono em Espanha, que "posa" para Turunen. As fotografias são resultado de caminhadas com a cadela para (re)descobrir Kotka, cidade de onde Turunen é original mas que só regressou à pouco tempo. Quando o transhumanismo passar para os nossos bichos de estimação, será possível refazer a alminha da Lihis, de tão fotografada que é nos escombros da cidade, galerias de arte e neve - ou será a alma de Turunen? É incrível o equilíbrio entre pose, espontaneidade, arte, crítica e humor que Turunen consegue com este livro e estas fotografias, quase não há diferença entre elas e as suas ilustrações e BDs. Não é qualquer um... 



Por fim, o Super Turunen fez uma capa para a k7 Dead (Ruton; 2019) de Jussi Lehtisalo (dos Circle). Trata-se uma singela intervenção de sintetizadores tão frios como o inverno finlandês. O ar 3D velha guarda da capa ilustra bem a música que é.

Amanhã o autor vai estar na Tinta nos Nervos a fazer uma visita guiada de manhã, às 11h, aproveitem para ir lá já que foram preguiçosos no Sábado!

Sem comentários: