segunda-feira, 9 de outubro de 2023

Quem diria?


Fui ao Festival de Fanzines e BD de Alpiarça, assim em modo de "onde é mesmo Alpiarça!?" e comprei muito mais fanzines do que na capital Raia. Marado, não é?

Logo à cabeça peguei no novo número do Olho do Cu, cujo número 25 foi feito para sair no festival. Energia punk desta já não há em lugar nenhum! Engraçado as "vinhetas-BDs" de Lard a lembrar o surrealismo do Miguel Carneiro há 20 anos, o "goldenshower" da equipa Karimo e Sanchez (já lá vou) e sobretudo a BD dos "três estarolas do Metal" que confundem Holocausto Canibal e Carcass com o Holocausto de Merda do Carlos Carcassa, muitaparvo este A5!!!

Na mesma mesa do Olho estava uma antologia brasileira, onde Carcassa participou, intitulada Pé-de-Cabra - acho que confundi com aquela banda de Hardcore de Linda-A-Velha que tocava o Punk Pudim! O número dois, de 2019, tem como tema a "Doença" (mais um profético para os anos covid), e quem esperar daqui BDs realistas e intimistas sobre este tema, evocando os grandes Harvey Pekar (Our Cancer Year) ou David B (L'ascension du haut mal), esqueçam. O objectivo é escatologia gráfica para meter, e conseguem!, aquele nojo "underground" sem terreno beatificado. Destaque para o Diego Gerlach, um dos poucos artistas brasileiros que vale mesmo seguir e que ninguém em 'tuga tem colhones para publicar! Mas há mais malta com interesse para quem gosta de gangrena: Victor Bello, Panhoca (que é o editor da revista), Marcio Bocchini, Bruno Guma, Fábio Vermelho e Fralvez. Diga-se que o "besteirol" brasileiro está a ficar mais sofisticado e graficamente exuberante (mesmo quando trata de borbulhas e pus) no seu bom A4. Só por isto valeu a pena ir a Alpiarça!!

Depois numa mesa de uns miúdos (Colectivo Tribeart) encontrei umas produções bem amadoras e verdes dignas de chamar de fanzine nos anos 90 - embora se tenha de contactar a Biblioteca de Alpiarça para arranjar esta pérola, olha o zinewashing! O Among Us #0 ganhou-me o coração até porque era um "benefit" para um canil. Os miúdos agora só pensam em Manga e Anime mas já começam a javardar também com isso. Um pouco, creio - até porque se calhar eu não conheço as referências... Mas pelo amadorismo e aura naive, parece-me bem melhor que a tonelada de "dojinshis" (fanzines em japonês) que uma amiga minha trouxe recentemente daquelas bandas. Destaco uma tal de Beatriz, acho, porque ou não se creditam os trabalhos ou não se percebem as assinaturas, que faz uns monstros bem "cool". E também para uma BD infográfica sobre a Polónia, o país que mais guerras perdeu. A5 a cores porque a Biblioteca deve ter pago as fotocópias, ao menos isso...

Mas a melhor peça foi Valkiria do português Samir Karimo e do espanhol Miguel Ángel Sánchez, um projecto ibérico em que Portugal fica logo a perder porque só há edição em castelhano. Felizmente ainda haverá o dia que não consumirei cultura em "espanhol"! Editado pela MASK Comic Projects, em 2021, trata-se de uma história 36 páginas A5 completamente alucinante - o escritor Karimo gosta de se afirmar como "splatterpunk" - com um desenho maravilhoso à la Art Brut

- Oh, já sei, haverá palhaços a dizer que "até o meu filho desenha melhor que isto!" mas eu responderia logo: "olha, então que o merdinhas tente fazer o mesmo!" 

Aqui, os corpos nas BDs são de plasticina, ainda mais moldáveis que os torturados pelos Cenobitas do Hellraiser, isto para entrarem noutros corpos e dimensões ou para  serem penetrados por demónios e outras criaturas fantásticas numa cosmogonia muito particular e que estou ansioso para descobrir mais. Há mais zines que continuam esta "saga" (?) e brevemente vou lê-los. Só tenho medo de saltar de excitação não vá o diabo tece-las e entrar-me pela pila! Mais sobre estes bons loucos para breve... Ou no blogue da MMMNNNRRRG ou nas páginas d'A Batalha, veremos!

Sem comentários: