sábado, 25 de dezembro de 2010

La movida continua...

Já se sabia que os espanhóis manjam de bd. Também é verdade que produzem muita coisa mázinha e é preciso procurar num mercado louco e ainda em expansão - possivelmente o melhor mercado de bd para quem dominar a língua castelhana, afinal tudo (literalmente tudo) da bd (clássicos, novas tendências, comercial, alternativo, dos EUA ao Japão) encontra-se em edição espanhola numa "tienda" perto de si.

Quanto ao novo underground espanhol, felizmente o Martin das Ediciones Valientes trouxe para a Feira Laica montes de material e deixou-nos algum por cá para quem andou distraído e não foi a uma das melhores Laicas de sempre! Já não é preciso procurar muito, a começar pela Argh! até outras produções que aqui destacamos:



De Madrid, uma nova editora (?) Ultrarradio que além de alguns monográficos editou dois álbuns colectivos muito bons: Mortland (2010) e Transdimensional Express (2010) ambos de bd muda. O primeiro usa a única-democrata e omnipresente Morte, tão omnipresente que para ligar as várias bd's de vários autores - e havendo só o tema como referência comum - todas elas começam por «mientras, uen otro lugar» (menos a primeira que começa com um «bienvenido»). No segundo caso, o conceito é outro, transversal como a Alquimia, um Incal rasca, a Pedra Filosofal a três pancadas, pois somos levados a viajar pelas várias situações de um «misterioso cubo branco que viaja através de diferentes realidades paralelas graças a portais interdimensionais». Curiosamente todas as vinhetas são redondas - tal como Jano já tinha feito no Mesinha de Cabeceira Popular #200. Ambos são boas ideias editoriais para salvarem da vulgaridade "melting pot" que as antologias costumam ser. Quantos artistas, são tantos e tão interessantes que nem me atrevo a destacá-los... é de consultar na secção "colaboradores" do sítio oficial da Ultrarradio.



De Valência mais duas outras produções: Tigre Enorme #1 (Quando Los Ladros Perran; 2010) é um grafzine cheio de ilustração bastante impressionante de vários artistas da cidade. É verdade que já me chateia os livros só de desenho e ilustração mas eis um resultado de quando a selecção de artistas é bem feita ainda é capaz de resultar e impressionar mesmo aos mais cépticos. Para mais ainda acrescentam um chapeúzinho para cocktail (o tema é "tropical") e uma k7 de Noise e colagem sonora que não é nada má, nem que seja pela auto-ironia sobre a cena Noise... Depois ainda há o primeiro número do zine Tumba Swing (2010), projecto homónimo de um "one band man" - que tocou na nossa primeira data da Tour da CCC. O autor / editor / músico é o Don Rogelio J que domina maior parte da edição com bd's e ilustrações quase sempre a namorar o Blues e o Rock'n'Roll embora haja lugar também para novas linguagens gráficas. A maior parte das bd's acabam por ser um bocado fúteis e o que sobressalta são as ilustrações de inspiração satânica. Na realidade este zine é um álbum de 64 páginas A4 a cores - a 8 euros apenas! Locos!

Estes títulos estão à venda na CCC com 20% desconto para sócios. Pedidos para ccc@chilicomcarne.com - stock muito limitado!

Sem comentários: