terça-feira, 17 de abril de 2012

ccc@rescaldo.2012


17 a 21 Abril na Culturgest e Trem Azul Jazz Store

O Festival RESCALDO é um encontro de nomes e projectos musicais que se destacaram na cena nacional em 2011, focando a sua programação na fêrtil diversidade das movimentações emergentes da Electrónica, Improvisação, Electroacústica, do Rock e do Jazz. Tem como objectivo enfatizar e dar a conhecer linguagens, e também músicos, menos divulgados que merecem destaque pela qualidade, importância e contributo para a vitalidade criativa da música feita em Portugal. Presente na capital desde 2007, a 5ª edição de RESCALDO conta com 9 concertos, um lançamento de um livro, 2 exposições, um DJ Set, e um lançamento de uma nova editora que visa abrir mais uma porta de forma a impulsionar e dar visibilidade a este panorama.
...
A Chili Com Carne irá participar com o lançamento do livro Bestiário Ilustríssimo de Rui Eduardo Paes.
...
LANÇAMENTO: Dia 17 de Abril na Trem Azul.

- Intervenções faladas de Rui Neves (curador dos festivais Jazz em Agosto e Jazz im Goethe Garten) e António Branco (crítico de música)
- Intervenção musical de Maria Radich (voz, movimento) acompanhada por João Camões (viola) e Carlos Santos (electrónica), com base no texto “Paganini e a Melancolia”, incluído em Bestiário Ilustríssimo.
- Exposição de serigrafias dos desenhos de Joana Pires incluídos no livro.

...
Bestiário Ilustríssimo é uma nova colectânea de textos sobre música de Rui Eduardo Paes: O melhor jornalista de música em Portugal. Um musicólogo reconhecido entre alguns músicos portugueses e virtualmente desconhecido do grande público. É fiel à sua integridade, porque só escreve sobre música que considera merecedora de atenção: por a considerar esteticamente bela, mas também porque a sua imensa cultura musical lhe permite adivinhar e percorrer novos caminhos no preciso momento em que estão a ser trilhados pelos músicos. Contudo, nada tem de elitista.

O livro é lançado na colecção THISCOvery CCChannel, projecto das associações Chili Com Carne e Thisco, que levam mais longe o seu compromisso na disseminação de conteúdos literários anticonformistas e normalizados, de onde brotam as ideias mais desafiadoras e contagiantes, vindas de personalidades tão distintas quanto Hakim Bey e os membros do Critical Art Ensemble. Na colecção foram já publicados três volumes da antologia Antibothis (com participações de Masters Musicians of Joujouka, Lydia Lunch, Fernando Ribeiro), e monográficos de Vadge Moore (dos lendários Dwarfes) e Ondina Pires (ex-Pop Dell Arte, ex-The Great Lesbian Show).

O livro é ilustrado por Joana Pires dedica-se de momento ao Cinema de Animação, participou nas antologias de banda desenhada Boring Europa e Futuro Primitivo. Desde 2009 que colabora com a Chili Com Carne e a MMMNNNRRRG no design de várias edições.

Sem comentários: