quinta-feira, 19 de abril de 2012

Lodaçal Comix #5

v/a (Ruru Comix; Mar'12)

Se o Lodaçal não tivesse uma tiragem limitada de fanzine, podia ser uma excelente revista de bd alternativa. De resto, o zine já nos ilude com uma periocidade regular, comemoração de um ano de existência, design limpo e profissional, BDs com histórias de continuação, artistas com grafismos atraentes, capas sensacionais e tudo o mais.
A ilusão vai-se desvainecendo porque sabemos que são feitos poucos exemplares no regime de militância e trabalhos manuais típico dos zines, e sobretudo após a leitura de muitas BDs que prometem muito visualmente - nos seus mistos pós-Pop - depois revelam apenas non-senses e teenage angsts que pouco diz.
Vai havendo metamorfoses ligeiras aqui e ali, como o Tiago Araújo que já percebeu o sentido da vida (espero que agora parta para outra) ou o Rudolfo que inviste na autobiografia, com um estilo gráfico mais free e fresco que o habitual, mas que serve apenas como Editorial do zine, não fosse ele o editor deste zine. Os estrangeiros andam tão perdidos como os portugueses - pudera, a regra "a juventude é desperdiçada nos jovens" é universal - em que destaco Detrocboi e Michael Deforge pelos seus universos gráficos bizarros, e Aaron Kaneshiro (autor de Aspiração Horrífica) pelo seu pós-modernismo mordaz. Aliás, este último têm sempre sido um constante ponto de frescura e ruptura do zine após um ano de existência... Ah, pois! Parabéns!!! Não houve festa? Merecia porque o Lodaçal rulaz!

à venda na shop da CCC.

Sem comentários: