quinta-feira, 22 de maio de 2014

Caramelos'zines

Como prometido trouxemos caramelitos de Badajoz, este feitos de papel impresso com montes de grafismos selvagens. Estão em alta os nossos vizinhos.

Lucha a Muerte #3 (Cero Eficacia; 2014) de Roberto Massó vêm de Cáceres, que é mais uma casita da Aldeia Global. Nessa casita como noutras - C.F., Johnny Ryan, Benjamin Bergman, Yuichi Yokoyama, etc... - todos viram, mastigaram e brincaram com os Masters of The Universe, Power Rangers e um trash televisivo que ainda hoje brota na cabeça de várias pessoas.
Este zine é o Codex Seraphinianus de Massó em que cria geneanologias para as suas criaturas de capacete alien-robot-insectóide-químico-colorido e não-acções entre eles. Cada imagem deveria levar-nos a um festim de alucinação drogadita como se alguém de 2014 acordasse num Sábado de manhã em 1994 mas de outra realidade paralela. Malo rollo!

A revista Bosta é de Barcelona e Bosta quer dizer mesmo Bosta. As capas em serigrafia são logo para babar ranho, as BDs são uma espécie de humor pós-queercore, seja lá o que isso quer dizer. Quer dizer é que renova todo o humor escatológico a que estamos habituados com 40 anos de Liberdade - alguém ficará sempre chocado ainda no século XXI. Mas o melhor foram os zines Solos Perros e Solo Perras que não encontro imagens na 'net mas com BDs de cães (feitos por gajos) e cadelas (por gajas). Olha que se joda! Peçam à Bosta os zines dos cães e cadelas que não se vão arrepender. Especialmente pelas BDs da alemã residente em Barcelona Marlene Krause.

De Valência o camarada Lam continua a lançar valentes zines... Valentes? Sobretudo pertinentes! Isso sim! Um deles é Caballos Muertos permanencen a un lado de la carretera do brasileiro Pedro Franz cada vez arriscando em narrativas e grafismos mais livres a fazer transmissão com Ilan Manouach ou Berliac. Lam também tem Asul (2013) que compila BDs suas feitas em 2012, incluindo a que fez para o Mesinha de Cabeceira #23 agora em formato mais arrejado do A5 e um "comix remix" com uma Manga parvita. Excelente produção editorial é de sacá-los!!!

Sem comentários: