quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Sector separado



Dissecting Table / Sektor 304 : Utopia / Decay (Malignant; 2014)

Desta vez é mesmo um split-LP, ao contrário do LP com Le Syndicat. Japonoca cota de um lado, jovens portugueses do outro. Assumidamente diferentes em todos os sentidos.
O japonês oferece um caleidoscópio de glitches flipantes longe dos tempos mórbidos do início da sua carreira, primórdios esses que bem devem ter influenciado os Sektor 304. E realmente é aqui, na cena Dark da coisa que a velha questão portuguesa volta a estas resenhas ou seja a incapacidade dos portugueses de mexerem a anca. É claro que os Sektor não estão interessados nisso, eles querem é ser má-onda e sincopados mas quando estamos em contacto com um LP que tem trabalhos de duas nacionalidades, e apesar do trabalho de um artista não pode ser metido em gavetas que possam ser catalogados de ser de X país (um verdadeiro artista não têm pátria!), a verdade é que se sente aqui a diferença entre um trabalho "estrangeiro" e um "nacional".
A "nossa" tendência é para a "decadência" (o título da parte de Sektor não engana, tal como o título da parte estrangeira também não) e para a melancolia, nunca para a "velocidade" ou para a alegria... O que os Sektor fazem, fazem-no muito bem e não é à toa que estão na Malignant, uma editora norte-americana de referência do Dark / Industrial mas o ganho deste LP para mim é Dissecting Table a trazer uma loucura psicadélica que tanto tem de Noise como de Groove, de Punk como de Free ou de Industrial como de Techno... como se o caos urbano mítico de Tóquio entrasse pelo gira-discos com um "kick" de açucar, MDMA e Energy Drinks manhosas. Para o contraponto ficam os Sektor 304 a fazer algumas das melhores malhas dentro do género mas que podem significar o fim da linha - depois disto, onde mais poderão ir!? Os quatro temas parecem ser uma única faixa de ressaca que nos diz se curtes tanto o Japão porque não vais pra lá lamber o chão de Fukushima? Agora pensa...

Sem comentários: