quinta-feira, 11 de maio de 2017

O que raios está a fazer um coelho na nossa exposição?


Ainda penso no Tremor... Serve este "post" para publicitar a história do "Coelho Falé" que o topei logo no segundo dia do Festival mas foi através do Camarada Majung que o conheci e falei ele.

Filipe Falé é um músico português que sofre de afasia causada por um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e que esteve no Tremor numa acção prevista para festivais musicais europeus para sensibilizar para os riscos e o impacto desta doença.

Falé, de 37 anos, vive há 10 anos no Reino Unido, mas foi em Portugal que sofreu o AVC, em Julho de 2016, provocado por uma dissecção da carótida, a artéria que leva o sangue à cabeça. "Pensa-se que pode ter sido provocada por um excesso de esforço e pressão sanguínea, enquanto 'berrava' num concerto no Barreiro. O meu irmão, que estava afónico, pediu para que o substituísse num dos seus concertos", contou à agência Lusa. Na altura não sentiu nada de anormal, mas no dia seguinte começaram sintomas como dores de cabeça, perda da voz e atordoamento, o que o fez ir a um hospital no Algarve, de onde é natural. 

O AVC só foi diagnosticado várias horas depois e após pedir assistência num segundo hospital, de onde saiu a sofrer de afasia, que se reflecte na perda ou alteração da capacidade de falar ou de compreender a linguagem escrita ou falada. "Tenho o lado direito afectado, coisas tipo a boca descaída, um olho preguiçoso, mexer o braço, destreza com a mão, movimentos com a perna, mas estou no bom caminho para uma recuperação total. Não se sabe é quando", descreveu Filipe Falé, numa entrevista escrita devido às dificuldades de comunicação. À medida que se tem vindo a ajustar à nova condição, o português lançou em Janeiro uma campanha de financiamento colectivo para produzir um filme, em que quer partilhar a sua história e mostrar o esforço para recuperar através da música. 

O plano é ir a três festivais entre Abril e Junho, o primeiro dos quais o Tremor, em São Miguel, nos Açores, seguido por festivais na Holanda e Espanha, onde se vai apresentar como um jovem vítima de AVC e afasia para tentar sensibilizar artistas e público para estas patologias. 

A forma como vai interagir (...) determinado em chamar a atenção (...): "Tenho umas ideias, tipo estar vestido de coelho e as pessoas, intrigadas, perguntarem 'Porque é que estás vestido de coelho?'". Filipe Falé tem encontrado inspiração em vários outros projectos de vítimas de AVC, como o jornalista da BBC Andrew Marr, que voltou ao trabalho em frente às câmaras com sequelas físicas visíveis e que, num documentário, referiu como rejeitou a autocompaixão. "Precisava de dar sentido a tudo isto que se estava a passar comigo", disse o português, que espera que o seu filme inspire outros e ajude a promover a relação entre a neuroplastia, a capacidade de o cérebro de ajustar e compensar as falhas e perda de funções, e a música. "A música permite que a neuroplastia opere sem limites! No filme 'Alive Inside', doentes com Alzheimer ganham vida quando escutam um iPod. É fabuloso", considerou. 

E é isto... por isso, se apanharem algum gajo vestido de coelho num festival vão lá falar com ele, nem é uma estúpida despedida de solteiro nem uma promoção de venda de telemóveis ou chocolates.

Sem comentários: